Ingredientes que Não Podem Faltar

21.5.12 •♥ Sra. N ♥• 9 Comments

Ainda complementando a pergunta da Bruna (Na postagem que fiz sobre temperos), volto para falar sobre ingredientes:

quais ingredientes você sempre tem em casa seja para fazer uma receita simples ou até mesmo sofiticada.

Não falei tudo naquela postagem ou ficaria enorme.

Na casa de vocês funciona tudo certinho? programado? com cardápio? Pois em casa não funciona assim não. Sou muito de inspiração e disposição. (ah esses hormônios...rs)

Mas também não gosto de todo dia ter que comprar algo na volta do trabalho para preparar no jantar, primeiro porque não tenho tempo para essas "paradas", e segundo porque não tenho paciência.

Então algumas pessoas me perguntam: como é que você pode cozinhar sem cardápio pré programado e sem compras diárias?

A minha resposta é, tendo uma despensa igual economia de guerra (como diz Sr. N) e tendo um freezer.



Lembrando que: às vezes não faço jantar, estou muito cansada ou sem inspiração. E se nesse dia não temos nada salgado que preparei no domingo como dito aqui, o jantar acaba sendo um lanche reforçado.

Então muitas vezes a inspiração vem na cama...rs

Tipo assim: jantei, fiz a terceira jornada do dia no ateliê, tomei banho, deitei pra assistir algo legal (e claro que a cabeça ta sempre la em alerta criando coisas sempre), e quando o pensamento cai em comida e penso em algo para o jantar da próxima noite, se envolver o freezer eu tiro dele e desço para a geladeira assim vai descongelando com segurança para a próxima noite.

Então alguns dos ingredientes principais pro dia a dia (ou noite a noite)em casa são: 

Ricota de Búfala (tem sabor muito mais gostoso que a de vaca). Faço um patê com ela amassadinha + azeite, sal, cebolinha picada e um pouco de maionese light, e essa pastinha consumimos na torrada do café da manhã.

Folhas para salada (alface, rúcula, às vezes agrião) que eu nem sempre consigo, mas tento, deixar lavadinha e guardada pronta para consumo, assim é só temperar na hora de comer.

Só que salada em casa sempre tem que ter alguma complemento além das folhas e temperos, então sempre tem algum pedaço de queijo passeando na geladeira para esse fim (branco, ou Muçarela.

Mas isso é mais frequente em casa durante o verão, manter a dieta...rs Pois a salada vem acompanhada de um grelhado, normalmente frango. Então nunca falta no freezer aqueles filezinhos de frango congelados solto (SEM TEMPERO) tipo esse. Tempero com azeite, alho, sal e lemon pepper. Sr. N adora!

Macarrão, de qualquer formato, mas de boa qualidade (grano duro). Uma massinha bem feita salva um jantar.

Ovos. Também salvam um jantar, virando omelete ou junto com o macarrão acima + bacon + parmesão um bom Carbonara.

Linguiça Defumada fininha também são ótimas para o dia a dia, saborosas, viram um macarrão ótimo refogadas no azeite alho e salsinha. Como também são ótimas para recheio de torta, de Nhocão (sabe aquele purê eformado?), até um escondidinho com elas, ou apenas refogadas para acompanhar um arroz e salada.

Arroz. Não sou fã de arroz branco, mas to aprendendo a comer mais vezes. Então tem sempre arroz branco em casa, parboilizado, gosto muito do "Prato Fino" e do "Camil". Mas também não falta o Arbório, Pra uma noite fria um risotinho cremoso, cai muito bem.

Tomate Pelado é outro ingrediente coringa e salvador na cozinha, para recheios de torta, para rebatizar aquele frango desfiado que sobrou de domingo. Pelo menos uma lata a despensa tem sempre que ter. 

Creme de Leite, de lata (prefiro o sabor dele na lata que na caixinha longa vida), uso muito em receitas salgadas para recheios de tortas, strogonoff, fricassê de frango.

Batata'S, na versão in natura, palha, e purê desidratado. A palha não usamos apenas no dogão, mas também misturada ao arroz que ganha nome de biro biro, in natura pra virar Batata Röstti (que postei aqui) ou Nhoque recheado (aqui).  O purê desidratado não tenho vergonha nenhuma de admitir que uso para preparar um purê rápido para acompanhar algum jantar ou dogão, mas também para "engrossar" alguma sopa.

Agora ingredientes para receitas mais "elaboradas" tenho alguns quase sempre no freezer, geladeira e armário:

Fundos de alcachofra em conserva (ótimo para risoto);
Funghi Secchi (ótimo para risoto e também para um espaghetti com creme de leite);
Queijo Camembert;
Tomate Seco em conserva;
Tomate Seco Desidratado;
Chantilly Spray (tenho sempre dessa marca), não tem sabor de gordura e é ótimo pra encermentar um cafézinho preto ou uma sobremesa;
Creme de Leite Fresco (esse eu deixo para comprar na ocasião de usar mesmo)- molho alfredo com ele é maravilhoso, strogonoff também;
Biscoito folhado São ótimos para criar uma sobremesa bonita de última hora pra impressionar o marido (com o chantilly então melhor ainda)

Se deixar eu passo o dia falando em comida...rs

Lembrando que: freezer economiza muito mais energia estando "cheio".

E a despensa, armário, e freezer de casa parecem sempre organizados, porque Sr. N é um poço de paciência pra essas arrumações, e ótimo com tetris.

9 comentários:

  1. Adorei seu post...sempre tenho um pouco de cada coisa lá em casa e aí quando a inspiração vem é só correr pra cozinha.
    Lindo dia pra você.
    Bjinhus

    ResponderExcluir
  2. hhhahaha adorei!!!!Tbm não tenho paciência e nem tempo para "passear" pelo supermercado todos os dias...somos iguais amiga! Ahhhh esses hormônios...acabam conosco! rs
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Vim te conhecer e gostei muito de tudo o que vi... Com certeza voltarei muuuuiiitas vezes.

    Venha me conhecer também.
    Bjs Márcia

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Jogo no seu time colega... Já tentei ser super organizada como algumas blogueiras que via por aí, que tinha até cardápio da semana pregado na geladeira e consegui seguir a risca. Eu já tentei por 2 vezes, sem sucesso. Não tenho tempo para isso, e muitas vezes acabo resolvendo o que comer a noite mesmo, quando chego do serviço. E quando a preguiça geral bate, ficamos num lanchinho e tudo certo.
    Que bom saber que sol normal!!! rsrs

    ResponderExcluir
  5. adorei o post ... me ajudou muito não sei fazer muita coisa mais tenho aprendido com seu blog. obrigada por me responder.

    Bjos

    Bruna Morais

    ResponderExcluir
  6. nós mulheres temos que pensar em td neh?!

    em casa as jantas são SEMPRE rápidas

    Bjssss

    ResponderExcluir
  7. Queria ter pelo menos metade da sua criatividade e jeito pra cozinhar. Minha despensa também é desse jeito, não tenho paciência de ficar indo no mercado todos os dias (na verdade 1 vez no mês já é uma tortura!) Mas tenho dificuldade pra comprar carnes aqui na minha atual cidade, não confio nos açougues daqui. Aliás acho que estou mal acostumada, onde meu pai mora, todos os açougues (até nos mercados) quando eu peço a carne, eles limpam tanto, tanto! E quando peço mignon pra estrogonofe, o cara fica uns 30 minutos limpando, e cortando em pequenos pedacinhos, um capricho!
    Um dia eu consigo ter tanta versatilidade assim na cozinha :) Sou sua fã :)
    PS: Ontem tive de pedir pizza pra janta rsrsrsrsrs
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Ei,
    adoro qdo se tem dde tudo e mais um poquinho na dispensa, aqui em casa sempre faziamos assim, era querer comer algo e ter como fazer hehe.
    Mas nesse momento tenho ido toda semna, comprando algumas coisitas semanalmente, confesso: que saco!!! hehe
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. aodrei as dicas . muito bom mesmo.

    ResponderExcluir