L' Entrecote De Paris - a Minha moda

1.6.11 •♥ Sra. N ♥• 9 Comments

Veremos se hoje santo google não modifica a fonte e tamanho escolhido para essa postagem...rs

Vamos começar do começo. Uma madrugada qualquer, assistindo Noite Noir com marido, o apresentador foi a um restaurante a moda francesa, que serve um único prato em seu cardápio, Entrecote com Molho e fritas, e uma salada como entrada, apenas isso.

Pois bem, fui pesquisar no google, ai que descobri que meu francês preferido de todas as quintas a noite no GNT (mulher de sorte Adriana Alves que tem um francês charmoso cozinheiro em casa - pausa para suspiros) também tinha um Bistrô com tal iguaria de molho secreto de sua tia Nicole.

Fui xeretando mais pela internet e descobri que tal molho precisa de cozimento por muitas horas 36 total e que possui até fígado de galinha em sua composição.

Sexta foi dia de mercado (final de mês está vazio e tranquilo, prefiro assim!) e encontrei uma gavetinha escrito "Bife de Paris" (também conhecido como entrecôte (francês) ou bife ancho (espanhol) ou contra filé da costela), resolvi então que faria uma tentativa pois já namoro essa receita tem muitos meses.

Eu não tinha fígado de galinha no freezer nem estragão nos temperos. Mas não estava disposta a prorrogar a receita mais uma vez, e improvisei a minha moda.

Refoguei alho com azeite, aproveitei e coloquei salsinha fresca (assim no óleo quente ela desidrata), uma boa dose de vinho branco (mesmo que vc não beba, não deixe de colocar, qualquer bebida no preparo de comida tem o álcool evaporado, só agrega sabor), e deixei pegar sabor. Joguei essa mistura no mini processador, bati (coaria para ficar sem as folhas da salsinha mas achei gostoso com), e voltei para a panela.

Acrescentei creme de leite fresco, mostarda que não era Dijon, cúrcuma, pimenta do reino, nóz moscada ralada na hora, sal e larguei em fogo baixo, fervendo (só creme de leite fresco pode ficar fervendo), mexendo às vezes, enquanto arrumava a mesa e grelharis os bifes.

Mesa posta, grelhei os bifes, e separei a batata palha (a fritadeira está no concerto). E depois nosso almoço se tornou uma onomatopéia. Só conseguíamos olhar um para o outro de boca cheia e soltar "Hum!"






Ps1 - O prato original não é servido com arroz, mas somos brasileiros famintos;

Ps2 - Não me perguntem porque o arroz ficou com essa tonalidade mais escura, pois foi uma sobrinha do jantar anterior, preparado pelo Sr. N;

Ps 3 - Sobrou molho, coloquei em um pote no freezer para futuras preparações, mas ele acabou sendo usado na mesma noite com a fondue de carne para alguns amigos visitantes, e dessa fondue eu esqueci de fotografar.

Ps 4 - Continuo defendendo, não tem todos os ingredientes? arrisque-se, improvise com oque tem. Cozinha é uma alquimia.

Ps 5 - Criando e planejando na minha cabeça como será o dia e a noite dos namorados em casa.

9 comentários:

  1. HUmmmmmmmm!!!!
    Acabei de almoçar, mas deu agua na boca.
    Ficou lindo e com certeza também gostoso.
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi florzinha esta rolando um sorteio super legal lá no blog... quando der dá uma passadinha lá...
    http://abracodeurso.blogspot.com/2011/05/sorteio-historia-em-quadrinhos.html


    beijinhus estou te seguindo

    ResponderExcluir
  3. hmmmmmm! Que deliciiiia.Pqp ! Brasileiros famintos é assim mesmo. rs Olha tem surpresa pra voce la no blog Heim ?rs

    Beijos
    http://attitudefeminina.wordpress.com
    @andressandr

    ResponderExcluir
  4. Hummm... fiquei com água na boca aqui! Fala sério... tinha que ser proibido postar esse tipo de coisa! É tortura! hahahaha
    Vocês são dos nossos! Aqui também sempre imitamos o que gostamos, afinal, não dá pra exagerar na frequência com que se come fora quando estamos em obra...
    Mas esse prato seu... a cara tá ótima! Vou tentar a receita futuramente.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Deu água na boca! Nossa!!!

    ResponderExcluir
  6. com esse frio estou com vontade de experimentar essa comidinha!!!

    bjusss

    ResponderExcluir
  7. Nossa! Realmente deu água na boca! Posta a receita q vc fez, plzzzzzz rsrsrs beijoooo

    ResponderExcluir
  8. Oi Na, confesso que não entendi o comentário sobre eu postar a receita. Ela ta ai, descrita no meio da postagem.

    ResponderExcluir
  9. Mais uma receita maravilhosa pra me deixar com agua na boca !!!

    1000 beijos.
    http://apartamentoecasamento.blogspot.com

    ResponderExcluir