Strogonoff no Mini Pão Italiano

17.6.11 •♥ Sra. N ♥• 10 Comments

Há quem diga que Strogonoff é um prato fora de moda, e quem disse que eu gosto de estar na moda?



Adoro mesmo, e não me canso de fazer essa receita gostosa e prática.


E adoro fazer apresentações de um prato comum de maneira diferente. Como dessa vez, que o servi em prato quadrado e grande para caberem as batatas fritas, o strogonoff dentro de mini pão italiano, e o arroz nessa mini panelinha. Afinal de contas quem lava a louça em casa é a Judite (pra vc que chegou agora, calma ta? Judite não é uma pessoa que eu abuse de trabalho, e nossa lava louças, click no link e a  conheça).


Cada um possui sua receita, seu gosto e sua forma de preparar, mas ai vai a minha:



STROGONOFF
Ingredientes: Preparo: 
  • 1 Bandeja de Carne para Strogonoff picada (aquela que vende no mercado já pronta) - mas vc também pode fazer de frango, lingüiça, camarão, fique à vontade.
  • Dentes de alho picado, amassado ou em fatias - à seu gosto.
  • 2 colh. (sopa) de azeite de oliva para refogar e dar gosto, pode ser o óleo composto ou óleo de soja, milho
  • 1 1/2 Colher de sopa de Manteiga - margarina? sou totalmente contra!
  • Sal à gosto
  • Molho Inglês à gosto
  • Pimenta do Reino à gosto
  • 1 Frasco de Creme de Leite Fresco (pode ser de lata, nesse caso duas latas) - eu costumo usar NATAS SANTA CLARA que eu acho que tem um ótimo sabor.
  • 1 Bandeja de Cogumelo Paris/Champignons (tipo esse) se não costuma ter, pode substituir usar o em conserva, mas escorrido tá?
  • 1 Dose de conhaque ou uísque para flambar a carne eu às vezes uso cachaça
  • Ketchup à gosto se não costuma ter, pode usar extrato de tomate. 
Preparo:
  1. Abra a bandeja de carne e corte os pedaços em tamanhos de +/- 3 dedos (lembre-se a carne ao refogar encolhe), tempere a carne com sal (pode usar sal temperado que mostrei aqui), pimenta do reino e o alho. Costumo também regar com um pouco de azeite e deixar marinando um tempo.
  2. Pegue a Bandeja de Champignon, SEJA LA QUAL FOR A SUA VONTADE, NÃO LAVE! cogumelos são como uma esponja, se for lavar, precisa fazer isso um dia antes e deixar la escorrendo e secando. EU costumo pegar um a um da bandeja, passo um pincel para tirar qualquer sobra de terra e um pano limpo. Os cogumelos pequenos, mantenha inteiros, os médios e grandes por favor fatie, e reserve.
  3. Em uma panela, coloque a manteiga e Mais uma colher de azeite, em fogo alto, coloque um pouco de alho picado, e logo em seguida, toda a carne que ficou marinando. Deixe em fogo médio alto e vá mexendo, NÃO TAMPE, NEM DIMINUA A CHAMA pois não queremos que todo o caldo da carne saia e ela fique ensopada, queremos carne refogada.
  4. Quando a carne começar a ficar dourada, coloque todo o Cogumelo já limpo e picado, e deixe refogar um pouco, cozimento do cogumelo é muito rápido, mexa e fique de olho. Acerte o sal dessa mistura toda.
  5. Chegou a hora de FLAMBAR a carne, não é essencial, mas dá sabor, se não se sentir segura, pule essa etapa!. Retire a panela do fogo, leve até a pia ou bancada, coloque a dose da bebida recomendada, volte a panela para perto da chama, inclinada levemente, fogo baixo, por favor e tome CUIDADO pois no primeiro momento sobe maior labareda na panela, vá com a penela pegando fogo em um local que não tenha nada acima dela (Tipo Coifa, armários) segure o cabo com firmeza, se precisar use um pano molhado junto, não mexa o conteúdo da panela se não se sentir segura só aprecie o álcool evaporar, EU costumo usar nessa hora uma colher de madeira de cabo muuuuuito longo.
  6. A essa hora o fogo já sumiu, e você deve estar se sentindo segura e feliz por ter concluído a parte perigosa da receita.
  7. Sendo assim,  volte a panela ao fogo, BAIXO agora, e tempere com o molho inglês, coloque o ketchup, e continue mexendo para esses ingredientes agregarem sabor a carne e ao cogumelo. Deixe uns 2 minutos mexendo e fervendo em fogo baixo.
  8. Agora é a hora do Creme de leite, use a quantidade que desejar (tem gente que gosta de strogonoff com menos caldo, outros com muito que é meu caso), se estiver usando creme de leite fresco, pode deixar ferver para pegar mais sabor e ficar bem quente, se estiver usando lata ou caixa só tome cuidado para não ferver muito e talhar.
  9. Prove, corrija de sal se for necessário.
  10. Sirva e coma SEM moderação.
Acompanhamentos: Arroz fresquinho, pão em fatias e batata frita ou palha.

Quer servir no pão Italiano? é simples, tire a tampinha, e reserve, com uma colher tire todo o miolo (cuidado para não furar a casca), assim que o strogonoff estiver pronto, coloque dentro do pão, TAMPE e deixe no forno, em uma assadeira, e fogo bem baixo para tostar o pão e manter a mistura quente até servir. Só tome cuidado para não queimar o pão, fique de olho no forno.

Meus Toques
  • Uso muito ketchup de sachê do restaurante do Palhaço (sabe qual é né?) ou o americano Heinz. Para meu paladar faz total diferença;

  • Flambar nessa receita é meu pulo do gato para garantir sabor único e surpreendente.

10 comentários:

  1. Eu também adoro strogonoff e só uso o ketchup Heiz aqui em casa a diferença é enorme. Adorei a apresentação
    beijocas

    ResponderExcluir
  2. Ola! Vi seu coment la no meu blog, entao a jarra eh da marca Europa, existem ate outras marcas, mas a dificuldade de achar o elemento filtrante eh grande, sem contar que a marca eh referencia no pais.
    Quanto ao box, foi a ideia mais genial que eu ja vi menina! vai fundo! mas tem que estar bem seco senao piora!O meu box atual eh escuro, e sai tudinho!
    :)
    Eu li o blog de vcs de cabo a rabo, e vcs sao muito parecidos com a gente!pelo menos em materia das coisas da casa....uma pena meu marido nao ser tao desenvolto a fazer as coisas na casa kkk
    bjus

    ResponderExcluir
  3. Eu, particularmente, acho uma bobagem este negócio de dizer que comida está na moda ou fora dela, rsrs. E o seu strogonoff (e os acompanhamentos!) ficou com um aspecto super saboroso!

    Beijão e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  4. Oiii
    Menina, adorei a receita...
    Mas acredita que aqui em casa faz uns quatro anos que não compramos maionese ou ketchup?
    Depois dessa receita, acho que vou repensar isso... rs
    Xero!

    ResponderExcluir
  5. Eu costumo colocar vinho, fica mt gostoso!

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  6. Olá Sra N... Quer me encher de aguá na boca???
    Eu vim aqui te fazer uma visitinha e agradecer seu comentário no meu blog...
    Mas eu chego aqui e vejo esse Estrogonofe maravilhoso que me deixou cheiaaa de vontade de come-lo... rsrsrs
    Brincadeiras a parte... Agradeço a visita...e seu blog é lindíssimo...
    Querendo mais dicas de decoração e arte...já sabe né? Beijos e até mais

    http://twitter.com/apartamento27
    http://apartamento27.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Rê, não conhecia essa dica do vinho, na próxima eu testo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. humm que delicia..
    amei.. vou fazer sim..
    adorei seu blog..
    bjssssssss

    ResponderExcluir
  9. Mais uma receita deliciosa pro meu caderninho, só não vai dar pra flambar, a minha cozinha é pequenininha e cheia de armários, acho que não dá...

    1000 beijos.
    http://apartamentoecasamento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Ehhh... coloquei a leitura em dia por aqui...hehehe.
    Adoro mesa arrumada. A sua estava um capricho só. E vc tem razão, são pequenos detalhes que fazem a diferença. O banheiro está muito a frente do meu...hahaha. Tá, o meu tinha o blindex instalado desde o início, mas continua vazio... como a maior parte da casa... a sua já está com cara de lar. Ficou muito legal!
    E essa comida, bem, prefiro não comentar. O dia que eu estiver em SP me convido pra comer...hahahaha
    Um beijão!

    ResponderExcluir