Porta Colher de Pau

9.4.12 •♥ Sra. N ♥• 18 Comments

Desejo que todos tenham passado bem o feriado e Páscoa. O feriado aqui em casa foi produtivo, e o domingo rendeu almoço em familia embaixo do pergolado do restaurante do Jardim Botânico (que ja falei dele aqui). Não conhece? vai lá amiga, vale muitooooo à pena!

Aproveitar para agradecer aos novos seguidores, e aos novos comentários, adoro quando recebo cada um. Afinal fazemos o blog por gosto, e é bom ter esse retorno carinhoso dos leitores.

Agora vamos falar um pouco mais sobre utensílios de cozinha...rs

Ha quem critique o uso de utensílios de madeira na cozinha, eu sinceramente prefiro ele ao plástico. Tenho alguns de plástico não nego, MAS pouco saem da gaveta. Tenho alguns de silicone também (como mostrado aqui)

Mas continuo preferindo a naturalidade das de madeira e bambu (esse em especial tem repelente natural a bactérias).

Para ficarem sempre à mão, estão acomodadas em uma MARAVILHOSA jarra de porcelana pintada à mão pela minha mãe, quando eu ainda era adolescente e ela se preocupou em preparar algumas peças para meu futuro enxoval..rs


Ao lado fica uma mini sopeira FOFA que minha avó me deu, antiga, que só tive coragem de usar uma única vez como molheira.

E ao lado da sopeira ficam 3 imagens de santo, protetores dos cozinheiros que ganhei de minha mãe e de minha sogra: São Benedito Santa Marta  e São Lourenço.

Não vou discutir religião ok? Cada um tem a sua.



E como eu sou uma cozinheira com frescura, tenho alguns modelos de colher só para doces e outros só para salgados. Assim não tem contaminação cruzada nem mistura de sabores.

Então as escuras são para salgados. E as claras que são de cabo longo e de bambu ficaram para os doces.

E o garfo? serve para fazer furos nos bolos quentes quando quero por cima colocar uma calda neles. Faz a calda penetrar mais fácil.

Serve também para servir salada com mais charme a mesa.

Segui a sugestão da Maria Rocha e fui la participar do Mosaico da Fabianafiquei com o Número 27. Vem você também participar. 


18 comentários:

  1. Ficou muito lindo, e sua chaleira que linda!

    Tenham uma ótima semana!

    Bjão

    ResponderExcluir
  2. super pratico.

    e vc acredita que não tenho nada em madeira.

    Bjsssss

    ResponderExcluir
  3. Super lindo e sem contar que fica prático d+ né...adorei seus vários modelos de colher de pau, sou nova no ramo + um dia chego lá,rsrsrsrs.
    Uma linda semana pra você.
    Bjinhus carinhosos.

    ♥ Tami ♥

    ResponderExcluir
  4. só mãe mesmo pra fazer uma coisa dessas pra gente né ?
    coisa mais linda, e deixou tudo mais prático :)
    adorei !

    ResponderExcluir
  5. Adoro colheres de pau, só não tenho mais porque aqui em manaus a umidade mofa tudo! :)

    bjus

    ResponderExcluir
  6. Oi.. adorei a ideia!
    Lá em casa vou me mudar sem armários ainda. Imagina ficar sem gaveta? Tava pensando em como fazer com meus utensílios e adorei sua dica.

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Olha, tenho um bule de porcelana pintado q é lindo...já peguei a idéia tá? Num vá brigar comigo hein??? Quem mandou postar! rssss
    Tb prefiro os utensílios de madeira aos de plástico (apesar das controvérsas).
    Sabe q me lembrei de vc esses dias, e até comentei
    com marido? tava assintindo "Que Marravilha" e falei...tenho uma amiga do blog q adora cozinhar, vou sugerir pra ela se inscrever neste programa...ia adorar te ver lá...aliás..acho q as blogueiras de plantão, tb iam adorar...pensa com carinho vai amiga? Apesar q as pessoas q vão...não tem o mesmo perfil q o seu...o dom culinário...mas finge q vc tb não tem...só pra gente te ver..e ver uma cozinha blogueira na tv tb! Óh q sucesso q ia ser! :)Bjssss

    ResponderExcluir
  8. Amei, amei, amei
    a jarra!!!!
    Parabéns, ficou
    show na sua cozinha!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  9. Ta lindo...tambem tenho colheres de madeira marcadas: só doce,salgadas.Vi nas minhas andanças pelas vizinhas blogueiras,nao me lembro aonde...Marido aqui quando vai pra cozinha so usa tábua de madeira.Ah! por que você não participa do Mural Peças de Familia que ta rolando lá no RECICLAREDECORAR da Fabi,suas peças sao lindas!!
    Bjks!!

    ResponderExcluir
  10. Eu também gosto de colheres de pau, mas prefiro aquelas que são de um marrom bem escuro, sabe qual é? É uma madeira mais lisa e mais resistente as várias lavagens.
    Linda a jarra da sua mãe
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Passei para dar um oi, e gostei muito da sia casinha. Beijos, Rose.

    ResponderExcluir
  12. Oi SrªN, sou nova no seu blog e não pude de deixar de nota a semelhança em varios itens do seu e do meu futuro lar... Um que me deixou bastante curiosa foi a extensão (puxadinho como vc chama) da sua pia para instalar o cooktop. Meu Ape tb virá com a pia da construtora igual a sua e nos tb temos o cook,vendo a sua pensei em fazer igual, mas e ai oq vc achou da sua? Ficou legal? Deu algum problema?? Bjos Cíntia

    ResponderExcluir
  13. Oi,
    Linda a jarra, também comprei colheres pau para minha cozinha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi florzinha...lindo mesmo ter o retorno de carinho que o blog nos proporciona...rs
    Amei o jarro que a mãe pintou!!Lindo!!!
    Ah!!Aproveitando, obrigada pelas dicas deixadas lá no meu cantinho!
    Bjo

    ResponderExcluir
  15. Oi, guria "N", aliás Senhora N.
    Amei teu espaço, e, já tornei-me seguidora e venho volta e meia visitar.
    Olha só, tomei a liberdade de indicá-la para uma brincadeira. Eu fiz e achei bem interessante. Dá um pulinho no meu blog pra ver os passos. Espero que goste e possa participar.
    Beijos e uma semaninha muito gostosa e produtiva.
    Patrícia Fagundes

    ResponderExcluir
  16. Sra N do céu! Sua mãe tem o dom! Que coisa linda, perfeita! Que formosura! Uma relíquia! Voê tem um apreço especial por ela, né! A molheira também é divina! Um par p/ deixar qualquer um, com o queixo caído!! Também separo as colheres para doces e salgados. Adoro minhas colheres de madeira! São as que mais passeam fora da gaveta!!rs
    Beijos, Laine.

    ResponderExcluir
  17. Estou para comprar uma jarra no estilo da sua, e para o mesmo fim...vi perto do meu trabalho e no dia a fila estava imensa, meu marido tava com pressa, daí já viu...rs...quando eu comprar eu te mostro. É daquelas que já vem com algumas colheres de pau, já é um kit mesmo.

    Bjs!

    ResponderExcluir