Lousa Azul de Giz

28.11.11 •♥ Sra. N ♥• 9 Comments

Olá pessoal, queria ter aparecido aqui na sexta pra dar uma receitinha boa pro final de semana, mas a correria ainda me impede. Mas a tendência agora é melhorar.

Já temos a casa decorada (parcialmente) para o Natal, com direito a pisca colorido na varanda, uma árvore natural (Tuia Limão - adoro!), e alguns enfeites espalhados pela sala, prometo que logo venho mostrar isso.

Mas como prometido aqui hoje vou falar da Lousa.



Sempre amei brincar de lousa com giz, tive uma infância muito gostosa com essas lembranças, e na época da faculdade tb adorava ter que ir ao quadro, portanto ter uma lousa no apto era fato resolvido desde antes das chaves chegarem, mas não queria nada convencional e preto ou verde, queria algo mais personalizado.

Sr. N não implicou com meu desejo, me apoiou, achei que a lousa traria alegria para sala, seria legal para anotar coisas importantes, desenhar, rabiscar, enfim, deixar a mente inquieta solta.

Local? foi decidido bem na entrada da porta, assim teria visão dela pela sala de jantar, sala de estar e da cozinha também (para ver receitas escritas nela).

 
Vista da Sala/Varanda
(olha la o espelho do quadro de luz ao fundo... e uma parte da adega nova na esquerda da foto...rs)

 
Vista da porta da cozinha

Ai foi fácil, delimitar o espaço com fita crepe azul.

 
Sala                                                                       Cozinha

E mandar tinta.
 

Aproveitei a sobra da mistura, e pintei umas placas de mdf para fazer uma graça na mesa posta de casa.


A tinta usada foi latex fosco Coral a cor preparada na máquina escolhida no catálogo, e para transformar em tinta de lousa, segui a receita da tia Martha

9 comentários:

  1. Adorei a idéia, ficou muito legal!

    Um beijão e otima semana,

    Lets

    ResponderExcluir
  2. Adorei...super criativo e moderno...deu um ar todo especila e personalizado a sua casa!!! Parabéns...

    coisasdagrazzi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Na receita. O que você usou no lugar do "unsanded tile grout": rejunte ou argamassa?

    ResponderExcluir
  4. Muito bom! Como já faz um tempinho que sua "lousa" foi feita e já deve ter sido bem usada, com o passar do tempo, notou alguma coisa? Faria alguma mudança? A tinta aguenta o tranco do dia-a-dia de um quadro escolar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tinta continua normal na parede. Oque notei, em diferença a tinta de lousa verde ou preta que vende pronta, é que essa preparada, fica mais opaca, e seca. Então, quando vc apaga o escrito, a tinta fica meio escondida pelo pó do giz apagado que adere a ela, e mesmo passando panos e panos úmidos, nunca sai tudo. Ou seja, ela nunca mais terá aquela cor azul do dia da pintura.

      Agora se ela aguenta o tranco de MUITO uso, sinceramente não sei, pois usamos em casa para recados, receitas, não é o tempo todo.

      Excluir
    2. Se eu pudesse fazer novamente, acho que faria com uma cor ainda mais escura (visto que com o pó que nunca sai completo ela dará uma clareada), e eu peneiraria o rejunte (coisa que não fiz), então a nossa tem alguns grumos que grudaram com a tinta, são poucos, mas existem.

      Excluir
  5. Boa noite, tentei entrar no link que vc deixo "Marta" mas abre tudo em ingles, vc teria como me passar a receita pra fazer a lousa? muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana, para cada "copo" de tinta já diluída, misturar 2 colheres de sopa de rejunte branco peneirado.

      Excluir