Roupa Suja Se Lava em Casa

6.2.12 •♥ Sra. N ♥• 46 Comments

Somos felizes proprietários de uma Lava e Seca com abertura frontal desde 2010. E como sempre aparece alguma pergunta ou comentário a respeito de seu funcionamento/forma como usamos.

Portanto senti necessidade de fazer essa postagem explicativa, tirando as dúvidas de quem ainda comprará uma, e de quem comprou e está com medo de usar (medo esse que eu também tinha no começo).

Lembre-se não sou especialista em lavagem nem secagem de roupa, estou apenas COMPARTILHANDO minha forma de uso, mas as escolhas de como proceder em sua casa, é exclusivamente sua.

Isso quer dizer: Não aceito reclamações ok?

=========================================

Primeiramente recomendo, baixe esse livreto com dicas BÁSICAS de lavagem e secagem. Leia, para então iniciar com o pé direito ta?

             COMEÇANDO DO COMEÇO_              
Proteja sua máquina, tanto externamente, como cuide da água que a alimenta.


Pq? pq é muito importante oras!

Nós compramos uma capa na autorizada Electrolux, foi um bom investimento de R$40,00.


CAPA: Já passei por um episódio de chuva muito forte com ventania, e a água caiu no sentido da janela da lavanderia (QUE ESTAVA FECHADA), e mesmo assim muito espirrou para dentro por aquele bendito buraquinho do trilho da janela, conclusão: respingou tudo na capa da máquina. 

Se não estivesse coberta e protegida, teria molhado todo o painel frontal/eletrônico, imagina o prejú?!

ÁGUA: O filtro de água foi um pouco mais caro, mas também vale muito à pena. Ele retém partículas de areia, barro, ferrugem e outros sedimentos. Aumenta a eficiência do sabão e a durabilidade da lavadora, além de conservar a roupa por mais tempo. Você só terá a obrigação de 6 em 6 meses trocar o refil do filtro.

Vocês não tem idéia de como esse refil fica imundo! nosso encanamento é novo, prédio novo, e ele ficou cheio de sujeira e pouco tempo.

Abaixo é uma foto das antigas (de quando nos mudamos em 2010), que mostra o filtro no canto direito do recuo da máquina (aquele acessório azul e branco). Fica acoplado a saída da água da parede, e dele sai a torneira DUPLA que alimenta a máquina. Veja:
PS: A torneira dupla no nosso caso se fez necessária porque nossa Lava/Seca aquece a água, então tem duas entradas independentes na traseira da máquina, uma para água que será usada em temperatura normal,e a outra entrada que a própria máquina aquece a água.

Blz. Já leu o link que passei la encima? então continuando:

Lembre-se, NOSSA LAVA E SECA é uma máquina de abertura frontal, que lava por "tombamento" não por agitação, portanto ela estraga MUITO menos a roupa que as máquinas de abertura superior.

Por que estou falando isso? Porque tem no mercado agora Lava/Seca com abertura superior olha:
Não sabia né? nem eu! conheci esse ano!

                    PRODUTOS                  
Sabão/Amaciante e Outros
Eu, Sra. N, dona de Casa, recomendo que você use o sabão liquido. Dissolve muito melhor (que o em pó), a roupa não mancha, e deixa bem menos resíduos na máquina. Com a versão em pó seu dispenser fica todo grudento.

O sabão que mais compramos em casa é ARIEL ROXO de 3 Litros
Mas também compro às vezes o OMO Líquido de 1 Litro super concentrado que rende 3 Litros.

Em questão de perfume acho que os dois são iguais. Ambos lavam exatamente igual a roupa. Rendimento? eu acho que o ariel rende mais, mas vai de gosto!

Para roupas delicadas, compro sabão de coco liquido:
Para roupas escuras costumo comprar esse sabão:
obs: Roupas escuras, não quer dizer só roupas pretas ok? mas azul marinho, cinza, verde musgo... esse sabão promete não desbotar a cor dessas roupas, MAS como moramos em apto, nossa roupa não seca ao sol(que é o maior desbotador de roupa preta), então fica difícil avaliar essa questão, mas por precaução não custa continuar usando né?!

Para panos de limpeza, caminha da cachorra, toalha de banho da cachorra, tapetes de cozinha, etc uso SURF Líquido verde, e confesso que de todos os sabões que temos em casa ele é oque deixa mais perfume no tecido depois da lavagem #prontofalei!. Ainda não o uso para lavar nossas roupas por bobeira e pré-conceito meu!

E antes que alguém critique minha escolha de lavar panos de limpeza na máquina, pense comigo: estamos falando de panos de limpeza de um apto, então nem são tão sujos assim.

Amaciante, no momento ta sendo DOWNY azul, também pq é concentrado, perfume dele é bom (vc sente mais quando a roupa esta sendo passada no ferro) e compramos de 3 litros tb pra render mais tempo. Mas nas compras de mercado sempre nos atraímos por outros, então vai de lua ta?!

OBS: Em roupas de cama, banho e mesa coloco VINAGRE de álcool no espaço do dispenser destinado ao amaciante. Deixa tão macio quanto, e ajuda a tirar a gordura dessas roupas.

Tira Manchas

Uso o Vanish spray para espirrar em alguma mancha de gordura.

E uso tira manchas em pó da Member's Mark um para roupas brancas e outro para roupas coloridas, na minha opinião ele é mais barato e muito melhor que o vanish rosa "atômico".




Pré Lavagem
Tipo esse da foto:
Costumo usar em golas e punhos de camisa do marido. Antes de colocar na máquina, passo um pouco do produto, deixo penetrar, dou uma esfregadinha e deixo um tempinho la no tanque só pra fazer efeito e coloco na máquina junto com o restante das roupas (respeitando o lance de brancas, escuras e coloridas).

Também é bom para gola de camiseta ou moletom que podem manchar com o suor do pescoço.

Sacos

Super recomendo, não só para as peças pequenas como calcinhas, meias e cuecas, que facilita o colocar e retirar da máquina, como para proteger as roupas delicadas.

Esferas
Tem sutiã com bojo? melhor comprar dessas esferas para proteger durante a lavagem.
Imagem desse blog


                     LAVANDO                        
Esses (em vermelho) são os ciclos que eu mais uso na lavadora de casa.

Edredon: é um dos que dispensa apresentação né?

Só vou fazer uma observação: quem tem máquina que lava por agitação reclama de lavar edredon pois no final do ciclo o "recheio" de matelassê dele está em frangalhos, isso NÃO acontece com máquina de tombamento ok? Edredon só sai amassado, mas sem nenhuma avaria. Nós sempre lavamos o nosso casal 180fios nela e NUNCA aconteceu nada de ruim.

Sintético/Delicado: para roupas de festa, blusinhas muito finas, blusas de linha/lã (usando uma em cada saco), e roupas íntimas.

Já lavei até uma vez um costume do marido nesse ciclo.

Rápido: para lavar "pouca" roupa, na minha o máximo são 3 Kg.

Ótimo pra quando vc tem poucas peças brancas separadas, por exemplo, ou apenas uma toalha de mesa e alguns poucos panos de prato.

Normal: Uso mais nas roupas coloridas, que estão sempre num peso/volume maior no cesto de roupa suja e abaixo dos 10,5kg da máquina.

Branco Encardido/Tira Manchas: Pouco uso, somos apenas dois adultos em casa e ambos trabalham em escritório, sentados o dia todo, então a roupa pouco se suja.

As manchas que acontecem em casa às vezes é por um descuido durante uma refeição ou mexendo em algo, mas isso deixar de molho com algum produto antes de levar para a máquina já ajuda tem nos resolvido.

Cama e Banho: Tem gente que gosta de lavar separado os lençóis das toalhas de banho, em casa, como somos apenas nós dois, lavamos 1 x por semana TUDO junto.

PLUS: Escolho esse ciclo (cama e banho), e TAMBÉM pressiono a tecla de temperatura da água e coloco nos 40°C. Isso é ideal para tirar a gordura que nosso corpo solta nas roupas de cama e toalha de banho.

ALERTA: Antes de escolher a temperatura olhe a etiqueta da peça, normalmente tem uma tina desenhada com o grau máximo que ela aguenta.

SUGESTÃO: Se você é como eu que "odeia" as etiquetas das roupas e das peças, sugiro que não jogue fora quando arrancar. Cole-as em um caderno ou pasta e anote ao lado sobre que peça se refere, isso pode facilitar uma consulta futura.

PASSA FÁCIL
Nunca usei, então se alguém tiver algo pra contar à respeito fique à vontade.

JEANS - EU MUDARIA ESSE NOME PARA "CALÇAS"
Só uso quando temos mais que dois jeans ou mais alguma calça de sarja e bermudas desse tecido no cesto. Caso contrário segue com as roupas escuras ou coloridas no ciclo normal ou curto.


AUTO LIMPEZA
Recomendo que uma vez por mês você limpe sua máquina usando esse programa. Pois ela será lavada e terminará o ciclo com secagem total.

No manual da sua lavadora estará recomendado o melhor produto para esse fim. Alguns sugerem água sanitária. Já ouvi recomendações de pessoas que colocam amoníaco (NUNCA USEI). Costumo usar Vinagre de Álcool nesse processo, nem coloco o litro todo, mas pelo menos 500 ml.

Isso é muito importante para limpar os restos de sabão, e amaciante que ficam no interior da máquina.



Outra parte do painel, deixando em "destaque" os itens que mais usamos:


ÁGUA QUENTE
Como disse, fica a seu critério pressionar a tela de água quente, quando achar que tem necessidade de seu uso em algum ciclo escolhido.

Fora com "Cama e Banho", recomendo o uso com toalhas de mesa, panos de prato, babadores de criança, essas coisas que sempre pegam mais gordura.


BOTÃO LAVAGEM
Às vezes seleciono "molho" quando é roupa branca por exemplo, e usei aquele pó de pré lavagem/tira manchas sabe? Ou quando estou lavando algo mais encardido, ou mais sujo como os tapetes da cozinha. O restante das opções NUNCA usei.

BOTÃO ENXAGUE/BOTÃO CENTRIFUGAÇÃO
NUNCA mudo.


ADIAR INÍCIO
Isso eu acho ótimo. Principalmente para mulheres que trabalham fora.

Você pode colocar a roupa dentro do tambor,  fechar a porta, escolher o programa que quer lavar, e calcular quantas horas para ela começar a lavar [ou seja, vc retorna do trabalho para casa as  19hs? pode alimentar a máquina de manhã antes de sair de casa (exemplo 7hs da manhã), e pressionar o adir inicio para daqui 10 horas] (pois deve somar o tempo do ciclo da lavagem), assim sua máquina terminará a lavagem um pouco antes e vc chegar em casa, e poderá estender tudo e aproveitar o tempo para outra coisa.

OBS: Essa função só deixa de funcionar caso falte luz no meio do dia.

BOTÃO TEMPERATURA
Como disse antes, veja na etiqueta da roupa se isso é permitido para aquela peça, principalmente quando está lavando roupas coloridas juntas, a chance de manchas tudo é muito grande.



           ESTENDENDO ROUPAS NO VARAL          
Sugiro leitura dessa postagem anterior:
ESTENDENDO ROUPAS


                    SECANDO                    


Se você chegou lendo tudo até aqui é porque sobreviveu a lavagem..rs


No começo, eu morri de medo da secadora. Principalmente porque muito ouvi que secadora encolhia a roupas, então imagina né? botão pânico no meu cérebro ligou alerta!

Mas isso é coisa do passado. Essas máquinas mais novas, secam a roupa adicionando água no tambor durante esse processo então a chance de "encolher" diminui muito.

OPÇÃO DELICADO
Nunca usei.


OPÇÃO PASSA FÁCIL
Sr. N usou uma vez, só serve para as roupas saírem menos amassadas do tambor. Mas na boa? em casa demoramos tanto pra passar roupa, que seu uso é totalmente desnecessário.


OPÇÃO P/ GUARDAR
Quase sempre que lavamos as roupas de cama/banho, usamos essa opção, assim as roupas de cama e banho saem completamente secas e podem ir direto para o armário.

OBS: Se vc retirá-las de dentro da máquina logo no término da secagem, elas ainda estarão quentinhas, então bastará que vc passe as mãos sobre as peças, para alisar e esqueça o ferro!

Se deixa-la no tambor por muito tempo (as vezes acontece em casa) amassarão tanto que precisará passar os lençóis com ferro.



EXTRA SECO
Nunca usei.


TEMPO

É um dos que mais usamos. Normalmente pressiono para secar a roupa por uma ou duas horas. 

Elas não saem totalmente secas do tambor, MASSS antecipa o processo da secagem no varal, capitaram? quem mora em lugares úmidos, ou em Sampa como eu que tem épocas que só chove, você ajuda sua roupa a secar mais rápido no varal usando isso. Evitando aquele cheiro de cachorro molhado que fica nas peças que tentam se secar penduradas no varal por mais de 3 dias sabe?

Um segredo: Quando a máquina termina a secagem, o tambor permanece quente por bastante tempo, então, EU não tiro as roupas da secadora quando o ciclo termina, ainda deixo lá por horas.

Isso amassa a roupa? claro que amassa! MASSS já me aconteceu de algumas peças nem precisarem secar no varal, já foram direto da máquina para a pilha de passar.


                    CUIDADOS                  


  • Se você tem crianças em casa, ou "ajudante" sugiro que mantenha sua máquina sempre TRAVADA, como marquei em azul na imagem do painel. Isso evita uso indevido.

  • Pelo menos 1 vez por mês lavar a máquina sozinha no ciclo Auto Limpeza. Se não tem esse ciclo, coloque para lavar em um ciclo curto. Leia no manual da sua máquina oque o fabricante recomendou usar como produto químico nesse ciclo de auto limpeza. EU: uso vinagre de álcool sempre!
  • Limpe o filtro da máquina também de tempos em tempos.
  • Limpe a borracha interna da tampa frontal, principalmente nas suas dobras internas, ali alguns fiápos de cobertor, toalhas de banho ficam retidos.
  • Lave o dispenser do sabão/amaciante.
                     PESOS                    

Para não se perder sobre o peso das peças e respeitar o máximo que sua máquina aguenta, consulte o link que sugeri no começo dessa postagem, tem uma tabela com os pesos de calças, lençol, toalhas, etc..

             SÍMBOLOS DE LAVAGEM              

Etiqueta de todas as peças, contém todas as informações necessárias para sua lavagem eficiente, e para sua proteção. Mas guardar todos aqueles desenhos será complicado.

Sugiro que você deixe algo impresso perto da máquina para consulta rápida. Normalmente dentro do manual do seu equipamento tem essas informações. Tire uma cópia e cole na parede.

Mas também tem a opção de baixar essa versão Cut da Daniele do Banana Craft:



Eu uso esse na minha lavanderia, imprimi em papel 180gr, coloquei dentro de um saco plástico de pasta catálogo para proteger da água, e com fita dupla face colei no azulejo perto da máquina.

Acredito que não esqueci de nada, mas caso me lembre de algo, voltarei para atualizar essa postagem.

Se você teve paciência de ler essa longa postagem, primeiramente obrigada, e se lembrou de algo, pode escrever que eu complemento também. Toda contribuição e dica é bem vinda!

46 comentários:

  1. Uau que post super completinho, adorei.
    Futuramente (quando eu tiver filhos) quero uma máquina dessa pra mim, deve facilitar muito a vida!

    Beijos e ótima semana,

    Lets

    ResponderExcluir
  2. Eu também lavo pano de chão na máquina, lógico que sozinhos, mas lavo. Vou esfregar nada na mão não. Esse seu post é de utilidade pública.
    beijocas

    ResponderExcluir
  3. SRA.N Cansi mas gostei das dicas de lavagens, pricinpalmente do produtos valeu as dicas.

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus que post foi esse...
    Tenho uma maquina igual a sua, e juro por Deus, por via das duvidas só uso a função TIRA MANCHAS para lavar roupas coloridas ou brancas, lavagem RAPIDA e seca.
    Vou tratar de imprimir todas essas dicas e colocar na parede da minha lavanderia....rsrs
    Confesso que a maquina é um avião, só tenho o trabalho de estender, mas é melhor ainda conhecer ela direito, né ?!!!!

    Quanto em média custa o filtro da agua?

    Muito obrigada pelo post, PARABÉNS....


    beijos


    decorandoap.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, o filtro é esse aqui http://www.maisconstrucao.com.br/23/36/224/1201/filtro-para-maquina-de-lavar-9-3-4-cristal-hidro-filter-pou-filter-flux-vazao-1200-litros-hora.html

      compramos na Leroy o nosso. Custou na época uns R$ 130,00

      Excluir
  5. Ola...
    Adorei o post.
    Tirou todas as minhas dúvidas.
    Tenho a lava e seca da Electrolux de 9Kg. Vou começar a usar essa semana...
    Vou imprimir seu post pra me ajudar..rs

    Bjs
    Larissa

    ResponderExcluir
  6. Nossa, muito legal...esse é um post pra se guardar! Ainda não penso em ter uma lava e seca, apesar de achar o máximo, super prática...porém, mais pra frente, será um caso a se pensar...e quero ter este post salvo pra qdo começar minhas pesquisas...deleta não tá? Valeu a dica! Bjs

    ResponderExcluir
  7. To de boca aberta, de queixo caído...queria tanto que quando casei tivesse um post desse, teria evitado tantas manchas...rs...
    O que posso dizer....AMEI, li tudinho do começo ao fim!!! E esse quadrinho dos simbolos, venho procurando a tanto tempo, tinha até pensado em fazer um, mas a preguiça me impedia! Vou baixar AGORA!
    Algumas coisas já faço igual ao que você recomendou, mas descobri dicas preciosas!
    Eu tenho um LG Prime 8,5kg, na época por pura falta de experiencia e achar que iria encolher a roupa, desisti de comprar a lava e seca. A diferença era mínima, tipo uns R$200, porque foi a empresa que eu trabalhava que comprou. Mas tudo bem, ela tbem é linda e só não seca a roupa, o resto é tudo igualzinho, até a água quente!

    Bjks

    Val
    No Balaio da Val

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Val, água quente é tudo de bom pra desengordurar toalhas e panos de prato.

      Bjs

      Excluir
  8. amei...meu sonho ter essa maquina!

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Sra. N post espetacular!!! Muito útil, eu ainda etsou na dúvida entre a Eletrolux e a Samsung....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, talvez possa ajudar consultando: http://lavadorasderoupas.blogspot.com

      Samsung eu realmente não conheço para falar à respeito.

      Excluir
  10. Menina, que post heim?
    Adorei!!!
    Apesar de morar em apto e ter uma lavanderia minuscula.
    Pensamos em comprar depois de ter filhos.

    Mas seu post me tirou várias dúvidas, principalmente em relação ao Edredon e a encolher roupas.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Post Maravilhoso!
    Só queria saber se o ciclo inteiro leva muitas horas?
    Leio por aí que pra secar as roupas de verdade,só as máquinas separadas igual se usa nos EUA
    Tenho a lavadora Eletrolux 10 kg,mas tô de olho em uma lava e seca!

    Tudo de bom,beijaum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati, teria que ver na lavadora programa por programa, e te falar. Pois tem ciclo de lavagem + Secagem que leva mais de 6 horas

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Tenho uma dúvida de principiante....rs
    A minha máquina é a LG Prime lava e seca. E na hora de colocar o sabão tem 2 compartimentos: o da pré-lavagem e o da lavagem. Mas assim que coloco o sabão líquido nos 2 compartimentos ele escorre lá pra dentro da máquina. Então eu fico na dúvida se faz diferença ou não ter os compartimentos separados, já que no final das contas o sabão vai se misturar todo lá dentro. Alguém sabe me dizer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Mara, nosso tb tem esses dois compartimentos. NUNCA usei por ignorância ao fato...rs

      Excluir
  14. Olha só que ótimas dicas! No meu caso a lavadora e secadora são separadas. A lavadora tem uns 15 anos e a secadora mais de 20. Estão super velhinhas mas funcionam muito bem e por isso tenho medo de trocar por uma 2 em 1. Acho que só quando não tiverem mais conserto... bjs.
    mamélia

    ResponderExcluir
  15. Li tudo
    adoreeei!!!

    muito bom e muito util o post

    ResponderExcluir
  16. essa manteiga emoliente da granado também serve para os pés.
    beijocas

    ResponderExcluir
  17. Quando eu tiver uma lavanderia eu começo a pensar nisso! rss

    beijão!!! linda a máquina!

    ResponderExcluir
  18. Nossa meu sonho e ter uma secadora,mais como eu tenho problema de coluna,para mim seria melhor com a tampa em cima,igual a da minha lavadora,apesar de morar em casa e ter um quintal enorme com bastante sol,quando chove aqui em Macaé e aquele diluvio que não para mais,aí já viu né...Para isso uma secadora seria perfeita demais da conta.Gostei muito da sua secadora e com a senhora explicação que tu deu,o que e bom pois e uma experiencia própria.Aquele sabão para roupas escuras eu também usava muito dele no meu uniforme escolar branco,pois deixa a roupa macia que e uma beleza...

    ResponderExcluir
  19. Oi Sra. N!

    Nossa, eu pensei que sabia bastante coisa, mas descobri que ainda tinha muito que aprender!
    Adorei esse post! Minha máquina é simples, bem simples aliás, não tem todos esse ciclos, mas tem funcionado bem.
    Já tive máquina que lava por tombamento e era muito boa, mas uma vez deu defeito justamente cheia de água...putz, a trabalheira que foi para tirar a roupa de lá de dentro...inundou minha área rsrsrs, daí decidi comprar uma com abertura superior.
    Essas dicas de lavagem eu fiz a mesma coisa: copiei e coloquei ao lado da máquina, no outro apê...preciso trazer para cá.
    Parabéns pelo post!
    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  20. Eu precisava passar aqui de novo para te contar...ontem fui ao mercado e tive que parar na seção de sabão...rs...fui comprar o sabão de coco liquido e o Woolite (que eu nem imaginava que existiam), aproveitei e comprei também um pre lavagem...rs...aí maridon: Nossa, mas esses aí não são os que você usa, resolveu trocar? Eu: Não amor, uma amiga minha me indicou! Ele: Aposto que foi alguma blogueira! kkkkkkkkkkkkkk...depois mostrei o post para ele e conclui que eu não sabia nada sobre lavar roupas...rs...

    Bjks

    ResponderExcluir
  21. AMEI esse post...sou louca para ter uma dessas, mas já ouvi sobre isso de encolher, e até de rasgar as roupas...

    Menina, não sabia disso de agitação e tombamento...que coisa, né?

    E também lavo panos de limpeza na máquina, mas como moro em casa e tenho cachorro deixo a máquina fazer um ciclo com água sanitária depois...

    Bjs!

    ResponderExcluir
  22. Adorei o seu post sobre a lava e seca e sobre os produtos q vc usa, eu tb já estava pra fazer outro post sobre a minha máquina pois sempre tem alguém perguntando sobre, aí aproveitei a inspiração e acabei de fazer um post tb sobre essa maravilha da modernidade, passa lá depois conferir.
    bjos
    Maysa

    ResponderExcluir
  23. Muito bom!
    http://mulheresprendadasxmulheresmodernas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Oie... tava aqui vendo se encontrava informações do filtro que usou...

    Beijos

    ResponderExcluir
  25. To passada ...seu post é uma biblioteca ambulante jesuis, eu tenho essa maquina e agora estou acostumando agora...

    e me conta sua luz? como esta...?

    beijokas

    Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não senti diferença, mas eu não tive outra máquina, essa é minha primeira máquina. Somos em dois em casa, uso a Lava Louças diariamente, a lava roupas de 2 a 3 x por semana, as vezes de fds chego a lavar 3 vezes seguidas. E uma geladeira de 500 e poucos litros e gastamos uma média de R$50 a R$60 mensal de luz em casa. Ajudei?

      Excluir
  26. Putz que post bom!!!! Parabénssssss, caso em Setembro e vc me ajudou a decidir qual máquina estará na minha lista!!!

    ResponderExcluir
  27. Oi, minha dúvida é a mesma da Fernanda, tenho uma de 2 anos, Brastemp por agitação, mas estava muito querendo trocar, mas fico com medo na diferença $ . Você notou a diferença na conta de luz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não senti diferença, mas eu não tive outra máquina, essa é minha primeira máquina. Somos em dois em casa, uso a Lava Louças diariamente, a lava roupas de 2 a 3 x por semana, as vezes de fds chego a lavar 3 vezes seguidas. E uma geladeira de 500 e poucos litros e gastamos uma média de R$50 a R$60 mensal de luz em casa. Ajudei?

      Excluir
  28. Olá Sra. N! Já conhecia seu blog antes, sempre me inspirando com as receitas, mas estava procurando resenhas sobre a Lava e Seca 10,5kg da Electrolux e encontrei seu post aqui. Vc me deixou com uma dúvida: como vc mencionou que a lavadora tem 2 entradas de água e uma delas seria para água quente, por que vc não usa a água do aquecedor, ao invés de usar energia elétrica para aquecer?
    Seria alguma restrição da lavadora (que não reconheceria a temperatura da água de entrada e faria o aquecimento do mesmo jeito)?
    Seria alguma restrição do aquecedor, que não permite conectar uma outra saída para a lavadora?
    Ou eu entendi errado e vc usa de fato a 2ª entrada de água com água já aquecida?
    Obrigada por responder!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda,
      Desculpe a demora.

      A segunda entrada é igual a primeira. Vem inclusive da mesma torneira, todas as duas frias.

      Compramos aquelas torneira de tanque sabe? em uma saída ligamos na entrada 1 da máquina e a outra na 2.

      A máquina que aquece.

      Excluir
  29. Vc e a santa das "donas de casa" sua dica do vinagre na auto limpeza salvou o dia!

    ResponderExcluir
  30. Tu é a santa das donas de casa! VALEUUUUUU

    ResponderExcluir
  31. Olá, minha dúvida é sobre uso de sabão líquido em máquina com abertura frontal.
    Tenho uma LG lava e seca e gostaria de usar sabão líquido mas no despenser ele escorre logo. Gostaria de saber se posso colocar o sabão direto no tambor antes de colocar a roupa já que nesse modelo e marca somente depois de programada e travada é que a água começa a entrar no tambor pra iniciar a lavagem.
    Grata, Márcia Greice

    ResponderExcluir
  32. Olá, minha dúvida é sobre uso de sabão líquido em máquina com abertura frontal.
    Tenho uma LG lava e seca e gostaria de usar sabão líquido mas no despenser ele escorre logo. Gostaria de saber se posso colocar o sabão direto no tambor antes de colocar a roupa já que nesse modelo e marca somente depois de programada e travada é que a água começa a entrar no tambor pra iniciar a lavagem.
    Grata, Márcia Greice

    ResponderExcluir
  33. Gostaria de saber quantas vezes seguidas posso usar minha lava e seca da LG?

    ResponderExcluir
  34. Gostei muito do seu blog !
    Eu já comprei três vezes na loja.Doce Lar ,gostei muito das roupas de cama,
    Inclusive presenteei a minha amiga que casou semana passada. Esta e uma dica que eu dou para as mulheres que gosta de roupa de cama com preço bom .
    http://www.roupadecamaa.com

    ResponderExcluir
  35. Ajudante foi boa!!! Pouquinho de preconceito com as domesticas que por muitas vezes e tempo são mais inteligentes nessas areas que muita mulher aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. comentário ta anônimo... oque eu acho que é muito ruim, pq não precisam se esconder para comentar, nunca destratei ninguém. Não sou obrigada a me justificar mas la vai:

      O ajudante você pode ser preconceituoso dependendo da sua cabeça, em momento nenhum eu disse de quem estava falando. No meu caso é porque não quero que ninguém opere a minha máquina, seja marido em dia sozinho em casa, seja alguma faxineira ou diarista que eu venha ter um dia.

      E em momento nenhum julguei a inteligência de ninguém! mas se você quer levar para esse lado preconceituoso fique a vontade em voltar e comentar.

      E oque não gosto em algumas pessoas que ajudam na limpeza é a quantidade desnecessária que usam de panos, pegando vários durante o processo e no final tem uma pilha que as impede de terminar logo o trabalho e partir, e por vezes já ouvi reclamações de quem as contratou e não estava em casa, de que os panos foram todos lavados na máquina.

      Excluir