Filé Wellington

10.7.12 •♥ Sra. N ♥• 12 Comments

Vamos a um mini flash Back (como diriam Rui e Vani de "Os Normais").

Meados de 2009 assistindo um programa do rabugento Gordon Ramsay, fui apresentada ao Beef Wellington. Achei uma receita legal, bonita, e boa para fazer em um almoço especial para mais pessoas.

Passado algum tempo, a mesma receita foi reproduzida por Claude no GNT. Ai Arnaldo (um amigo de infância do marido), também ficou tentado a fazê-la, e desde 2011 estamos nessa de preparar o tão Bife Wellington em casa para nossos amigos.

Ficar só na promessa não resolveria nada, então, depois de um ano, resolvemos marcar com todos para dia X. Domingo passado, finalmente o Filé Wellington saiu da vontade e entrou na nossa barriga.




PS: Já aviso que não é uma receita simples e descomplicada como tantas que já postei antes. Não é difícil, mas trabalhosa, pq envolve planejamento e ETAPAS!

Na sexta aproveitei que estava de folga do trabalho, fiz as compras de tudo, e fui bater perna na Mega Artesanal (resumindo: estava uma porcaria de tão fraca. Capítulo à parte pq só perdi tempo, gasolina e sola de sapato, só não digo que gastei $$ pq minha irmã brigou pra pagar o estacionamento R$30 e minha mãe que comprou o ingresso pra nós duas pq não deixamos ela pagar almoço. Família de vcs tb tem essas brigas na hora de pagar as coisas?!) ah deixa pra la vai!


Preparamos também um ENGANA barriga, pros convidados irem comendo enquanto nós estávamos preparando, assim ninguém ficou mal humorado de fome. (patê de catupiry com alho, azeite e orégano e salsicha)


- voltemos a falar de wellington!

No sábado limpei toda a peça de Filé Mignon e contrariando a receita dos "chefs" deixei o meu marinando na geladeira em azeite e alho.

Adiantei os cogumelos (já explico abaixo) e uma farofa que imaginei ser um bom acompanhamento para a carne.

Técnicamente vc precisará de:
Ingredientes
- Filé mignon inteiro, limpo. (Só a parte nobre e redonda dele ta? o resto vc guarda pra fazer strogonoff, ou assa inteiro junto mas de outra forma que vou falar depois!)
- Cogumelos (shitake, ou shimeji, ou portobleo/Paris);
- Presunto parma (eu usei esse). 
- Mostarda (eu usei essas duas aqui e aqui)
- Rolo de massa folhada

Normalmente se calcula de 200 a 300 gr de carne por pessoa. Estávamos em 10 adultos (nem sei como coube tanta gente em casa....rs). Eu comprei uma peça de Filé de 2,5Kg, que limpando a parte menos nobre, fiquei com um pedaço de +/- 1,5Kg. Arnaldo trouxe outra de +/- mesmo tamanho, só era um pouco mais magra.

Depois de marinar a carne no azeite e alho de um dia para o outro, salguei e coloquei pimenta do reino.

1° ETAPA

E foram seladas na panela elétrica (já felei dessa panela aqui):

PS: Arnaldo, que comandou a chapa, foi virando as duas peças por todos os lados, até o centro deixar de estar cru (rosado). Sinceramente? EU TERIA DEIXADO MAIS TEMPO para que o centro da carne tb ficasse cozido! (Fica como lembrança pra uma próxima vez!)

Deixei esfriar um pouco quando chegaram ao ponto que ele achou bom, enrolei cada uma em papel filme, e voltaram a geladeira para conservar o suco da carne. 

Muito importante: dentro de um pirex, tigela, prato, qq coisa ok? pra não sujar sua geladeira.

Tempo de descanso: 10/15 minutos.

Enquanto isso, vc vai deixando pronto o próximo passo (QUE EU ESQUECI DE BATER FOTO CLARO!):

2° ETAPA

Abra (DUAS camadas) o papel filme sobre a pia. Deite sobre o papel filme, lado a lado, as fatias de presunto parma. Na largura e medida da carne (que será enrolada no presunto).

Sobre o presunto, espalhe uma camada grossa do cogumelo (antecipadamente preparado).

Cogumelo
A receita original do Gordon usa Shitake, do Claude Cogumelo fresco de paris. Sinceramente, no sacolão perto de casa oque estava em preço bom era o Shimeji, então foi ele que comprei!

Separei cada uma das "arvorezinhas" com as mãos, direto pra dentro do processador. e Triturei no pulsar super rápido. Em uma frigideira quente coloquei azeite + uma colher generosa de manteiga, e uma colher de cebola triturada com salsinha. Esperei só um pouco da cebola refogar e coloquei o shitak triturado. Puxei na manteiga até ficar dourado, depois temperei com um pouco de molho de soja, SÓ!

E foi resfriar na geladeira de um dia pro outro só pra eu ganhar tempo, mas vc pode refogar no dia que fizer a receita, aproveitando a frigideira que acabou de selar a carne! Não tem processador? não tem problema, só terá que cortar na faca bem pequeno.

====

...Espalhe o shitake refogado sobre as fatias de presunto parma.

Pegue o filé na geladeira, RETIRE o papel filme. Pincele generosa camada de mostarda, e acomode sobre o cogumelo espalhado. Enrole, com se fosse um rocambole, usando a camada dupla de papel filme pra ajudar nesse trabalho. E volte pra geladeira mais uns 10 minutos para firmar tudo. 

Então ficará assim:

Importante: Aperte bem o papel filme nessa etapa do rocambole. Gordon mostra isso bem, aqui no vídeo:


3° ETAPA
Pegue a massa folhada, eu usei essa, desenrole sobre a bancada (ela ja tem uma camada de plástico embaixo, deixe para ajudar no enrolar da massa).

Nas beiradas da massa passe uma camada de GEMA, servirá como cola!

Pegue o rocambole descansado na geladeira. RETIRE com cuidado o papel filme duplo. Coloque no centro da massa.

E enrole a massa sobre a carne. As pontas vc aperta pra ficar grudadinha tb, corta sobra se tiver.

Pincela com a gema a parte superior, faz uns cortes RASOS com a faca (só para marcar a massa), coloca um pouco de sal e manda pro forno.

E fica de olho até ficarem dourados. É rápido!


Ai foi só fatiar e servir...




Viu como o meio poderia estar SANGRANDO menos? na próxima farei assim.


De acompanhamento tivemos salada (alface, rúcula, tomate), arroz branco, farofa, e mandioca que foi cozida na pressão, depois passada na chapa com manteiga e coroada com salsinha.




2° RECEITA de FIlÉ MIGNON
E também as PONTAS/APARAS do Filé Mignon foram assadas. SEM Massa, e ficaram ótimas.

Sabe como?

Apenas temperadas com alho, sal, azeite, pimenta do reino. Pincelei mostarda e foram pra forma (sem selar antes), assaram até ganhar cor.

Tirei a assadeira do forno, retire a carne dela. E coloquei a assadeira na boca do fogão, fogo baixo, despejei nessa sujeira da assadeira + gordura, um pacote de cogumelo em conserva drenado (SEM a água por favor), e um fio de azeite, refoguei até cogumelo ganhar cor, e então despejei na forma vinho branco (pode usar cerveja tb), pra desgrudar a sujeira do fundo da assadeira. Pronto, deixa ferver um pouco, vai limpando o fundo com uma espátula, desliga o fogo, coloca uma colherada generosa de MANTEIGA (não margarina) gelada, espera derreter e vc tem um delicioso molho pra servir com a carne fatiada.

Não tenho foto, meus dedos ja estão cansados dessa postagem longa.

Mas não posso deixar de dar minha opinião. O Filé Wellington é bom? é... mas não é nossa, que TUDO, comeria todos os dias. Sinceramente, é mais uma receita bonita que saborosa, apesar de ser feita com ingredientes nobres garanto, a segunda receita é muita mais simples e muito mais gostosa!


Ainda dá tempo de se inscrever para ganhar o Home Spray

É só curti a página no Facebook 

E depois escrever embaixo da foto "Eu quero"

12 comentários:

  1. Uau !!!!!

    Que receita!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oiie..achei seu blog,amei e ja estou seguindo!!
    Se puder,passa lá no meu cantinho ok? E se gostar fique a vontade pra seguir (=
    Um beijoooo no ♥

    ResponderExcluir
  3. Nossa dá trabalho, mas deve ser uma delícia!

    ResponderExcluir
  4. Menina, estou aqui babando!rsrs
    Que receita maravilhosa...
    Estou te volta, colocamos internet no apê!
    Beijão,
    Alê

    ResponderExcluir
  5. Oi Sra. N !

    Uau, que delícia!
    Eu até já fiz filé a Wellington (há bastante tempo), mas não foi tão chique assim. Fiz seguindo receita, mas era bem simples apenas a carne e a massa folhada. Acho que o meu foi um "filé a ton", pois era bem mais pobrinho, rsrs
    Também não achei nada de especial (o meu). Essa sua segunda receita pareceu com o file a molho madeira. hummmmmm...fiquei com água na boca!

    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  6. Nossa a carne ficou no ponto perfeito...tá loca!!! rs

    Queria muito fazer essa receita, nunca fiz justamente porque acho que ela é mais bonita do que saborosa...rs...um dia desses faço! rs

    Louca pra minha cozinha fique pronta pra voltar a fazer delícias! :)

    bjooo

    ResponderExcluir
  7. Que receita maravilhosa! Vou tentar fazer!
    Bjss
    Mel

    ResponderExcluir
  8. Uauuuuuuuuuu que delícia.
    É trabalhoso, ms o resultado vale a pena.
    Vai pra minha lista de desejos...rs

    Beijos
    Ana

    ResponderExcluir
  9. oi sra N eu que gosto da carne bem passada vou tentar fazer com bife a role.Será que fica bom?hummm já to imaginando e com água na boca.Será que voce podia fazer um post sobre masa folhada? Falar sobre a melhor marca e como utilizá-la?outro dia fui tentar fazer uns croissant(adoooro!), com a massa pronta e não deu certo.

    ResponderExcluir
  10. Adorei o blog, muito lindo, amei tudo. Parabéns mesmo, vou sempre estar aqui (:

    ontendency.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Eu já tinha fuçado essa receitinha aqui do Wellington. Realmente é mais pra "fazer bonito", porque um filé bem feito no forno já faz o serviço direitinho, né. Eu comi o Wellington na casa da tia do meu namorado há algum tempo atrás. Todos se apaixonaram pelo prato e desde então temos vontade de repetí-la, mas não para qualquer ocasião, pois também acho que não vale a pena... Muito trabalho mesmo. Beijo!

    ResponderExcluir