Maple Syrup Caseiro

12.5.12 •♥ Sra. N ♥• 3 Comments



Xarope para se colocar sobre panquecas e waffles.  Sabor único, que lembra uma calda de pudim ou manjar.

Muito consumido na américa do norte, é dificil encontrá-lo com no Brasil e quando se encontra custa caro.

Desde que provei a primeira vez gostei, mas confesso dá pra viver sem. O vidro acabou, e eu lancei um desafio a mim mesma, de tentar fazer algo o mais próximo do sabor original.

Depois de algumas tentativas e erro saiu....rs

Quantidades da receita não tenho, não é exata. Mas é assim:

Caramelizar açúcar baunilhado. Em fogo baixo pra não queimar. Quando virar caramelo, coloque um pouco de água, deixe dissolver todo o açúcar rígido, e ainda em fogo baixo coloque uma colher de sopa de extrato de baunilha.

Se tiver a fava em casa, é ainda melhor, pega meia fava, corta ao meio, coloque cuidadosamente toda a semente interior (raspando com uma faca) na panela com a calda de açúcar.

DICA: a fava coloque sobrou e a casca dessa que vc raspou, coloca la no seu extrato, no pote de açúcar ou guarda fechadinho pra ferver com leite quando for fazer um mingau ou creme de confeiteiro.

Deixa ferver uns 20 minutos q vai reduzir bem.

Depois disso, tire do fogo, deixe esfriar.  Misture com XAROPE sabor Caramelo (que se usa pra Soda Italiana) eu uso Kally

E pronto, vc já tem maple caseiro prontinho.

Se tiver esse frasco do maple original, aposto com vc que ninguém falará que não é...rs

3 comentários:

  1. Oi, não temos o costume de comer esta calda, mas é legal saber como é feito.

    bjao, ótimo fim de semana!
    Jaque

    ResponderExcluir
  2. Sra. N , você sempre com coisas novas e interessantes ... gostaria de saber quais temperos você usa para cozinhar e quais ingredientes nunca podem faltar na sua casa seja eles para uma receita simples ou mais sofisticada.

    Bjos

    Bruna Morais

    ResponderExcluir
  3. Sra N , você sempre mostrando coisas legais e diferentes ! tenho uma curiosidade em saber quais temperos você costuma usar na cozinha no dia a dia e quais ingredientes você sempre tem em casa seja para fazer uma receita simples ou até mesmo sofiticada.

    bjos

    Bruna.

    ResponderExcluir