Individualização da Água

31.3.11 •♥ Sra. N ♥• 17 Comments

Peoples,

Preciso de ajuda...rs

Pra quem já mora em condomínio (vertical ou não), passaram pelo processo de individualização da água? foi uma boa individualizar?

Pergunto isso, pois nosso condomínio esta engatinhando do começo, ainda não temos nem cerca elétrica, nessa última reunião é que se formou a "comissão de segurança" para resolver esse item que ficou como prioritário para o momento (deixando decoração e recreação para depois).

E por agora não temos nem 1/3 de ocupação dos totais 300 apartamentos, e estamos pagando no rateiro R$35. Oque não acho justo, pois só moro eu + Sr. N e ficamos o dia todo fora. Tomamos banho no mesmo horário para desperdiçar menos água até ela chegar aquecida ao chuveiro, lavo roupa uma ou duas vezes por semana apenas. E tb não gasto água lavando louça, pois temos uma lavadora que economiza água.

Mas, entretudo toda via, começou esse tipo de pergunta entre os moradores por individualizar ou não, pois teremos que votar sobre isso na próxima reunião. E o Síndico já defendeu por NÃO individualizar por a SABESP só enxergar o cavalete principal, e ter q pagar uma empresa para instalar os relógios de cada unidade (cada um paga o seu) e pagar pela leitura (telemetria) mensal para que faça-se o rateio correto da leitura do cavalete principal enviado pela SABESP.

Consultando um amigo que mora tb só com a esposa, ela pagou R$800 pelo medidor, não sabe quanto a empresa cobra para fazer a leitura mensal, e disse que ta gastanto uma média de R$45/mês em dois.

Portanto, fica a pergunta. Quem pode conversar mais comigo a respeito?!?!?!

Deixem os comentários, por favor!

Agradecida!

17 comentários:

  1. Oi!
    Eu moro em guarulhos, e meu condominio ja entregou o predio com os cavaletes divididos.... nao sei te falar se eles cobram à parte uma taxa pra dividir ou coisa assim, só sei que no mes que eu nao utilizei, tive que pagar 25 reais! pq eles cobram um consumo minimo mesmo se vc nao usar... então acaba que de um jeito ou de outro a gente paga, rs
    Boa sorte, bju!

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente não posso opinar, mas é uma discussão interessante que tem que ser feita. Moro em um prédio antigo e aqui nada se fala a respeito.
    beijocas

    ResponderExcluir
  3. Minha cunhada quando casou, se mudou para um apto que não que não tinha agua individual, e para individualizar eles terão que desembolsar R$ 1.500,00 meu cunhado disse que paga o mesmo valor que vc paga, e disse que não fara a individualização pq o valor é pequeno e para gastar o que teria que gastar para a Sabesp, terá que usar quase 5 anos, tem que analisar bem.

    Bjão

    ResponderExcluir
  4. Eu creio que por eqto o valor esta justo pois a agua e uma coisinha cara tendo em vista que é agua e esgoto.
    Entao por todos os motivos que vc falou creio que o melhor seria nao individualizar.

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    No meu condomínio tem 115 apto, a água vem embutida no valor do condomínio assim como o gás, não é discriminado separado. No meu apê que são 2 quartos sem suíte tenho pago R$ 124,00, e por hora não temos projeto para separação da cobrança.Agora precisa ver qual é o consumo mínimo pra ver se compensa o inventimento
    bjos
    maysa

    ResponderExcluir
  6. Olha, esse é um assunto complicado. Hoje com certeza vocês estão pagando menos do que pagariam se fosse individualizado. Por outro lado, não há como prever como será quando outras familias se mudarem.
    Eu sou meio chata e acho que independente de ser mais caro, eu prefiro tudo independente pra não me sentir injustiçada no futuro, mesmo que signifique pagar a mais, até porque, já tive problemas com água quando morava em um condmínio... Mas isso é uma decisão pessoal... pesquise muito e veja o que é mais importante pra vocês.
    Beijão e boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  7. Oie... fiquei aqui pensando no seu tópico e até conversei com marido sobre isso (ele já foi síndico). Chegamos à opinião que vale a pena individualizar, pois além de mais justo, estimula todo mundo a economizar. Muito se ouviu no condomínio que 'ah, mas eu já pago água além do que devia, pois o ap tal tem 5 pessoas e o meu só tem 2! Não vou ficar economizando água'. Sim, falta de consciência ecológica, mas pode ter certeza que no seu prédio entre 300 apês tem muita gente assim. E ainda tem a parte de que uqndo há um vazamento, cada um se responsabiliza pelo seu! Um antigo condomínio em que morei arcou com muita grana em vazamentos em apartamentos até contratar um encanador pra revisar o prédio inteirinho!
    Mas tem também outro lado: isso é um investimento que poder ser bom a longo prazo vocês vão passar tempo suficiente morando no ap para recuperarem o valor investido? Para alguns isso não seria o mais importante, mas pode ser considerado.
    bjo e boa sorte!

    ResponderExcluir
  8. Ui, me empolguei e esqueci de responder sobre as rolôs! Olha, pelo que vi é muito mais prático de limpar que continas de tecido ou persianas! Só uma paninho úmido com algum produto e vói la! Feito! Aquela montoeira de tecido pra juntar pó, desmontar, botar na máquina e rezar par secar ou limpar tirinha por tirinha NUNCA MAIS! A moça disse que qdo precisar de uma limpeza profunda é só usar um vaporetto ou ligar pra loja que eles recolhem e lavam, mas isso a cada 3 anos. Achei bom!
    bjo

    ResponderExcluir
  9. oi quis deixar tb a minha opinião, individualizar é a melhor coisa que se pode fazer, aqui no meu condominio demorou pra fazer isso, conclusão como vinha tudo junto o condominio contraiu uma divida imensa para depois fazer a individualização, agora cada um só paga o que usa, como o condominio conseguiu o cnpj a pouco tempo o zelador é quem faz a leitura e o contador faz a listagem com o que foi gasto no mês, é bem melhor vc pagar somente pelo que usar do que pagar o que os outros usam, para instalar é claro que foi um pouco alto mais o beneficio é bem melhor e compensa...bjos

    ResponderExcluir
  10. Tbm moro em apto , por enquanto, e ja fui síndica na época dei a iniciativa de colocar a individualização da água. Moro em Bh e custo era de 500,00 : 10x, isso foi a +- 2 anos. É a melhor coisa para evitar inadimplência. So procure referencias sobre a empresa.

    ResponderExcluir
  11. Boa Tarde, trabalho com individualização de água e o que tenho a dizer é: existe diversas formas de se individualizar, leitura visual, leitura pulsada,, leitura por radio frequência. A obra pode ser feita para leitura futura por uma empresa terceirizada ou diretamente pela SABESP. O custo da obra é recuperado em 2 anos pela economia na conta, além da valorização do imovél, pois é grande a procura por um imovél em um condominio já individualizado. Fico a disposição para maiores informações. www.etica.com.br / email: campinasvendas@eticaind.com.br

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde,

    A individualização da água, ao meu ver, e a melhor forma de evitar inadimplência, ou pelo menos diminui-la.
    estou como síndico do prédio onde moro, onde são apenas 6 apartamentos.
    o condomínio está em R$ 85,00, incluindo a água.
    A conta do últimos mês ultrapassou os R$ 600,00, e ainda temos um morador que não paga condomínio já tem alguns meses.
    Se no próximo mês a conta continuar neste valor, o condomínio passará de R$ 85,00 para R$ 120,00. (valor para 5 dos 6 moradores que pagam condomínio). Valor acima do esperado, sendo que em nosso apartamento são apenas minha esposa e eu.
    Ainda não achei uma empresa para fazer a individualização, mas estou a procura. Conhecem alguma empresa que preste este serviço? moro em Belo Horizonte.
    ps. Cristina, qual a empresa que utilizaram para fazer a individualização?

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde,

    A individualização da água, ao meu ver, e a melhor forma de evitar inadimplência, ou pelo menos diminui-la.
    estou como síndico do prédio onde moro, onde são apenas 6 apartamentos.
    o condomínio está em R$ 85,00, incluindo a água.
    A conta do últimos mês ultrapassou os R$ 600,00, e ainda temos um morador que não paga condomínio já tem alguns meses.
    Se no próximo mês a conta continuar neste valor, o condomínio passará de R$ 85,00 para R$ 120,00. (valor para 5 dos 6 moradores que pagam condomínio). Valor acima do esperado, sendo que em nosso apartamento são apenas minha esposa e eu.
    Ainda não achei uma empresa para fazer a individualização, mas estou a procura. Conhecem alguma empresa que preste este serviço? moro em Belo Horizonte.
    ps. Cristina, qual a empresa que utilizaram para fazer a individualização?

    ResponderExcluir
  14. A empresa TECHEM , tem escritorios nas principais capitais e tem uma tecnologia de leitura via radio e instalação rápida

    ResponderExcluir
  15. A empresa TECHEM tem escritorios nas principais capitais, tecnologia de leitura via radio e instalação rapida

    ResponderExcluir
  16. A minha mãe sempre pedia para individualizar a água, ela achava que pagava muito, a individualização foi feita, porém não vi vantagem pois a taxa mínima aqui em são Paulo é de 32,00 que compreende a taxa de esgoto etc... Acredito que valha a pena para quem paga bem mais do que isso.

    ResponderExcluir
  17. Moro em São Paulo e o meu condomínio optou pela Individualização de água, achei uma ótima solução, o custo reduziu bastante e o percentual de desperdício também!!! Indico sempre a todos!!!

    ResponderExcluir