Batata Rösti

29.7.11 •♥ Sra. N ♥• 62 Comments

Final de semana chegando, que tal um jantarzinho de sexta diferente, fácil, e com cara de lanche?!


Já vi em vários programas de TV matérias e até receitas, e agora ta estourando um monte de "bartatarias" pela cidade de Sampa, não fui em nenhuma, pois os preços não me atraíram, e sim espantaram. (Igual aquela marca famosa de batata recheada do shop sabe? que vende com dois recheios - que vem muito pouco de cada - por R$18,00)

Sinceramente, batata é um ingrediente tão barato. Tão versátil, e tão fácil de manipular que eu não entendo como um restaurante pode pensar que gostamos dessa prática de assalto.

Como imagens valem mais que palavras, vamos as etapas do prato:


ralada, na peneira para escorrer o líquido da batata até a hora de usar


primeira camada na frigideira, pegando uma cor.

quando estiver douradinha a parte em contato com a frigideira é hora do recheio.

segunda camada de batata e virei.

fala ai se não é tentador?!

Se desejar pode fazer uma saladinha de acompanhamento ta?! Nessa refeição foi só ela mesmo!

recheio de salame picadinho, queijo cremoso de bisnaga e salsinha


Calma, a "quase" receita segue agora.

Batata lavadinha, ralada em ralo fino.

Recheio ao seu gosto, deixe todos os possíveis recheios picadinhos lá pra vc usar. Frios, frango desfiado e queijos picados são muito bem vindos.


Inspire-se nos sabores de pizzas, assim pode ter grandes sugestões de recheios para sua batata.

Frigideira untada com azeite, fogo baixo, uma camada de batata ralada, tempere com sal e pimenta e deixe la por um tempo.

Coloque o recheio, deixe esquentar um pouco, coloque mais uma camada de batata ralada por cima, aperte bem, tanto a parte superior como as laterais, e vire.


(Tenho aquelas frigideiras de omelete que são duas frigideiras que se encaixam. Não é obrigatório mas "facilita" o processo de virar)

Assim pega cor dos dois lado.

E basta servir e ser feliz.

Bom apetite. E aproveite que hoje é sexta, normalmente temos mais tempo na cozinha e faça essa receita. Garanto, não se arrependerá!


UPDATE
Viram porque comentários são fundamentais? voltei para colocar algo que eu não destaquei quando descrevi a receita.


A batata é ralada crua ta pessoal? e não cozinho ela nem depois de ralada. Ela vai ralada e crua (depois de escorrer na peneira) direto para a panela.


Se tiverem dúvida, por favor me escrevam.

62 comentários:

  1. Nossa q receita ´prática e saborosa...eu tb gosto mto de batata e acho um absurdo os preços prtaicados por ai...adorei a receita é uma ótima pedida mesmo, por ser o prato principal de uma noite entre amigos...

    Grazzi
    coisasdagrazzi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa, deu mais que água na boca... que fome

    abraços cheirosos

    ResponderExcluir
  3. Vou fazer no domingo...já eestou com a boca salivando...hummmmmmmmmmmmmmm bjs

    ResponderExcluir
  4. Oiiii Menina minha barriga esta se contorcendo aqui de tanta fome e eu ainda vejo essa sua receita deliciosa !!
    Eu morro de vontade de comer essa batata, em Campinas tem um lugar que se chama Batataria Suiça e eu sempre quis ir lá, mas como vc mesmo disse é super caro, agora com esse receita, vou fazer a festa esse final de semana rsrs
    Adorei!
    Mais tenho uma duvida...
    Eu preciso cozinhar a batata?
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Vc cozinhou a batata um pouquinho antes, né? Eu já fiz rostie aqui em casa e cozinhei ela com casca, só que acho que cozinhei demais, daí ela ficou meio molenga qnd tirei a casca e ralei, sabe?

    Vou tentar novamente!

    Bjss

    ResponderExcluir
  6. Hum...
    Bem prática e parece saborosa...
    Vou tentar fazer!!!!!

    Só q como sou uma perdição na cozinha, não sei se vai ficar bonita igual a sua! rs

    Espero q pelo menos fique gostosa!!!!

    ResponderExcluir
  7. Nossa que batata maravilhosa !!!
    Começei a te seguir tá?! E parabéns pelo prato !!!
    Vou tentar fazer aqui em casa...
    Depois passa lá no meu blog.
    Bjus

    ResponderExcluir
  8. Que receita deliciosa, adorei preciso fazer.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  9. Polly Sales29/7/11 14:57

    É vc que inventa essas coisas? Caramba.. Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Parece delicioso mesmo, já tinha visto desta batata mas nunca tentei fazer em casa, com certeza dias desses vou fazê-la
    bjos
    Maysa

    ResponderExcluir
  11. AIII! foi maldade ver essa batata assim.. no meio da tarde no trabalho!... babei!


    acho uma delícia essas batatas! =)

    ResponderExcluir
  12. Ai ai ai socorro!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Ah mas essa tenho que fazer.....parece saborosa demais essa receita.
    obrigada pela dica....adorei.

    ResponderExcluir
  14. Parece uma delícia. Vou fazer amanhã! Vim te conhecer através do mosaico da Re. Dá uma passadinha lá no meu blog, também. Um beijo, Patrícia.

    ResponderExcluir
  15. oi Sar.N!
    Quer matar a gente né? Uau, que delícia!
    Sempre quis fazer batata rosti, mas nunca tive coragem, não sei porque!
    Só uma perguntinha: depois que você rala a batata e põe na peneira você não joga nem uma água? Ela vai sem lavar?
    Ai, agora vou dormir com essa delícia de batata na cabeça...
    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  16. Minha nossa, pensei que batata rosti fosse algo super complexo de preparar, mas do jeito que vc postou, parece tão simples! Vou tentar!!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  17. Olá! Obrigada pela visita e volte sempre!!
    Não conhecia seu blog ainda mas já me apaixonei! Adoro cozinhar, testar novas receitas, e essa batata concerteza vai para o meu livrinho..
    Bjos

    ResponderExcluir
  18. Huummmmm, que delícia!!!
    bjosss

    ResponderExcluir
  19. Menina que delícia deve ser... vou anotar essa receita jááá!!!!!!!
    Obrigada viu!

    Ah, obrigada pela ajudinha lá no meu apê!

    bjssss

    ResponderExcluir
  20. Só pra deixar claro...rs

    A batata eu lavo, com casca, inteira, escovo ela embaixo da torneira aberta. Por isso depois de ralada ela só fica escorrendo na peneira. Se vc lavar a batata depois de ralada, virará uma papa na panela.

    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Gente não sabia que era fácil assim??
    A batata nem cozida é... Morrri!!!
    Bjss

    ResponderExcluir
  22. ui ui ui, que delícia deve ser isso!! Ta com uma carinha ótima!!

    Vim agradecer sua visitinha e comentário no meu blog sobre a hortinha de sacada.

    Minha hortinha continua ativa, dá uma olhadinha no item "sacada", a última postagem é de 11 de julho de 2011.
    Recomendo comprar as mudinhas de alface e plantar elas com uns 15 cm de espaço entre as mudinhas, pq dá forma que plantei, com cartela de sementes, elas ficaram muuuito juntinhas e acabam crescendo o tronco com poucas folhas. Só estou aguardando essa "colheita" para fazer dessa forma.
    Caso queira plantar as sementinhas, plante poucas em um vaso e depois replante as mudinhas ainda pequenas para o local definitivo com espaço entre elas!

    E me mostra sua hortinha quando fizer, vale a pena, sempre tem folhinhas verdes pra comer, hehehehe...

    bjão

    http://artesevad.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Minha nossa que cara deliciosa. Deu água na boca.
    Mas fiquei meio em duvida no preparo, um dia se tiver tempo, detalha um pouco melhor.
    Beijos,
    Lets

    ResponderExcluir
  24. Oi! Vi vc no mosaico da Rê e não pude deixar de vir visitar... amei! Bjos

    ResponderExcluir
  25. Menina, dou de cara que esta receita lá no mosaico, quase infartei... delicia e para uma pessoa com duas mãos esquerdas como eu até que achei fácil.
    Bjs

    ResponderExcluir
  26. Oi.
    Eu vim pegar essa receita, ela vai para meu caderninho!!
    É, eu sou das antigas... tenho caderno de receitas, tudo arrumadinho!!
    Bjss!

    ResponderExcluir
  27. Oiê!
    Chegando por aqui agora, através do Mosaico da Rê e simplesmente adorando! ;oD
    Essa receita com certeza farei, pois é super prática prum jantar/lanche!

    Xerinhos
    Paty

    ResponderExcluir
  28. N.

    Que receita simples e maravilhosa!!! Hum, deu água na boca!!! Te vi no mosaico da Rê. Bjs

    ResponderExcluir
  29. Vim pelo mosaico. Delícia esta receita.
    Mas tenho uma perguntinha? Quantas batatas mais ou menos se usa? Tô doida pra fazer.

    beijus

    ResponderExcluir
  30. belas fotos, deixam qq um com água na boca! parabens pelo prato vou tentar fazer, viu?

    ResponderExcluir
  31. Fiquei com água na boca, vou fazer e depois posto aqui o que achei, mas pela carinha de delícia, tenho certeza que vou gostar.
    Gih!!!

    ResponderExcluir
  32. Oiê.. Fiquei com água na boca!!! Já copiei sua receita, amanhã já janto ela ;)

    Cheguei pelo mosaico da Rê

    Abraço

    ResponderExcluir
  33. Oi.
    Já anotei tudinho mas....
    Me explica como devo fazer para virar a batata?
    O primeiro lado dourando, coloca o recheio, ai vai e coloca mas batata por cima. Certo? Como vou virar?? Não vai espalhar errado? Só pode ser feita na omeleteira?

    ResponderExcluir
  34. Que tentação! Amo esta batata e a sua parece super saborosa.
    Vou fazer qualquer hora.
    Cheguei aqui pelo Mosaico e amei
    Beijos no coração, Aracy

    ResponderExcluir
  35. Ai Jesussss!!! Só agora eu vi essa gostosura!! Já pretendo fazer lá em casa amanha pro jantar!!! Uhhh marido vai me dá nota 10!!!!

    Ai Sra "ENI" manda mais dessas pra nós "fingir" que sabe cozinha!!!

    hehe


    :)

    ResponderExcluir
  36. Amei!!!!!!
    Há tempos que eu queria uma receita assim. Obrigada e parabéns. Deve estar uma delícia. Vou experimentar.
    Te vi lá no mural da Re e amei seu blog. Já estou te seguindo tá
    Beijosssssss

    ResponderExcluir
  37. Sua batata fez sucesso hein flor!!!!!!

    Parabéns pela receita!!!!!

    ResponderExcluir
  38. Nossa...Parece delicioso,vou fazer!É uma receita muito prática e eu não conhecia.
    Passei para conhecer,adoreeei,já me instalei por aqui,venha conhecer o meu cantinho e seguir tb! Bjs!!!

    universofeminino-edna.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  39. Incrível! Fabuloso! Tenho que fazer... estou com água na boca!
    Bj

    ResponderExcluir
  40. Nossa, eu amo batata rosti, quero fazer, vou ver se me animo dia destes, depois eu conto.
    beijos no coração e uma linda semana,Aracy

    ResponderExcluir
  41. Fiz essa receita e ficou ótima! Já estava querendo fazer há algum tempo e ontem criei coragem.
    Olha lá no meu blog como ficou: http://vivendoavidaadois.blogspot.com/2012/01/batata-rosti-ou-suica.html
    Beijos

    ResponderExcluir
  42. Gente que coisa de louco isso Ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
    vou fazer agora pro almoço . beijos

    ResponderExcluir
  43. Bom dia!
    Prato simples e fácil de fazer.Deve ficar uma delícia!Vou fazer com carne moida,será que fica bom?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Didi-Bispo, responderei aqui pois não sei seu e-mail.

      Deve ficar bom sim, carne com batata é uma ótima combinação.

      Se fizer volte para nos contar ok?

      Bjs

      Excluir
  44. Bom dia!
    Adoro batatas,e essa receita é simples e fácil,porém parece ser deliciosa.Vou fazer em casa com carne moida;será que fica bom?Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Didi-Bispo, responderei aqui pois não sei seu e-mail.

      Deve ficar bom sim, carne com batata é uma ótima combinação.

      Se fizer volte para nos contar ok?

      Bjs

      Excluir
  45. Amo batatas, de todo jeito. Essa receita já foi pro caderninho! Um delícia só de ver.
    Beijos

    ResponderExcluir
  46. Tudo que é feito com batata AMO!Me deu muita vontade agora de dar uma super mordida nessa batata.

    bjusssssss

    ResponderExcluir
  47. Nossa!!! Parece ótima!!!
    Amei!
    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  48. Minha nossa, parece simplesmente divina e deliciosa, anotei tudo!!
    Adorei!!

    bjos,
    Sheyla
    http://blogdmulheres.blogspot.com.br/2012/05/penne-das-amigas.html#comment-form

    ResponderExcluir
  49. Sempre quis aprender a fazer este prato! Agora já sei! Valeu!

    ResponderExcluir
  50. Vai quantos gramas de batata para cada receita, mais ou menos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta, nunca pesei, sempre faço à olho. Mas normalmente eu compro pra casa 1 kg de batata pequena, descascando deve pesar uns 800 a 900 gramas, então pra cada batata deve ir uma média de 450 gramas.

      Excluir
  51. Vai quantos gramas de batata para cada receita, mais ou menos?

    ResponderExcluir
  52. Eu adoro esses jantares com cara de lanche. Aqui no Rio tem uma batata rosti maravilhosa no Beluga. Essa sua receita ficou divina, parace até melhor do que a de lá.
    Também estou participando da blogagem com uma receita de suflê de couve-flor bem gostosa.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  53. Tentador é apelido..
    é enlouquecedor..

    Adoreii

    Beijocas :*
    Boa Semana ")

    ResponderExcluir
  54. Hummmm...ai ai ai
    peguei a receita e vou ver se consigo fazer,
    será q consigo???kkkkk
    ameiii...bjinhosss

    Linda tardinha!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consegue sim.... não é dificil, só tem que apertar a lateral dela quando coloca a segunda camada de batata, pra formar o redondo direitinho...

      Excluir
  55. Muito boa a batata rosti .Quero comprar a frigideira própria . Descobrirei aonde vende e mãos a obra

    ResponderExcluir
  56. vou fazer agora, já e depois digo se ficou bom.

    ResponderExcluir
  57. Olá Sra. N!! Que delícia esta receita. Eu produzi esta sua receita de batata rosti para a blogagem coletiva de hoje. Ficou maravilhosa!! Já estou pensando em outros recheios.

    Abraços, Fabiana.

    ResponderExcluir