Batata Rosti - Perguntas e Respostas

1.8.11 •♥ Sra. N ♥• 8 Comments

Oi Pessoal,

Se alguém preparar a batata Rosti da última postagem volta pra contar OK?

E diante das perguntas e dúvidas, resolvi fazer essa postagem para esclarecer.

Má! disse...
Oiiii Menina minha barriga esta se contorcendo aqui de tanta fome e eu ainda vejo essa sua receita deliciosa !!
Eu morro de vontade de comer essa batata, em Campinas tem um lugar que se chama Batataria Suiça e eu sempre quis ir lá, mas como vc mesmo disse é super caro, agora com esse receita, vou fazer a festa esse final de semana rsrs
Adorei!
Mais tenho uma duvida...
Eu preciso cozinhar a batata?
Bjos


 disse...
Vc cozinhou a batata um pouquinho antes, né? Eu já fiz rostie aqui em casa e cozinhei ela com casca, só que acho que cozinhei demais, daí ela ficou meio molenga qnd tirei a casca e ralei, sabe? 

Vou tentar novamente!Bjss

Rê e Má, a batata é ralada crua, e vai crua para a frigideira já na hora de montar a batata rosti ok? não precisa cozinhar antes.

Por isso pessoal, é muito importante ralar ela no ralo FINO assim ela cozinha no calor da panela, sem ficar com gosto de batata crua. E usar fogo baixo. Se abafar ela na panela "tampando" é até melhor.


Renata disse...
oi Sar.N!
Quer matar a gente né? Uau, que delícia!
Sempre quis fazer batata rosti, mas nunca tive coragem, não sei porque!
Só uma perguntinha: depois que você rala a batata e põe na peneira você não joga nem uma água? Ela vai sem lavar?
Ai, agora vou dormir com essa delícia de batata na cabeça...
Beijos, Renata
palpitandoemtudo

Renata, a batata foi lavada ainda com a casca. Todos os  tubérculos em casa são lavados em água corrente, junto com uma escovinha destinada só para isso, assim toda a terra é retirada. 

Depois de lavados, ai sim a casca é retirada, ralo no ralo FINO e deixo na peneira para escorrer um pouco do amido.

Se tiverem mais dúvidas, escrevam.

Bjs

8 comentários:

  1. Eu fiz e juro que não pensei que fosse tão fácil... coloquei frango e requeijão...uma delicia... marido disse que vai querer sempre... manda depois seu e-mail que envio a foto...kkkkk bjs

    ResponderExcluir
  2. flor, obrigada pela visita, volte sempre tá?
    Eu tenho a secadora, mas tenho varal para peças pequenas na lavanderia tb. Não uso a secadora para tudo. Aqui em Brasília o clima é muito seco, acabo de pendurar as peças e quando vejo já estão secas. Deu para abrigar a lavanderia e atelier juntos numa boa.
    bjo bjo =)

    ResponderExcluir
  3. Oi Sra. N,

    Acho que você não entendeu...mil perdões, eu me expressei mal, eu não quis dizer de lavar a batata com casca. Eu perguntei se você havia lavado a batata depois de passar no ralo na hora em que está na peneira. Em momento algum eu quis dizer que não havia higiene. É que quando eu frito batata eu sempre passo pela água antes e seco justamente para tirar um pouco do amido, foi isso que eu fiquei em dúvida. Mas pelo que você explicou parece que o amido é parte importante para deixar a batata mais grudadinha uma na outra, é isso?
    Desculpe pelo mal entendido.
    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  4. Re!... posso chamar assim?...rs

    De forma nenhuma eu entendi errada sua pergunta... o ruim da escrita é isso, cada um interpreta como quer.

    Não entendi pela falta de higiene não gata. Relaxe!

    Eu aproveitei o gancho das dúvidas para colocar oque deveria ter descrito com maior clareza na receita ta?, afinal de contas, é com as dúvidas e os comentários que eu posso "consertar" ou incluir algo na receita. As vezes o que eu acho que não preciso colocar, é oque posso pecar principalmente com as novatas de cozinha. Por isso acho ótimo quando os comentários não são apenas de elogio, ou só para marcar visita. E sim são perguntas.

    Coloquei que todos os tubérculos de casa são lavados com escova embaixo da água corrente, pois é exatamente assim que eu faço mesmo. Cenouras, batatas, até mandioca eu lavo com escova e água antes de qq situação. E como sei que tem muita cozinheira que não sabe como fazer, por isso coloquei com esse destaque.

    E eu não lavo nunca a batata depois de descascada justamente para não perder o amido. E só coloco ela na peneira para escorrer o resto de qq umidade que tenha ficado da lavagem para não empapar a batata.

    Aproveito para trocar uma figurinha sobre batatas com você...rs

    Aprendi nos programas do Atala que não se deve descascar as batatas antes de serem cozidas, e com Jaime aprendi que não se coloca batata para cozinhar em água fria e depois fogo. O certo é esquentar a água, e quando estiver fervendo as batatas devem ser colocadas, Tudo isso para não se perder o amido natural.

    Estamos de bem?!?!?....rs


    Parte de eu odiar escrever são esses mal entendidos.

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oiii Sra N, corre lá no meu blog pra ver a minha experiencia com as batatas rosti!! Eu adorei, não ficou linda que nem a sua, mais o gosto ficou otimo!!
    Obrigada!! Bjo bjo

    ResponderExcluir
  6. Agora eu entendi pq a minha primeira rosti ficou parecendo purê rsrsrs :)

    Valeu pela dica, Sra. N!

    Beijosss :*

    ResponderExcluir
  7. Fiquei com tanta lombriga dessa batata q resolvii prepará-la no fim de semana.
    Algumas considerações:
    Realmente é uma delícia, mas eu não faria para muitas pessoas pois é bastante trabalhosa, só se eu tivesse um processador q ralasse a batata.
    Quando estava rando a batanta (ralei quase 1kg), achei q o rendimento era pouco, afinal, na hora de rala fino parece q não vai ser o suficiente, então fiz 2 porções q foi o q rendeu, no inicio achei q era pouco pro jantar, mas depois 1/2 porção cada um "encheu" afinal a batata sustenta bastante.
    No meu caso a batata soltou bastante água e eu expremi a água, só deixar escorrendo não seria suficiente.
    Enfim adorei a dica e confesso q fiquei meio apreensiva da batata ficar crua mas não ficou. Ficou no ponto.
    bjos
    Maysa

    ResponderExcluir
  8. Queria aproveitar e agradecer as dicas para o casamento, é sempre legal trocar experiências e ouvir opinião de quem já passou por isso. Por hora vou começar a levantar os orçamentos para ter uma noção de quanto as coisas custam. Em breve novidades sobre o assunto.
    bjos
    Maysa

    ResponderExcluir