Curiosidade da Leitora - I

16.5.12 •♥ Sra. N ♥• 17 Comments

Algumas vezes os comentários do blog vem acompanhados de perguntas, dúvidas e curiosidades dos leitores. 

Costumo responder no próprio comentário, ou às vezes (quando o perfil ta ativo), respondo no próprio e-mail da pessoa. Mas estava pensando, se isso for curiosidade e dúvida de mais leitores? Porque não transformar essas "curiosidades" em postagens né?

Pois bem, nasce hoje o marcador "Curiosidade dos Leitores"....rs

Sra N , você sempre mostrando coisas legais e diferentes ! tenho uma curiosidade em saber quais temperos você costuma usar na cozinha no dia a dia e quais ingredientes você sempre tem em casa seja para fazer uma receita simples ou até mesmo sofiticada.

bjos

Bruna.

Então Bruna, eu sou a criatura curiosa de temperos. Tenho Muitos, e sempre que descubro algo novo quero comprar e provar.

Essa é uma parte do meu armário de temperos:

PS: Esse pote grande em forma de cozinheiro com avental, é meu saleiro

Essa foto é antiga, essa parte do armário ganhou mais uma MEIA prateleira e ta lotada de temperos.

Também tenho alguns de fácil acesso, imantados na coifa.

E tenho um lance com ervas frescas, NÃO vivo sem salsinha e cebolinha. Costumo comprar o maço, lavar, deixo pendurado no puxador do armário sobre a cuba, até secar, e pico pra usar em quase tudo.


Sou daquelas que às vezes acorda com vontade de comer pão com ovo mexido + salsinha sabe?

A base da minha comida sempre é alho, alho + cebola, ou só cebola, no azeite.

(lembrando que a forma como se faz o alho eu sinto que ele muda o sabor no prato, então algumas vezes o alho em casa é amassado, em outras picado, as veze filetado bem fino). 

E a cebola tb varia, pois às vezes quero um sabor mais doce, então uso a roxa.

Tenho 4 Moedores, 3 de vidro (um com sal grosso, outro com pimenta do reino e outro com pimenta branca), outro moedor de madeira com um mix de pimenta.

Apesar de eu não gostar de picância de uma pimenta malagueta por exemplo, ADORO pimenta moída na hora na comida. Não coloco em tudo, pq se não a refeição toda tem o mesmo gosto, mas gosto de pimenta branca para frango e peixe e a do reino para carne.

Quando refogo carne moída por exemplo, além da pimenta do reino, não deixo de usar cominho, pra mim é indispensável, compro a semente e uso o pilão para triturar ela na hora que estou cozinhando. Principalmente se a carne for para algum evento mexicano. Cominho faz total diferença.

Sal, Além do grosso moído na hora, e do refinado (dentro desse pote em formato de cozinheiro na foto), que uso diariamente. Também tenho flor de sal nacional, sal rosa do himalaia, e sal defumado que uso em alguns pratos como salada. Minha mãe provou de todos e diz que é frescura, então aceitei que eu sou fresca, pois sinto diferença neles em pratos frios.


Nóz moscada.Se alguém chegar pra mim um dia e falar que terei de ficar confinada em um local distante por X tempo, só posso levar 1 única especiaria: Nós moscada seria a primeira escolha. Tem que usar com parcimônia pq é forte e pode dominar o sabor do prato todo. Mas pra mim não existe molho bechamel (ou branco) sem ela, nem purê de  batata, nem patê de atum!


Orégano, deve ser usado além da pizza. Feijão pra mim sem orégano não é feijão, até no sanduíche prensado (pão de forma + peito de perú + Muçarela) tem que ter orégano.

Canela em pó, uso muito em doces e misturada a massas de bolo também, mas não dispenso uma pitada no molho de tomate ou no preparo do kibe assado.


Gengibre em pó, Cardamomo, lemon peper, são alguns dos temperos que gosto de usar (separados, um por vez) às vezes em peixes ou frango para variar o sabor deles.


Folha de Louro: Uso, às vezes nas marinadas para temperar carne, frango, ou peixe (principalmente se for churrasco), mas também uso no arroz branco quando é para ele ter um sabor marcante num almoço especial de domingo por exemplo. MAS APENAS UMA ÚNICA FOLHA NESSE CASO.


Acho que isso é um pouco do básico de casa e tb dos temperos que deixo pra algumas outras ocasiões.


Lembrando que, cozinha não é uma matemática exata, e sim uma alquimia, então o importante é vc ter disposição de provar, e ir tentando. Não é receita de bolo que vc fale que sempre tem que usar XYZ assim ou assado. Muitas vezes eu to com a receita pronta e penso, será que se eu misturar tal coisa não fica bom? ai eu testo, se fizer sucesso sei que posso repetir, se não deixo pra tentar em um próximo preparo com outros ingredientes.


Aproveitando, se você tb tem alguma curiosidade, escreva, eu terei prazer em ajudar. E se você me mandou algo por comentário ou e-mail que eu não tenha lhe respondido, por favor encaminhe novamente pois tive problemas no meu e-mail e fiz o favor de perder algumas mensagens.


(Se não me falha a memória, alguém tempos atrás me perguntou algo sobre viver em condomínio x consumo de água, gás e afins e quando fui responder não achei mais o Email).

17 comentários:

  1. Como você é organizada, seu armário faz gosto de vê!

    Mas uma vez parabéns!

    Beijão,

    Alê

    ResponderExcluir
  2. Amei seu post...dessa forma também conhecemos mais sobre você.
    Bjinhus

    ResponderExcluir
  3. Seu porta sal é identico ao meu...só muda a roupa! kkk

    Eu também adoro temperos, acho que podem transformar completamente um prato!

    bjooo

    ResponderExcluir
  4. Caraca, mulher! Sou sua fã!!!
    E olha que interessante: Sou recém casada, não sei cozinhar. Estou aprendendo. Não sigo receita, vou tentando.E foi gratificante ver que estou no caminho certo, pq vi aí várias coisas que faço igual instintivamente.
    Bjksss

    ResponderExcluir
  5. Adorei suas dicas e com certeza vai ajudar muita gente que tem medo de ousar nos temperos, eu sou como vc, a d o r o fuçar em programas de tv, revistas, etc... tudo que diz respeito a culinária e com isso fui tomando coragem para ousar. Valeu...

    Beijinhosssss

    ResponderExcluir
  6. Nada melhor que uma comidinha caseira temperada. Pra mim o sucesso de um prato está no tempero!

    Beijos,
    Lets

    ResponderExcluir
  7. Nooossa!
    Adorei o post!

    Não entendo muito de temperos, só sei que gostaria de diminuir um pouco o sal da comida e ADOREI suas sugestões.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Olá, uma dúvida, a salsinha e a cebolinha, depois de picada, vc armazena aonde? minha mãe costuma congelar (separadamente) mais não gosto, principalmente a cebolinha, perde todo o sabor. Vc armazena na geladeira mesmo?

    ResponderExcluir
  9. Olá, vc pode me dizer como vc armazena a salsinha e a cebolinha? Minha mãe costuma congelar, mais não gosto do sabor e textura. Adoro seu blog e suas receitinhas.

    ResponderExcluir
  10. Oi Sra N. Tudo bem?
    Gostei muito do post sobre temperos. Eu também tinha dúvidas pois faço meus testes em casa, seja com massas, molhos, sopas, saladas, etc. Uma coisa que eu aprendi e não sei se é correto mais funciona, é que quando dá alguma coisa errada, corrijo com creme de leite ou queijo. Fica ótimo! rs Disfarça a escorregada...rs Aprendo muito com suas dicas e receitas, já fiz várias. O público aqui de casa aprova e eu fico feliz.
    Aproveitei essas dicas de temperos e fiz uma listinha e coloquei numa pasta para proteger, na próxima ida ao mercado, comprarei todos. Detalhe: deixarei essa pastinha com as dicas na parede da cozinha, próximo à bancada que uso para preparar os alimentos.
    Obrigadão, beijos mil.

    ResponderExcluir
  11. Nossa, Sra. N, como sempre estou de queixo caído... Adoro seus posts, falam dos mais diversos assuntos. Adorei saber de que forma posso usar esses diversos temperos. O e-mail perdido sobre condomínio devia ser meu rsrsrs, eu havia perguntado se você poderia fazer um post sobre taxas de concomínio, pois o meu me deixa triste.

    Uma beijoca,

    Meire m.ndombaxi@ig.com.br

    ResponderExcluir
  12. mulher de Deus qto tempero... nem sabia que existia tdo isso!!! kkkk a folha de louro usada para cozinhar o feijão tb fica uma delicia!!! bjoss

    ResponderExcluir
  13. Oi Sra. N !

    Gostei bastante das dicas de temperos. Não conhecia esse tanto de tipos de sal!
    E me surpreendi com o uso de orégano no feijão...fiquei curiosa, vou experimentar.
    Estava lendo (relendo) seus posts anteriores e também tenho uma centrífuga há anos que usei uma ou duas vezes. É horrível de limpar! rsrsr :)

    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  14. Me apaixonei por seu saleiro...lindo demais!!!bjsss

    ResponderExcluir
  15. Sra N , Fiquei muito feliz quando vi meu comentario publicado e respondido !!! ameeeiii suas dicas e com certeza serão úteis !

    Obrigada ...

    Bjos

    Bruna Morais

    ResponderExcluir
  16. Adorei o Post, muito explicativo!!!!!
    Vou copiar alguns dos seus hábitos com os temperos!!!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  17. Super úteis suas dicas.. comecei minha hortinha agora,já tenho hortelã,majerição,salsinha,cebolinha e alecrim... mas,quero muito mais..é muito prazeroso catar tudo fresquinho.. AMO
    BEIJOS
    Lari

    ResponderExcluir