Taxas de Condomínio

23.5.12 •♥ Sra. N ♥• 13 Comments

Eu não estou tão retardada como suspeitava...rs

Falei que minha memória viu um e-mail de alguma leitora perguntando algo que eu não respondi? Ainda bem que a Meire (Ridjo) voltou pra me lembrar qual era...rs

Eu sou a Ridjo

Nossa, Sra. N, como sempre estou de queixo caído... Adoro seus posts, falam dos mais diversos assuntos. Adorei saber de que forma posso usar esses diversos temperos. O e-mail perdido sobre condomínio devia ser meu rsrsrs, eu havia perguntado se você poderia fazer um post sobre taxas de concomínio, pois o meu me deixa triste.

Uma beijoca,

Meire 

Vamos falar de condomínio hoje.

Alguns de você devem ter lido as duas postagens sobre individualização de água. Se perdeu não tem problema, volte aqui e aqui

Quando compramos o apartamento na planta, a Construtora informou que a "previsão" de valor de condomínio seria de R$ 170,00.

Não acreditamos fielmente, mas até que não estamos muito além disso (TIRANDO os extras claro).

Lembrando que o valor do condomínio é calculado pela fração ideal, no nosso condomínio temos 300 apartamentos dividido3 em 4 torres e 3 plantas diferentes.

E cada torre tem dois elevadores.

Estamos pagando atualmente R$ 200,00.

Só que fora isso tem mais IPTU (que não foi desmembrado por unidade autônoma ainda) então morre mais R$100,00 de cada parcela.

+ R$ 20 de Fundo de Melhoria.

+ R$ 20 de Fundo de reserva.

+ a taxa variante da água que é dividida por igual. Oque eu acho um absurdo pois temos uma familia no nosso andar por exemplo que são 5 pessoas adultas, e nós somos apenas dois. (bora lá fazer um monte de filho exatamente agora!) - Esse mês de água foi R$ 45,00

média então de R$ 400,00

São 11 Mil m2 de terreno, 1 vaga de garagem por apartamento (ainda não sorteadas e tb temos 20% delas presas), 8 elevadores, 1 quadra poliesportiva, 2 churrasqueiras, 1 piscina adulto (super pequena) e 1 menor ainda infantil, pista de skate, 1 Salão de jogos equipado, 1 brinquedoteca para os menores com chão emborrachado, 1 mini playground, portaria 24horas.

Nosso lixo é recolhido 1 vez por dia de porta em porta perto das 14horas, como nunca estamos lá essa hora, e a grande maioria também não, nós mesmos levamos cada um seu lixo até a lixeira central. Quem reclama disso é o pessoal que mora nos blocos distantes da lixeira.

Quando estávamos procurando apartamento em SP, muito tentamos encontrar apartamentos desses que SEM nada!!!! apenas salão de festas, até SEM elevador estávamos dando preferência para ter um condomínio barato e com MENOS problemas. Mas foi impossível, aqui chove apartamentos ENORMES e cheios de frescuras que a gente NUNCA usa.

Depois voltarei com outra postagem falando de "VIVER EM CONDOMÍNIO", que deveria receber o título: "Nada é tão ruim que não possa piorar".


E você? como funciona seu condomínio?

13 comentários:

  1. Gostei muito desse post, vou acompanhar ao outros sobre esse assunto, já que vou morar num condomínio e quero saber mais sobre isso.
    Obrigada por compartilhar!
    Beijão,
    Alê

    ResponderExcluir
  2. Bom dia pessoal , moro em condominio de casas , alto padrao, com um baita sistema de segurança , quer dizer o condominio serve basicamente para manutenção de area de lazer, jardinagem e segurança. A meu ver é muito barato pelo o que ofereçe depende do tamanho do lote, o meu é dos medios 388 metros, pago 360 reais, isso sem agua e luz.Como sou corretora vou te dizer o que acedito em relação ao que se busca hoje na hora de comprar um imovel, as pessoas no geral podem achar que nao usam as areas sociais, porem na hora de vender muito mais clientes procuram imoveis com infra completa pois trata-se de qualidade de vida, entao resumindo é o que vai valorizar seu imovel, futuramente. Eu aqui no meu tenho Squach que eu nao uso, tenho quadras de futebol,tenis,sauna , piscina olimpica, piscina aquecida, e ainda fiz piscina em casa. Muita gente nem sai de dentro de suas casas. ..Porem na momento que voce coloca uma placa de vende-se em frente a uma delas nao dura 2 semanas ....Assim o que eu quero te dizer ..hoje o que vende é qualidade de vida , é voce nao precisar sair de casa pra ir a uma academia, ou fazer natação... O problema e que o corretor te mentiu no momento da venda a respeito do valor do condominio , eu estou pagando exatamente o premetido pela construtora no momento da entrega. Num condominio do tamanho do de voces , voces teriam que pagar em torno de 300 no maximo. Sugiro que voces façam uma assembleia solicitando uma prestaçao de contas e exigindo pra onde esta indo esse dinheiro...É só fazer os calculos , a quantidade de dinheiro que cada um paga ,as despesas que o condominio tem com a folha de pagto...acho que alguem deve estar guardando algum....bjjjj e boa sorte
    Vao buscar seus direitos

    ResponderExcluir
  3. Oi Sra N, eu não sei exatamente como funciona esse negócio para chegar no valor do condominio, só posso dizer que todos estão um absurdo.
    Minha mãe mora em um prédio mais antigo, com apenas 12 apartamentos sem nenhuma area de lazer e paga R$ 450,00. É muito carooooo.
    Eu tb não estou pagando barato e provavelmente deve aumentar logo logo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei esse post Sra.N,eu moro em ap tbm so q pago pouco de condominio pq aqui não tem elevador é na base da canela pra subir...kkkkk moro no quarto andar,aqui a agua tbm é dividido por igual pra cada ap...
    Euuu simplesmente adoro o seu blog e sempre to por aki vendo as novidades...bjus

    http://simony-fragoso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Sra. N. que encantador de sua parte fazer um post com o tema que eu pedi! Não encontro muitos (nenmum, tirando o que a Maysa fez sobre o assunto) e é um assunto importantíssimo, pois ele vai abocanhar pelo resto da vida um dinheiro que poderíamos investir DENTRO de nosso apê. Adorei logo de cara a introdução desse tema, como é de seu perfil: com detalhes. Vou tentar colocar um link do que fiz, ainda não tinha recebido o primeiro boleto, agora já recebi, mas não sei o que estou pagando (tem menos de 10 unidades habitadas no momento). Ainda não mudei.

    Beijoca e obrigada. Meire

    http://senaoesopaebolo.blogspot.com.br/2012/02/taxas-de-condominio-parte-i.html?utm_source=BP_recent

    ResponderExcluir
  6. Eu concordo com a construindo.

    Moro atualmente num cortiço, o condomínio é barato, não tem nada e é uma zona, com pessoas ultra-mal educadas! pretendo me mudar o mais breve possível porque ninguém merece!

    Acho que fora esses fatores, acho que um condomínio mais alto seleciona as pessoas que vão morar (claro que tem muita gente rica porca), mas supõe-se que quanto maior o poder aquisitivo mais instrução a pessoa tem. Então você consegue morar num lugar com o mínimo de educação e limpeza.

    Acho que o condomínio vale o preço quando, por exemplo no seu caso, está tudo limpinho o tempo todo? os elevadores funcionam em perfeitas condições? as áreas de lazer estão bem cuidadas? A manutenção do prédio é feita com regularidade? Tem funcionários suficientes e todos estão devidamente uniformizados e te tratam com educação? Porque se está tudo correndo certo é porque o dinheiro está sendo usado, mas a maneira que está sendo usado só na assembléia com a prestação de contas, porque tem alguns síndicos que se deixam levar por supérfluos e acabam gastando a toa.

    bjoo

    ResponderExcluir
  7. Adorei seu post e quero dizer que esse negócio de condomínio me mata de raiva todo mês quando temos que pagar de 500 a 580 reais. No meu prédio não tem absolutamente nada, apenas um salão de festa pequeno e que temos que pagar uma taxa se desejarmos usar. Não tem piscina, não tem academia, não tem play, não tem nada. Ah, temos uma vaga na garagem. Ah, esse valor é sem água qye aqui também funciona como o seu, sem taxa de IPTU... então imagina.
    Acredito que dependa do lugar, moro no Rio de janeiro onde tudo é absurdamente caro.
    É isso querida, sinceramente eu acho que o seu está um valor ótimo, mas eu sei que cada um sabe onde aperta, né?
    Sempre penso que o importante é que tenho um lar... pensando assim eu não reclamo tanto...rs.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Oi Sra N!
    No meu prédio são 12 apartamentos, com elevador, nenhuma área de lazer, 1 vaga na garagem. Pagamos R$ 400 por mês, com a água incluída. Parece caro, e é, mas no meu bairro é assim mesmo, os prédios têm no máximo 3 andares e por isso, menos unidades. Portanto, a taxa acaba sendo alta para cobrir todos os custos... no caso da minha mãe é ainda pior, o prédio dela tem 5 apartamentos, sem lazer, c/ elevador, 4 vagas e...R$ 850 por mês!
    Portanto, não reclamem rsrsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flavinha...rs

      Não to reclamando não, a postagem foi justamente pra um saber um pouco do outro, pq tem gente q não sabe nem nunca morou em condomínio.

      Aqui até que o preço não esta alto por sem em SP em região boa, tem gente que paga absurdamente mais...rs

      Bjs

      Excluir
  9. Olá.

    Eu estou em um novo condomínio há três meses com uma taxa de 450,00. Acho que está caro e muitos dos moradores também concordam e juntos estamos estudando o valor real necessário para a taxa de condomínio. Sabemos que vai baixar, principalmente quando individualizarmos a água, o que também estamos vendo como fazer.
    O condomínio é novo e já estamos no terceiro síndico. Passamos por um momento ruim e agora estamos tentando acertar. O legal daqui é que vejo que muitos dos moradores estão interessados em ajudar e o novo síndico pensa em ter uma administração participativa, com todos que desejarem ajudar participando de comissões de apoio ao síndico.
    Acho que nós moradores devíamos cobrar mais informações, quanto o condomínio gasta, quantos funcionário e para que, qual o caixa reserva e sugerir mudanças no que não está funcionando.
    Vale lembrar que o condomínio é de todos e o síndico não é e nem deve ser considerado como responsável absoluto de uma propriedade que pertence a vários.
    Cada um deve cuidar um pouquinho, nem que seja fazendo pesquisa de porta em porta com os vizinhos e sugerindo pautas para serem discutidas nas reuniões.
    Tente ir até a administração de seu condomínio e solicitar o orçamento para você entender o porque de cada valor.
    Bjs,
    Alexia
    desejoconcedido.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Sra N !

    Olha, taí uma coisa que dá pano pra manga! Vou falar primeiro de onde eu morava, afinal mudei tem só 6 meses. É um condomínio horizontal (aptos tipo sobrado, um em cima um embaixo. Antigamente as taxas sempre foram baixas, até que duas senhoras resolveram assumir de síndica e subsíndica. Começaram a fazer mil mudanças, boa parte delas sem consultar ninguém, sem reunião elas escolhiam cores e revestimentos que lhes agradava e sempre o pedreiro amigo que era contratado. Aí começou o meu sufoco porque eu não concordava e reclamava, aí ela começou a pegar no meu pé e das pessoas que reclamavam também. E olha que por ser um prédio baixo não tem elevador, apenas uma funcionária pela manhã, não tem porteiro. Mas ela encheu o prédio de holofotes e câmeras com infra vermelho (acho que é para a mãe ficar vigiando todo mundo rsrs).Criou taxa de conserto da calçada, taxa para reforma elétrica, fundo de obras, fundo de férias, fundo de natal...e como ninguém ia às reuniões para não bater de frente com ela, ela ficava à vontade para fazer o que queria. Se alguém questiona as contas, ela diz que vai processar porque estão dizendo que ela rouba. É barraqueeira! Conclusão: após morar quase a vida toda lá, resolvi arrumar outro lugar e ter mais qualidade de vida. Ufa, que alívio! Onde moro o condomínio é mais caro, mas é tudo bem mais tranquilo.

    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    O valor do condomínio em geral é feito da seguinte maneira:Pagamento de pessoal,normalmente 5 funcionários: dois porteiros para o dia e dois para a noite, pois trabalham em dias alternados e um servente. Pagamento de telefone, água, eletricidade e gás.Pagamento de manutenção de elevadores, manutenção de bombas de água, jardineiro,manutenção de portões,cerca elétrica, central de interfone e outro serviços. Tem ainda limpeza de caixa de água e cisterna, dedetização de três em três meses, manutenção de pára-raio, extintores e etc.Fora tudo isso ainda tem os consertos elétricos e hidráulicos.
    Quando pagamos o condomínio achamos um absurdo, mas se parar para fazer as contas verá que é justo, claro que estou falando em valores normais como exemplo:prédio de 20 aptos R$ 600,00.
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  12. Adorei o tema, eu já morei por 18 anos em um condominio e sei que o mais caro da taxa é o pagamento de pessoal, atualmente estou no aguardo das chaves da nova aquisição e estamos pagando o condominio ja faz 3 meses no valor de 400reais mas novamente o maior gasto fica por conta do pessoal que deve ser especializado e capacitado para as funções exercidas, temos porteiro 24h e zeladores.
    Na primeira experiencia a assembleia decidiu apos 10 anos, baixar o condominio e contratar pessoal mais barato, começou um entra e sai que acabou ocasionando em vários furtos (coisa que antes nunca ocorria) Por isso não acho caro pagar por bons serviços, o problema é quando o condominio é caro e está tudo sucateado.

    Adorei suas explicações.

    Abraços

    ResponderExcluir