Fogão de Indução

12.7.12 •♥ Sra. N ♥• 11 Comments


Tempos atrás, falei no blog sobre meu cooktop portátil de Indução. (Falei aqui oh).

Pra começar, a verdade é que ganhamos esse modelo de presente de casamento, de um fornecedor do trabalho do marido. Ligamos assim que recebemos, pra testar e ver como era, e voltou pra caixa.


E na caixa ele ficou por muitos meses, até o serviço de montar "eventos e festas" chamou por ele...rs

É verdade!, primeiro usamos no aniversário de 19 anos da Amanda, para esquentar a carne louca e cada convidado montar seu sanduíche. 

Depois no Chá de Fraldas da Laura, pra salsicha dos cachorros ficarem a disposição dos convidados, no sistema self-service.

O nosso modelo, é de uma única boca, é da Electrolux, e é portátil. É esse aqui:


Você sabe como funciona o sistema de indução?

Enquanto nos demais fogões a comida é aquecida indiretamente, pela aplicação de uma chama ou superfície quente ao fundo de uma panela, os fogões de indução usam o eletromagnetismo para eliminar intermediários e aquecer as panelas em si. O resultado é comida aquecida de forma mais equilibrada e um fogão mais frio.

Pura verdade. O aquecimento é direto do alimento e da panela , Diferente do modelo cerâmico/elétrico que o fogão esquenta pra depois a panela esquentar.

Tanto, que no indução, assim q vc desliga ele, pode colocar a mão encima de onde tava a panela q não estará quente.

A vantagem? rapidez e controle de temperatura fiel.

Quando se esquenta água pela primeira vez em um fogão desses, vc fica muito surpresa que logo as "bolhas" aparecem e a água em poucos minutos está fervendo.

É mesmo muito mais rápido que o comum fogão à gás.

O controle de temperatura é digital, e ele se mantém naquela temperatura escolhida MESMO, e tem timer, caso vc o deixe sozinho requentando algo no decorrer de algum evento.

É pequenino mesmo, então facilita carregar para a mesa de jantar (deixar a sopa quentona até visitas chegarem), na bancada de sua cozinha americana pra completar alguma boca extra quando seu fogão ta lotado de panelas.

Até mesmo pra levar pra varanda ou quintal pra preparar algo pra mais gente ou pra se livrar do cheiro logo. Só que não se empolgue. Ele não é um fogão de acampamento, portanto qq lugar que for usar precisará de um ponto elétrico para alimenta-lo.

É fácil de limpar sim, e não ocupa lugar guardado.

Gasta muita luz? sinceramente não sei! pois não utilizo ele em casa, só usei em eventos fora, que automaticamente foi gasto a luz do local. Mas no google muito se fala que ele gasta menos de 1/3 de um chuveiro elétrico.

Ele só tem um detalhe para funcionar, as panelas precisam ter fundo grosso de metal. Ou seja, aquela panela comum de alumínio, ou anti aderente não funciona nele.

Em casa, faço uso, no jogo de cobre da Rochedo.

Podem ver que na foto do chá de fraldas que usei no começo da postagem, tem um caldeirão, dentro de outra panela. Justamente por isso, a panela da dona do chá era de anti aderente, então usei a minha embaixo com água, pra indução enxergar e seguir esquentando.

Acho que me fiz entender né?

Pra ter só ele na cozinha no lugar do cooktop gás, já falo, EU NÃO TERIA. Nem ele nem o elétrico/cerâmico normal. Pq ficaria refém da energia elétrica, e em dias de apagão adeus refeição.

E como falta de luz em SP ta sendo MUITO comum, continuo preferindo o gás. MAS numa eventualidade ter um de backup é até legal.

E que fique claro! Não ganhei NADA da Electrolux pra falar do fogão portátil, nem o fogão me deram, foi presente de casamento!

11 comentários:

  1. Olá!

    Achei muito útil essa postagem! Mesmo porque acho legal ter um fogão portátil para manter a refeição aquecidas à mesa como você falou ou para fazer uma refeição diferente na varanda.

    É um item que pode esperar e que é até dispensável, mas seria legal tê-lo! :)

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Achei legal, nunca tinha visto.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia, achei muito legal!

    ResponderExcluir
  4. Eu acho bem legal, mas não gosto de comprar coisas pra deixar no armário...até o dia que eu encontrar bem baratinho kkkkk

    bjooo

    ResponderExcluir
  5. Q legal saber q funciona assim mesmo! Outro dia ví no programa da Candice e qdo ela colocou a mão assim q tirou a panela não acreditei... Boa dica! Bjos!!

    ResponderExcluir
  6. Nossa q legal...
    Um funduezinho hein...fora q é lindo pra ter a mesa...adorei...é caro?

    Bjssss

    ResponderExcluir
  7. Menina...meu comentário sobre o fogão sumiu! Mas achei super legal viu e lindo!

    Sobre a "bucha"...ganhou uma coleção! Comentamos o fato um dia na minhha sogra e tava a família toda reunida...aí durante a semana a galera foi ligando falando q ou ia trazer a bucha, ou pedindo pra gente ir buscar rsssss!!! Nunca na história desse país rsss...foi tão fácil ganhar uma bucha! rssssss

    Bjsssss

    ResponderExcluir
  8. Vim te visitar e retribuir a visita, já estou te seguindo, adorei o blog, e eu tô podendo comer viu, vou te contar!!

    ResponderExcluir
  9. Esse fogão é tudo de bom, como você disse para eventos é maravilhoso, vou ver se adquiro um.
    Bjos,
    Silvia.

    ResponderExcluir