Prazer eu sou MANTEIGA CLARIFICADA

21.9.11 •♥ Sra. N ♥• 8 Comments

Ganhei um pote de manteiga salgada de meu chefe que é mineiro.



E resolvi transformar em Manteiga Clarificada. Assim poderia usar em reduções de molhos, para refogados, sem me preocupar em misturar azeite para a manteiga não queimar.

O processo é simples, mas precisa ser em fogo super baixo. Eu fiz usando ainda uma chapinha embaixo da panela.

E deixei la fervendo por +/- meia hora assim vai evaporando uma parte do líquido. E já consegue tirar a espuma com uma colher e jogar fora.

Depois de Meia hora, desliguei o fervedor e deixei em repouso por 1 hora. Nesse tempo sobe a sujeira (espuma) jogue fora, e despeje em uma forma, somente o líquido transparente dourado. TOME CUIDADO, pois o fundo branco não deve vir junto.

Eu usei duas mini formas de bolo inglês de silicone.

Levei a geladeira, e assim que endureceu, desinformei e embalei em papel manteiga e conservei na geladeira.



E o fundo branco do fervedor? guarde na geladeira também em recipiente separado, ele é ótimo para engrossar caldo que sobra em formas de carne assada para fazer um belo molho para servir junto.

E antes que alguém venha com pedras falando que gordura assim não faz bem a saúde, respondo, sei disso, mas sem gordura comida nenhuma tem sabor. Só precisa saber usar com moderação.

8 comentários:

  1. Bom dia!

    Interessante isso que você fez, eu não conhecia!

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Gostei demais da dica... nunca tinha visto. (sou lerda mesmo)

    abraços cheirosos

    ResponderExcluir
  3. Nossa...é uma ótima idéia! Adorei a sugestão...
    Realmente muitas vezes eu "economizo" na gordura das receitas, só que muitas vezes a receita precisa de algo mais "gordinho" para ficar mais saborosa!

    ResponderExcluir
  4. oláa... OBRIGADA PELO CARINHO VIU... PARABÉNS EM... SEU BLOGCHEIO DE DICAS E COISAS LINDAS.. AMEI E FIQUEI... ESTAREI AQUI SEMPRE... BJUSS E MAIS UM VEZ OBRIGADA... AHHH DICA 10 ESSA QUE VC NOS DEU DA MANTEIGA CLARIFICADA... ♥

    ResponderExcluir
  5. INteressante flor !!! Eu particularmente nunca tinha ouvido falar em manteiga clarificada ... Vivendo e aprendendo né?!? rss

    Valeu a dica !!

    Estou sentindo sua falta lá no blog, some não viu.

    Bjs
    Neili

    ResponderExcluir
  6. Nunca tinha ouvido falar em manteiga clarificada. Vergonha! Realmente toda comida precisa de uma gordurinha.
    beijocas

    ResponderExcluir
  7. Adoro suas dicas culinárias, já ouvi falar de manteiga clarificada mas nunca usei, essa é uma dica praticamente de chefe de cozinha.
    bjos
    Maysa

    ResponderExcluir
  8. VIM CONHECER O SEU BLOG MUITO BOM!
    ADOREI A DICA, VALEU!

    BEIJOS......

    ResponderExcluir