Fazendo Compras

4.6.12 •♥ Sra. N ♥• 17 Comments

Adoro os comentários com perguntas, é tão bom quando vocês direcionam as próximas postagens.

Dessa vez, vou atender ao pedido de Marcela Pontes.

Esse post me fez lembrar de uma coisa: qdo vou ao mercado, ainda não sei comprar frutas e legumes. Como faço, por ex, pra saber se uma cenoura está boa? Uma cebola? Uma pera??
Obrigada!
Bjkssss


Primeiro, vou me justificar. Não sou as melhor pessoa para compras, principalmente de "frescos" e de peixe.

ODEIO com todas as minhas forças ir a feira, e não acho que os produtos da feira "duram", então sempre prefiro comprar no hortifruti. É mais caro que na feira, mas duram mais tempo.

Algumas dicas fui guardando de ver minha mãe e pai comprando ou vendo em casa o estado das coisas.

E agora vou confessar um defeito meu, falo defeito porque não me orgulho disso, mas sinto que é muito necessário. EU CHEIRO TUDO!

Quando falo tudo, é tudo mesmo. Até as gavetinhas de carne moída no mercado, eu faço um furo e cheiro. E lógico que levo a furada para casa.

Vou dar alguns exemplos usando o pedido da Marcela.

Cebola, sempre vou primeiro no lance da aparência, e depois da firmeza, por ultimo o cheiro. Se elas estiverem todas sem aquela casca de fora inteira eu nem pego.

Pêra, vejo se não estão machucadas, e se estão firmes.
PS: Pêra e Maçã, dou preferência em comprar aquelas que ja vêem embaladas do distribuidor sabe? tipo turma da mônica?!

Cenoura, vejo se não estão machucadas, e se estão firmes. 

Berinjela, precisa prestar muita atenção se a casca não tem nenhum "FURO", se tiver descarte, é bigato na certa. (cara de nojo agora).

Banana, precisa estar com a casca firme, se comprar ela mais verdinha não tem problema, ela amadurece em casa. 
SEGREDO: assim que chegar em casa, solte todas as bananas do cacho, elas duram mais tempo e não tem aquela mosquinha chata voadora.

Melão, aprendi com meu pai a apertar aquele miolo do topo, onde sairia o galho quando ele tava plantado. Se estiver mole ta maduro.

Melância, é melhor comprar cortada para ver internamente como ela está.

Abacate, ou avocado, tem que "apertar" com delicadeza, se estiver firme ta verde, se estiver ligeiramente mole ta começando a ficar maduro para comer.

Fruta delicada como figo ou morango, precisa prestar atenção na aparência. Por exemplo morango, olhar toda a bandeja ou caixinha plástica pra ver se não tem muitos mofados nem soltado liquido. Porque isso demonstra que estão passados.

Laranja, eu não compro em casa, não consigo descrever como comprar.

Vou aproveitar essa postagem pra sugerir um livro de cozinha muito bom, foi um dos primeiros que ME COMPREI de presente anos atrás.


Encontrei uma página nesse blog com uma imagem interna do livro, só que não é na parte de legumes. Mas dá pra ter ideia de como ele é bem completo.

Ele não tem NENHUMA foto, só ilustrações, de todos os ingredientes, oque deixa o livro sempre atual.

E em especial a parte de legumes, vem cada um em uma página. Onde é descrito suas características, depois como comprar. E também sugestões de algumas formas de preparo que ele fica melhor e uma única receita de sugestão.

Próxima ida a livraria, pegue um na mão e veja. SUPERrecomendo principalmente para quem não tem experiência nenhuma de cozinha, culinária e compra.

17 comentários:

  1. Sempre que vou para o hortifruti acabo indo sempre pela a aparência. Quando as cebolas ou tomates ou bananas ou qualquer coisa que eu queira estão muito feios, eu nem pego e vou à outro mercado procurar.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Otimas dicas!!
    Eu não sou muito boa em comprar legumes, mas agora vou prestar mais atencao e cheirar bastante rs

    Bjo Bjo

    ResponderExcluir
  3. Esse livro eh realmente excelente! Eu comprei logo que me casei e estou sempre pesquisando algo! Também recomendo!
    Bjosss

    ResponderExcluir
  4. amei estas dicas!!!! tb tenho várias dúvidas sobre legumes, e sobre o livro deve ser bom tb estou interessada e vou ver se compro qdo der... beijoss

    ResponderExcluir
  5. Maça aqui em casa só a da Turma da Mônica, melão eu compro o melão Rei ele já vem embalado e escrito sou saboroso. Todos estão bons, é incrível! E eu tb cheiro tudo.
    beijocas

    ResponderExcluir
  6. Menina... lendo seu post dei até risada, pois EU sou do tipo de também cheira tudo, vou a feira (sim eu vou a feira pq é boa por aqui) e cada fruta ou legume eu cheiro mesmo, meu marido fica dando risada, mas na hora de saber se o mamão é doce ele fala: benzinho cheira o mamão prá ver se está bom? A dica das laranjas é do meu marido,a casca tem que ser lisa e verde (eu prefiro casca laranja) e tem que estar firme e se der para provar, melhor. Ah o abacaxi.... este é uma loteria, as vezes a casca está linda e por dentro ruim/azedo, mas a dica é puxar uma folha, se sair fácil está maduro e leve sempre com a coroa(folhas). Kiwi: firme e com a bundinha(???) levemente macia, mas não mole. bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que não sou a única...rs

      E sua contribuição foi muito boa!

      Se lembrar de mais coisas pode escrever, eu agradeço.

      Bjs

      Excluir
  7. Adorei as dicas, a gente sempre aprende alguma coisa nova com vc.

    Se me permite vou passar algumas minhas que aprendi nestes anos de feira.

    Tanto a laranja quanto o limao, prefira as de casca bem lisa e fina pois sao as que tem mais suco, as de casca rugosa e grossa normalmente estao meio secas.

    O abacate vc pode ver tbem se o caroço ta solto, balançando mesmo, se tiver esta bom.

    Adoro peras mas antes eu escolhia as mais suculentas e logo elas estragavam, hj depois de muito apanhar eu escolho elas meio verdes e coloco na geladeira, ai vou tirando aos poucos e colocando na fruteira, desta forma sempre tem alguma no ponto de consumir.

    Bjao
    Andrea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem frutas que eu peço ajuda do feirante (quando sou obrigada a ir a feira), abacaxi era uma delas. O bom é que com esses comentários todos, u acabo aprendendo muito tb.

      Pêra eu compro de pacote e também mantenho na geladeira.

      Uma fruta que eu não me arrisco em comprar é mangostin, várias vezes fui seca de vontade e me ferrei quando cheguei em casa.

      Excluir
  8. Olá!

    Não sou muito experiente (meu pai sempre fez as compras de casa) e agora minha namorada que faz, mas sei que vc tem que olhar na pontinha da cenoura se o miolo não está esfiapando (acho que assim é a melhor forma de entender). Se estiver, a cenoura não cozinha e se comer crua ela pode amargar! Obrigada pelas dicas tão valiosas!

    ResponderExcluir
  9. Ehehehe, sou filha de donos de sacolão...cresci no meio da verdurança toda...fazer feira é uma diversão...rs

    Mas vou deixar duas diquinhas...

    1- Não aperte o abacate (aliás, não aperte nenhuma fruta...rs) se vc sacudir e o caroço estiver solto (faz um barulhão) ele está maduro, caso contrário está verde.

    2- A melancia boa faz um som oco quando vc bate na casca dela. A dica é: pesada com som oco, não tem erro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Muito boas as suas dicas, gostei!
    Agora a laranja eu só compro a laranja pêra do rio, esta eu escolho as de casca fina, lisa e brilhante.
    Também tenho costume de cheirar e as vezes lavar a fruta ou a verdura quando está muito suja. É que compro sempre em atacadão e lá vem direto do produtor, as vezes vem meio sujinha mesmo.
    Já tive uma experiência desagradável com brócolis. Na pressa levei o primeiro brócolis "bonito" que ví na frente e quando cheguei em casa percebí que os cabos e folhas estavam podres, só as pontinhas estavam boas e tive que jogar ele todinho no lixo. Fiquei super chateada mas não teve jeito. Sempre procuro comprar em sacolão, atacadão e em alguns mercados na quarta-feira, quase nunca vou á feira pois detesto também. Nós não comemos enlatados e conserva então esse tipo de compra aqui em casa é rotina de toda semana.
    Bjos e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  11. Amei a dica, mesmo porque tem muitas coisas que não sei comprar tbém!!!
    Bom esse livro, hein! Será uma de minhas aquisições quando mudar!!

    Bjussss flor =)

    ResponderExcluir
  12. Ai menina, sou uma negação na cozinha e detesto sair fazer compras. Já teve época que comprava tudo no Paodeacucar.com, pode!
    Agora vu uma vez por semana ao mercado e paro no horti para algumas coisinhas, que sempre estragam pq não faço :(
    Vou pesquisar o livro.

    Bj

    ResponderExcluir
  13. Oiii Sra. N, cheguei nesse seu post por uma indicação no meu blog ... postei "Alguém aí sabe me ensinar a fazer feira?" ... casei há 2 meses e ainda estou perdida com isso ...
    Principalmente para comprar frutas, legumes e verduras, porque quando solteira,era meu pai quem fazia a feira. E ainda não consegui definir a quantidade certa para mim e meu marido .... ai, que dilema !!

    ResponderExcluir