Jantar ou Não?

22.8.12 •♥ Sra. N ♥• 38 Comments

Essa é a postagem de uma "meia" dona de casa, que quer saber (fofocar) sobre a rotina das outras donas de casa pra assuntar como as coisas são em outras casas...

Bora fazer fofoca comigo?

Me responde de bate pronto:

Vocês jantam na sua casa comida? de verdade? arroz, feijão etc? Todas as noites?

E vc cozinha esse jantar todas as noites? sempre cardápio variado? fresquinho? ou repetem a mesma comida (soborô) da noite passada? sobras do domingo?

E a mesa? posta bonitinha? arrumadinha? impecável? toalha retinha, talheres, guardanapo, jarra, etc... todas as noites?

Ou é a toalha que sobrou la do café da manhã?

Minha curiosidade se faz presente pq em casa muita coisa tem mudado... 

Nem sempre todo domingo tenho tempo de adiantar uma torta, um bolo pra ser o quebra galho da semana... e às vezes chegamos tarde, comer algo pesado, pra ja ir tomar banho e deitar atrapalha...estamos pesados...

Marido é marmiteiro... às veze come fora, leva shake, mas prefere levar comida, então quase todo domingo eu adianto 5 marmitinhas da sobra do almoço (normalmente um assado + arroz + alguma coisa...) com isso garanto os almoços dele e fico menos preocupada com jantares presentes.

No começo, a sobra do domingo era tão farta, que ainda garantia o jantar de segunda... ai na terça eu fazia janta nova pra ser de terça, quarta e quinta... e na sexta fazíamos um lanche, pizza, coisa rápida...

Depois mudamos (salvava as marmitas no domingo) e durante os jantares da semana grelhado + salada... mas as vezes não dava tempo de passar no sacolão pra ter verdura fresca, nem de deixar o frango marinando... 

No inverno, eu até gostaria de jantar apenas uma sopinha.... MAS, marido não toma sopa NUNCA, ele odeia, e eu respeito... mas então tb não faço nem tomo...rs

Como almoço em restaurantes por kilo, eu capricho na minha refeição, variando verduras, legumes... coisas que não comeria em casa... ou não faria pq Ele não come... e um dos restaurantes tem 3 opções de sopa por dia, então às vezes eu levo sopa pronta pra casa, pra depois comer sozinha

Mas as vezes me sinto culpada... por não fazer jantar... SOU NORMAL? (diz que sim).

Mas eu tenho refluxo... portanto, não posso comer muito no jantar... e qq coisa que coma, preciso esperar 2horas pra deitar, ou passo muito mal durante a madrugada.

Quando volto de carro pra casa, mesmo parando no mercado no caminho, chego em casa umas 19:30 no máximo... Se for de ônibus 20:00/20:30... as vezes chego no espírito da cozinha, precisando dessa terapia com as panelas e faço jantar... mas isso não tem sido comum la em casa...

Chego tão cansada... stressada... que quero coisas fáceis e rápidas... as vezes só faço um arroz fresquinho e comemos com algo que ja estava pronto... Mas MUITAS vezes ta sendo só um lanche mesmo... 

Pão (de forma, preto, ou de fibras), peito de perú, queijo + alface, tomate... cenoura ralada... as vezes patê de atum com alface e tomate... qq paixão me diverte, apesar de ADORAR comida bem feita, e ADORAR cozinhar, não é preguiça, mas nem sempre essa adoração vence o corre corre, a rotina e a falta de tempo...

As vezes (por chegar antes do marido), nem sanduíche pra mim eu faço, acabo torrando um pão, fazendo um leite com ovomaltine ou um chá e isso vira meu jantar.. as vezes até como uma banana depois, amassada com banana e aveia.

Já teve noites, de eu fazer shake pra mim e não me sentir saciada, mas segurei a gula e não comi mais nada antes de dormir.

Assim eu me sinto leve, e não é que me jogo no sofá ou na cama depois disso... mas se precisar deitar, eu consigo...

Mas escuto algumas mulheres e casais que falam que não jantam comida, nem outra coisa mais leve, que simplesmente não comem nada à noite... eu fico imaginando: como conseguem?

Não sei como são os homens da casa de vocês (to incluindo maridos e filhos), mas em casa, se não tiver nada pra comer nós comemos as paredes, pq precisamos colocar algo no estômago. Não precisa ser um boi, nem uma feijoada completa... mas precisamos de algo para ficar confortável...

Mas e ai? me conta? como é na sua casa???????

38 comentários:

  1. Aqui em casa, o marido PRECISA jantar todos os dias! Falar p ele que vamos fazer um lanche, é a morte! O negócio dele, é arroz e feijão, comida de verdade, sabe?!
    Por mim, fazia um lanchinho e estava ótimo.
    Então a rotina é assim: faço feijão uma a duas vezes por mês, coloco em potinhos e congelo, aí uma vez por semana lá se vai um potinho, o arroz, faço uma xícara por vez, que dá para uma 4 refeições, ou seja, dois jantares.
    Salada é quase zero, pq nunca chego cedo p conseguir comprar mato descente, rs! E legumes, vira-e-mexe tem! E às vezes trocamos tudo isso por sopa!
    E a carne, eu tb separo em potinhos no frezer e sempre tiro antes de ir trabalhar... Resumindo, não faço comida todos os dias, acho que umas 3x por semana!!

    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Eu janto comida msm sempre : arroz, feijão e tals,s´ó quando dá vontade de comer alguma coisa diferente( lanche, pizza... aí muda), mas a mesa nem pensar kkk janto no sofá msm co direito ao copo no braço do sofá. Meu marido divide comigo essa tarefa, se ele ta em casa faz a comida se eu tô eu faço. Assim ta dando certo há 7 meses...mas fazemos arros todo dia, o feijão que acabamos congelando, mas mistura fazemos todo dia tbm....
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Na nossa casa, eu e minha marida só lanchamos. Acho normal não conseguir cozinhar todos os dias pq o cansaço e a correria não permitem. Mas de vez em quando rola uma comidinha fresquinha. Posso dizer que sou abençoada, pq todos os dias almoço em casa, uma comida nova e quentinha. Não se culpe, sua rotina é bem parecida com a maioria das mulheres modernas do mundo todo!

    ResponderExcluir
  4. Eu preparo a janta praticamente todas as noites (comida básica mesmo), arroz, o feijão eu preparo num sábado e uso a semana toda, fife de carne, frango assado ou cozido, uma torta de frango ou alguma comidinha mais caprichada quando estou inspirada. Eu preparo a comidinha, marido costuma jantar, mas eu prefiro fazer um lanche (suco, sanduíche, etc)e no dia seguinte eu levo esta mesma comidinha numa marmita para o trabalho (não costumo comer na rua) e quando marido passa em casa, ele almoça.
    Não costumamos fazer mesa posta todos os dias não, durante a semana costumamos comer no sofá, assistindo TV (sei que não tem nada de glamour,mas aqui em casa é assim) e só conseguimos almoçar com a mesinha arrumada nos domingos. Tem dias que faço sopa, cozinho uma macaxeira, ou invento alguma coisa gostosa. Sei que a rotina é cansativa, pois trabalho 8horas por dia, mas de certa forma já me acostumei. Sei que preciso melhorar minha rotina no quesito organização, tipo, já deixar todas as carnes temperadas no congelador, quase tudo semi pronto, mas como minha geladeira é pequena, não consigo me adaptar. Espero que isso mude quando eu me mudar.
    Bjs@!

    ResponderExcluir
  5. Em casa eu saio bem cedinho...7:30 eu já estou trabalhando e só volto as 6. Mais eu moro perto do serviço, uns 5 minutos de carro e isso ajuda bastante então pra não comer besteira eu chego e já faço janta e com isso sete horas já estamos jantados. Costumo baixar a mistura do congelador de manhã antes de sair e quando chego tempero deixo marinar um pouco e já preparo. Temos o costume de jantar todos os dias em casa porque meu marido trabalha no banco e pela correria ele não tem almoço então ele chega querendo comer as paredes e se a gente comer besteira ele acaba não tendo nenhuma uma refeição descente durante o dia... Besteiras só de final de semana mesmo e olhe lá!!! Tem dia que fazemos janta até de final de semana. (para economizar e para não sair da dieta).
    Não arrumo a mesa não...infelizmente temos o péssimo hábito de comer no sofá.

    Deixa eu parar por aqui senão escrevo um livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Bom aqui em casa funciona da seguinte forma,eu não trabalho fora,mais quando eu trabalhava chegava as 18:00 e ja ia preparar o jantar,meu marido e filho mais velho se não jantar acho q eles tem um troço...kkkkk
    Eu faço janta de segunda a sexta q acaba se transformando no meu almoço e dos filhos do dia seguinte(marido leva marmita)na sexta eu faço sempre sopa,ou lanches ou pedimos pizza,ai na sexta mim sinto mais relaxada pois marido não trabalha no sábado ai não leva a famosa marmita,no sábado faço almoço geralmete coisas rapidas(macarrão com algum molho,salada e etc,ou as vezes almoçamos fora)no domingo passo o dia cozinhado,posto a mesa,faço tudo mais elaborado,faço seobremesa,no domingo gosto de aproveitar mais meus filhos e marido então fazendo todas as refeições do dia em volta da mesa,já q na semana não conseguimos nos reunir todas as refeições por conta do trabalho do marido(mais com a comida q eu fiz no domingo eu ja preparo a marmitinha dele levar na segunda e deixo comida pra mim e os filhos almoçarem tbm)é assim q funciona aqui em casa...Ahh sempre gosto de variar,aqui faço feijão fresquinho na segunda e quarta,pois geralmente no domingo não faço feijão(mais marido gosta de feijão todo dia) e mistura eu tbm dou uma variada,um strogonof,bife acebolado,filé de frango,sempre tem salada e suco de frutas,pois raramente aqui tomamos refri,e graças a Deus meus filhos comem de tudo,adoram frutas,verduras e legumes então fica facil de variar,mais no domingo a noite eu gosto de mim programar pra o q irei fazer de janta na semana,pra não ter aquilo ai neim sei o q fazer hj no jantar...bom aqui é assim...uffaaa....bjusss.. Boa quarta-feira!!!

    http://simony-fragoso.blogspot.com.br/
    Mundo da Mony

    ResponderExcluir
  7. falei faz pouco tempo sobre isso lá no casamila.

    eu nunca tive o hábito de comer comida na janta.... e por isso...e por eu achar um saco fazer comida a noite... faço outras coisas... lanchinhos... mas marido não gosta muito.

    não sei até quando vou conseguir enrolar ele.

    bjsssssssss

    ResponderExcluir
  8. Sra.N voltei kkkkkkkkkkkkkk
    Vim deixar um post meu,se der vc ver;
    lá tem como q é meu dia-dia como funciona
    a minha correia,minha rotina e como eu faço pra dar conta(eu tento)...

    Se der dar uma olhadinha...bjus

    http://simony-fragoso.blogspot.com.br/2012/06/minha-rotina-diaria.html

    ResponderExcluir
  9. Minha casa é muito parecida com a sua!

    Às vezes nós comemos coisas que fazemos no dia, as vezes fazemos congelados, mas sempre reaproveitando o que sobrou do dia anterior...se não sobrou e não tem congelados, bora cozinhar!

    Tem dias que eu estou super inspirada para fazer janta, tem dias que eu não quero nem ver a cozinha na minha frente e só quero cama e banho e coisas relaxantes.

    Agora que eu entrei em uma reeducação alimentar, tento fazer comida mais vezes, e também faço exercícios...mas na hora de cozinhar ainda sofro rsrs

    Você é normal...se comparado a mim rsrs

    Beijos
    http://juntosnofelizesparasempre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Aqui em casa depende do humor do povo, às vezes, só um lanche, ou encomendamos alguma coisa, ou tô inspirada e sai um banquete, com mesa toda arrumadinha, aqui ninguém reclama, achamos bom porque sai um pouco da rotina! Anima saber que vc não tem obrigação de fazer arroz e feijão toda noite, é bom variar! bjs!!!

    ResponderExcluir
  11. Olha, sinceramente acho que você administra muito bem seu tempo, eu no seu lugar não sei se faria tudo isso. Aqui em casa só o marido trabalha, eu cozinho o feijão e, por não ter espaço no congelador não congelo, mas ele é consumido bem rapidinho, arroz, legumes, carnes e saladas, são todos feitos no dia mesmo (sempre almoçamos em casa), quase todo dia faço suco de fruta de verdade,(marido adora!!), mas raramente jantamos comida,é muito difícil um dia que ele chega querendo jantar, então acabamos comendo lanche a maioria da semana, algumas vezes eu faço macarrão com molho caseiro, ou esquentamos a sobra do almoço!!

    Beijos!!

    Gabryella

    gaby_carletti@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Querida , você perguntou, então agora vai. Você não é tão boa assim. Está fazendo demais. Exagero também é erro. Quanto mais descansada estiver, mais estará feliz ao lado do seu marido. Então seja o mais pragmática possível. E jantar deve ser o mais leve que puder, lembre que não fará atividade física depois dele, então vai engordar. Agora dou uma sugestão , seja lá o que fizer sentem-se juntos para comer. Não precisa ser uma mesa tão arrumada, pode tirar a comidinha das panelas lá no fogão. Mas arruma a mesa bonitinha, coisa simples, mas com carinho. Acho que nesse momento se estabelece uma comunhão importante entre o casal. Conversas leves também nessa hora. Acho que você é muito legal e desculpa a brincadeira da primeira frase. Foi só para chamar sua atenção. Abraço.

    ResponderExcluir
  13. Ah dei risada com seu post pq em casa é justamente igual! Meu marido sempre teve o costume de comer (bem) a noite. No dia que eu não faço janta ele quer enlouquecer! Então acabo que fazendo de segunda e quinta somente. Só na sexta que comemos fora ou alguma outra besteira. Eu sou como vc, amo cozinhar, mas o dia é tão cansativo que chego em casa sem forças para nada e daí vem a preguiça de cozinhar!
    Eu tb tenho refluxo :/ ai como é horrivel isso né?

    Bjus

    ResponderExcluir
  14. Oiii

    Aqui marido também leva marmita alguns dias e almoço fora também, então resta o jantar. Faço um arroz fresquinho no domingo a noite para ele levar na marmita, e uma carne.
    Na segunda também jantamos com mesa posta tudo bonitinho como manda o figurino, e deixo a marmita dele pronta, na terça comemos pastel na feira, ele não leva na quarta, Quarta e Quinta também jantamos e na sexta comemos pizza, lanche ou alguma outra bobeira.

    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Ei Sra N,
    aqui em casa sempre comemos a noite, tb nao entendo esse povo que nao come, pq se eu e marido nao comemos ai ferrou, de madrugada acordamos alucinados de fome rsrs.
    Como meu marido trabalha viajndo ele manda no cardapio qdo tá em casa, mas eu nao faço aroz/feijao/salada/carne u muitas guarniçoes, temos preferencia sempre por um prato unico no jantar, um marcarrao, um caldo, purê, e as vezes apelamos pro saduba e pitzza tb.
    Mas como vc tb tenho consciencia pesada qdo nao faço jantar, na hora do Jornal das 19 já vou pra cozinha me organizar.
    Mas nós odiamos as sobras, eu sei la pq mas odeio comer comida repetida, dai prefiro fazer pouquinho, mas ir diferenciando. Isso faz com que nossas sobras sejam quase zero!!!rs
    Agora mesinha bunitinha e cheia de gueri gueri só mesmo qdo vem visita, fora isso é na mesa da cozinha mesmo com no máximo um jogo americano haha.
    Ser dona de casa é dificil né???rs
    Bjus

    ResponderExcluir
  16. Não sou casada ainda, mas namorido não tem o costume de jantar comida, ele toma um café com leite e come alguns biscoitos. Eu estou sem jantar há 3 semanas e pra falar a verdade não estou sentindo falta. Acho que a cozinha lá em casa será só de enfeite rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Eu acho muito legal gente que se organiza assim para fazer janta. Mas para mim é estranho. Na casa da minha mãe cresci comendo pão a noite, e não tinha aquela história de todo mundo ir jantar junto na mesma hora. Cada um comia o que queria a hora que dava fome. Uns esquentavam o que tinha sobrado do almoço, outros faziam sanduíche. E de certa forma foi esse método que acabou sendo "implantado" na minha casa. Marido não é muito ligado em comida. Então normalmente janta sanduíche. Eu que também tenho refluxo e descobri recentemente, tenho apanhado para encontrar alimentos que não me façam passar a madrugada passando mal. Tem dias que faço massa, sanduiches de forno, ou pedimos algo. Mas o normal é cada um comer o que quer a hora que quer, o que acaba sendo bem ruim na minha opinião, pois perdermos a oportunidade de estarmos juntos. Mas fiquei bem supresa lendo aqui como é comum as pessoas fazerem janta toda a noite. Minha família era um alien! hahahahaha.... Adoro seu blog. Bjo!

    ResponderExcluir
  18. Lá em casa, meu pai sempre janta a noite, sempre uma comida mais leve. Minha mãe sempre deixa algo para o jantar ou cozinha mais tarde. Eu e minha irmãs não jantamos, comemos pão ou tomamos uma sopa. Meu Amore também não é acostumado a jantar na casa dele, ainda bem. rsrsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Infelizmente meu marido adora comer! Não é exigente com a comida, come de tudo, mas tem um problema: Não gosta de nada requentado, arroz tem que ser fresquinho e feijão só cozido na hora. Como temos duas crianças, cozinho um quilo de feijão e congelo em potinhos (marido só come no dia em que cozinho). Arroz aprendi a fazer na panela de pressão que é prático e rápido. Compro as carnes, as separo em pacotinhos para congelar e sempre tiro um de manhã para fazer à noite. Meus filhos não gostam muito de legumes, verduras e frutas e também não são muito de comer, então quando marido viaja, nem faço comida, só besteira mesmo. Na sexta-feira a pizza é sagrada; no sábado comemos marmitex e jantamos sopa ou pipoca. Domingo geralmente faço almoço, mas o jantar é sempre um lanchinho básico. Gosto de cozinhar, é uma verdadeira terapia, mas trabalho fora meio período e o que tempo que resta sou dona de casa, sabe como é né, com criança pequena é difícil arranjar tempo para qualquer coisa, então me viro como posso. Na casa dos meus pais sempre comia no sofá vendo TV. Meu marido exige que façamos as refeições sempre juntos porque na casa dos pais dele era assim, então quando ele viaja, mato as saudades comendo no sofá, rsrsr. Adoraria não ter a obrigação de cozinhar todos os dias, pois me satisfaço tomando um copo de leite, mas também seria muito egoísmo. Mas de vez em quando, me dou o direito de ser um pouco egoísta, porque ninguém é de ferro. Então, não se sinta nem um pouco culpada, afinal somos humanas e o cansaço no final do dia as vezes nos vence é perfeitamente normal. BJKS.

    ResponderExcluir
  20. Obrigada pelo apoio lá no meu cantinho.
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Noooossa que enquete polêmica! Pelo menos aqui em casa. rs
    É que eu e namorido gostamos de inventar na cozinha. Sempre fazemos um macarrão com molhos diferentes. Diferentes para nós dois mas para minha mãe e pai, é estranho mesmo! O nosso cardápio dessa semana começou com uma lasanha de beringela, que aprendí a cortar contigo, Sra N. A tonta aqui não sabia cortar a danada e sofria feito louca, graças a você, hoje consigo fazer uma lasanha de beringela sem sofrimento. Ficou mais gostosa até. rs
    Na terça-feira fiz o strogonof de frango que namorido come ajoelhado (eu não como carne então fiz strogonof sem o frango para mim, no lugar da ave, coloquei brócolis e cogumelo, ficou divino, pelo menos eu achei. rs) Não é nada diferente dos outros strogonofs, no dele só não tem cogumelo (ele diz que parece chiclete) daí não coloco.
    Hoje fiz nhoque vegetariano. Sou vegetariana então... Tudo a ver, não é.
    Amanhã, quinta-feira, farei uma quiche para ele e para meus pais e para mim, uma sopa de abóbora. Ná sexta é a vez do macarrão com molhos malucos, como diz minha mãe, e no sábado ainda não sei... Acho que ser pizza mesmo rs
    Quem sabe eu pego alguma receita sua e surpreendo todos aqui...
    Um abraço enorme, tudo de maravilhoso, uma feliz semana e mil bjos.

    ResponderExcluir
  22. Ah, me esquecí, comemos na mesa sim, é que aqui a sala é super conectada com a cozinha. rs Sempre tem feijão (que é feito duas vezes na semana e congelado em potes) e arroz. O arroz as vezes é branco, as vezes verde, as vezes amarelinho, depende do temperinho que colocaremos. Acho que depende do humor mesmo rs. É minha mãe quem faz e todos os sabores e cores ficam saborosos,
    Bjos

    ResponderExcluir
  23. Marido até julho levava marmita. Nossa, era uma responsabilidade muito grande para mim. Chegar até do serviço e preparar tudo. Fazia o jantar toda noite e a sobra ele levava. Gosto de tudo fresquinho - arroz e feijão principalmente.
    Agora, a partir de mês, ele não leva mais comida pro trabalho. Fico mais tranquila a noite. A primeira semana, não fiz nadinha, nadinha. Mas na segunda, já estava com vontade de cozinhar e comer um arroz bem fresquinho (nos quilos da vida não tem). Agora preparo o jantar, mas sem preocupação e responsabilidade. Quando dá, Ok. Quando não, ok também. Assim, posso pegar um cineminha com o maridão, sem me preocupar com a marmita.
    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Ai, então, vamos à fofoca!..rs...aqui em casa somos só eu e namorido e nós somos famintos! Famintos!

    Almoçamos na rua..às vezes em restaurantes às vezes no bandex da USP. Quando almoçamos em casa, se eu estiver com pouca coisa pra fazer, eu faço almoço fresquinho...se estiver na correria, peço marmitex em restaurante perto de casa.
    No jantar, comemos o que sobrou do almoço, se eu tiver feito em casa. Se não comemos um lanche com hambúrguer caseiro, saladinha, pão fresco...Se eu animar, faço janta fresquinha! Pelo menos duas vezes por semana eu faço janta...mas namorado adoraaaa uma tranqueira, uma porcaria...se eu deixar, ele come pizza e lanche com batata frita todos os dias! Aí eu tento dar uma balanceada..rs..às vezes sobra pouca comida, aí eu como a comida e ele se esbalda em lanches de lanchonete!

    Mas confesso que não me sinto culpada não..corro tanto, o doutorado me consome a vida..mais a casa pra limpar, organizar...

    Mas é isso, lá em casa eu decido meio que na hora o que vai ter de janta. Até já cheguei a fazer no domingo e ir esquentando ao longo da semana, mas namorado enjoa, aí acaba jogando fora, por isso parei de fazer!

    Fica se sentindo culpada não! É assim mesmo! Hoje em dia corremos tanto, que até comer fica complicado!
    Mas se cuidem! Má alimentação acaba refletindo na disposição de vocês. E ficar sem jantar definitivamente não é certo! Mas vc faz muito bem, tendo refluxo, em se alimentar bem antes de dormir.

    Beijo

    ResponderExcluir
  25. Ah! E num geral, coloco a mesa sim. Com jogo americano, copo, prato e etc...mas às vezes comemos no que já tava lá do café da manhã, com livros do lado e tudo..rs...

    ResponderExcluir
  26. Oi amiga, td bem?
    Tbm vou participar da sua enquete...

    Eu faço o jantar todos os dias lá em casa, (pelo menos de segunda a quinta, pq de sexta nem sempre), aos sábados e domingos faço almoço, e o jantar é sempre lanche ou pizza.
    O feijão cozinho 1/2 kg divido em dois ou 3 potes e depois vou descongelando e temperando conforme vai acabando, o arroz faço 3x por semana na panela elétrica e a mistura cada dia é uma diferente, ora no forno, ora no grill, ora na panela mesmo...
    Quanto a mesa, sempre jantamos na mesa, temos um filho de 10 anos e exemplo é tudo né? precisamos ensina-lo bem e como ficamos muito tempo longe gosto de aproveitar bem o tempo em familia, mas a mesa é simples, só os pratos e panelas comuns.

    Ahh, maridão tbm leva marmita... eu como no refeitório da empresa e o filhotinho almoça em casa o que sobra da janta.

    ResponderExcluir
  27. Oi amiga, td bem?
    Tbm vou participar da sua enquete...

    Eu faço o jantar todos os dias lá em casa, (pelo menos de segunda a quinta, pq de sexta nem sempre), aos sábados e domingos faço almoço, e o jantar é sempre lanche ou pizza.
    O feijão cozinho 1/2 kg divido em dois ou 3 potes e depois vou descongelando e temperando conforme vai acabando, o arroz faço 3x por semana na panela elétrica e a mistura cada dia é uma diferente, ora no forno, ora no grill, ora na panela mesmo...
    Quanto a mesa, sempre jantamos na mesa, temos um filho de 10 anos e exemplo é tudo né? precisamos ensina-lo bem e como ficamos muito tempo longe gosto de aproveitar bem o tempo em familia, mas a mesa é simples, só os pratos e panelas comuns.

    Ahh, maridão tbm leva marmita... eu como no refeitório da empresa e o filhotinho almoça em casa o que sobra da janta.

    ResponderExcluir
  28. Eu to passando pelo mesmo dilema, pelas mesmas preocupacoes! Eu nao tenho disposicao de fazer janta td dia, mas tento cozinhar pelo menos 3 vezes na semana, pois tenho apenas 15 min de almoco, e se eu nao levar a marmita de casa, tenho que comer lanche no almoco e na janta, e sinto falta do arroz com feijao! mas nem sempre e facil, falta ideias, falta ingredientes! Mas eu invento! Meu marido nao reclama tadinho, come o que tem! As vezes comemos o arros da segunda a semana toda! eu me sinto ate culpada, mas na correria...e pra me deixar mais preocupada agora, eu estou gravida, e me cobrando ainda mais por uma refeicao saudavel o que raramente acontece! Ex: hj eu vou jantar um hambuerguer rs! Nao deveria, mas o cansaso me venceu! Adoro o blog! Entro todo dia! Vc da dicas otimas! bjus

    ResponderExcluir
  29. Bom, aqui em casa, no inicio, eu queria se a dona de casa perfeita, trabalhar, deixar tudo aarumado em casa, roupa lavada, ter comida fresquinha todo dia e msa posta com tudos que tem direito, mas aí veio o cansaço, é.. ele chegou.
    Meu marido não faz questção de jantar, para ele um lanche legal, já está bom, ele até reclama quando resolvo fazer coisas elaboradasjá, mas gosto de fazer jantinha e a vezes me sinto cuplada qando não faço.
    No inicio tinha muita sobra de comia, hj fazemos somente o que vamos comer.

    ResponderExcluir
  30. Bom, aqui em casa, no inicio, eu queria se a dona de casa perfeita, trabalhar, deixar tudo aarumado em casa, roupa lavada, ter comida fresquinha todo dia e msa posta com tudos que tem direito, mas aí veio o cansaço, é.. ele chegou.
    Meu marido não faz questção de jantar, para ele um lanche legal, já está bom, ele até reclama quando resolvo fazer coisas elaboradasjá, mas gosto de fazer jantinha e a vezes me sinto cuplada qando não faço.
    No inicio tinha muita sobra de comia, hj fazemos somente o que vamos comer.

    ResponderExcluir
  31. Oi Sr. N. Primeiro, seu blog ficou lindo, adorei.
    Aqui em casa a coisa é meio louca, ou talvez só eu seja meio louca. Tento sempre fazer janta e que de para o almoço do outro dia, mas nem sempre esse meu plano infalível dá certo. Como trabalho somente meio expediente, tenho a manhã "livre" (levando o filho pro inglês, aula de violão, futsal...) deixo tudo adiantado pra de noite.
    Além de congelar muitos pratos prontos, como feijão, carninha ensopada, sopa batida no liquidificador (já sei, irei pro inferno nutricional por causa disso, mas meu filho só come legumes assim, então assim será.)
    Sagrado mesmo, só as quartas que faço algo delicioso para janta e pego minha sogra e meu sogro pra jantarem conosco.
    Infelizmente, não sou uma pessoa super organizada como queria, mas tento fazer o possível para que jantemos o máximo de dias possíveis.
    Bjs.
    Bartinha

    ResponderExcluir
  32. Oi Sr. N. Primeiro, seu blog ficou lindo, adorei.
    Aqui em casa a coisa é meio louca, ou talvez só eu seja meio louca. Tento sempre fazer janta e que de para o almoço do outro dia, mas nem sempre esse meu plano infalível dá certo. Como trabalho somente meio expediente, tenho a manhã "livre" (levando o filho pro inglês, aula de violão, futsal...) deixo tudo adiantado pra de noite.
    Além de congelar muitos pratos prontos, como feijão, carninha ensopada, sopa batida no liquidificador (já sei, irei pro inferno nutricional por causa disso, mas meu filho só come legumes assim, então assim será.)
    Sagrado mesmo, só as quartas que faço algo delicioso para janta e pego minha sogra e meu sogro pra jantarem conosco.
    Infelizmente, não sou uma pessoa super organizada como queria, mas tento fazer o possível para que jantemos o máximo de dias possíveis.
    Bjs.
    Bartinha

    ResponderExcluir
  33. Amiga aqui na Inglaterra o jantar é a refeição principal. A vida é mais fácil, temos uma diversidade de comida pronta mil vezes maior que no Brasil. Porém, eu não acho saudável. Tento sempre comer as coisas o mais fresco possível, mas nem todos os dias a coragem dá né? Como o marido tb adora cozinhar, nunca comemos a mesma coisa, pois qdo estou enjoada ele vem e faz algo novo, ou quando sinto falta, vou e faço algo bem brasileiro. Nossa regra é: nunca gastamos mais do que 30 minutos cozinhando, pois a noite nossa prioridade é ter tempo de qualidade juntos. Receitas rápidas e gostosas: macarronada alla carborana, spaguetti bolognese, macarrão de forno, arroz simples, batata gratinada (compro molho pronto, daqueles que só acrescenta leite), linguiças assadas com tomates no viangre balsâmico (tem receita lá no blog), peixe e frango assados (nunca fritos), bife ao molho de laranja, yakissoba... Sao tantas! Aqui eh dificil comer o mesmo jantar toda semana. Beijos

    ResponderExcluir
  34. Vim te conhecer e já me deparo com seus dilemas, tb tenho alguns...
    Em casa é mais ou menos assim: Marido não almoça em casa a maioria dos dias (nem almoça mesmo, come lanchinhos ou qualquer besterinha), como não fazer jantar, com arroz, feijão, legumes, salada e verdura, segundo ponto, somos gastroplastizados, temos que comer muita proteína para os exames ficarem em ordem, aí tenho que trabalhar o dia todo, cuidar da casa, cuidar dele, dos cachorros e do blog (ainda por cima estou sem ajudante fazem 15 dias e não consigo arrumar outra) ou seja no findi ainda tem q fazer faxina, as vezes além do jantar ainda preparo alguma torta ou algo assim para ele levar para comer durante o dia, mas tem dias que não tenho disposição para ir para a cozinha, quero só tomar um banho e cama... Mas tenho dó dele e não fazer uma refeição decente. já não arrumo uma mesa bonita faz tempo, meu armário tem um balcão móvel, é ali mesmo q fazemos as refeições no inverno, a mesa da sala fica de enfeite, no verão cozinho no cantinho caipira que tenho lá fora e aí tenho mesa, mas tb só arrumo o trivial. bem, resumindo é assim, ou seja é dificil para todas nós mulheres que temos jornadas duplas.
    beijinhos, bom final de semana

    ResponderExcluir
  35. Fui ler os comentários antes de postar e percebi que a maioria das suas leitoras tem o habito de jantar ARROZ, FEIJÃO.. a noite.
    Eu nao tenho.. Vixxi! Sou normal??
    Bom.. sou nordestina, e como boa nordestina que sou, a noite a minha janta eh cuscuz, macacheira = aimpim = mandioca.. (nao sei como vcs conhecem), iame, sopa, torta de machacheira.. Que podem vir acompanhados de carne, ovos, leite, calabresa.. de acordo com o gosto do fregues. Rsrsrs
    E de vez em qdo um cafezinho com pao, um sanduiche natural..

    Eu sou a tipica nordestina meeeeeesmo que adoro comidas que me deem sustancia. Ja marido se tiver pao todo-santo-dia pra ele ta otimo!! Mas eu nao gosto. Aki somos eu marido e uma filha de 10 anos.
    Nossa rotina.. Marido e filha almoçam em casa e eu no trabalho (a empresa fornece pros funcionarios). Então um dia na semana (geralemte a segunda feira - n eh regra - eu cozinho arroz e feijao pra semana toda (de segunda a sexta) e guardo em potes individuais as porções que da pra os dois comerem e congelo.
    Qdo chego do trabalho (17:40 as vezes + as vezes - tudo depende do transito) DIARIAMENTE retiro um porção de arroz e feijao do congelador e ponho na geladeira pra descongelar lentamente e marido esquentar no outro dia, faço suco de fruta (qdo faço feira eu guardo as frutas de suco higienizadas e picadinhas em bolsinhas plasticas no congelador - tb porçoes pra os dois), faço tb a mistura (carne, peixe, frango..) e salada e fora minha janta que eh o que citei la em cima. Tem dias que eu to morta de cansada tb e jogo tudo pro alto. Comemos pao com presunto, queijo e um copo de leite com achocolatadoe pronto e marido compra quentinha pro almoço do do utro dia.
    Ta pensando que eh soh tu que "sofre" com essa vida loka que alguma maluca foi la brigar, rasgar o sutia pra ter, eh?? Eh nao nega.. Rsrsrsrs
    Bjussssssssssssssss bem grande!!

    Paula Monteiro - Aju-Se

    ResponderExcluir
  36. Nos dias de hoje é difícil mesmo conseguir manter a fórmula: trabalhar fora + ser uma dona de casa primorosa e ainda por cima se dar ao luxo de dormir. rsrs. Faltam horas no dia. Só tendo ajudante mesmo. Aqui em casa cada um trabalhava ou estudava em horários diferentes e só conseguíamos nos reunir à noite, portanto sempre teve jantar em casa. Hoje as coisas mudaram um pouco, as filhas não moram mais comigo, meu marido continua jantando pois não almoça e eu não tenho vontade de comer coisas pesadas à noite, me contento com salada, legumes refogados, iogurte (muito iogurte pois adoro), frutas, batata cozida, leite com aveia, etc.
    bjs

    ResponderExcluir
  37. Acho que a maioria hoje em dia tem um cardápio bem variado... dependendo da semana, come de carne assada a pão com água...hauhauhaua (ou pelo menos gosto de pensar assim!rsrs). Aqui em casa a variação depende do fds. Se tivemos saco pra encarar o supermercado cheio, e chegar em casa e adiantar as coisas, conseguimos comer melhor. Se não, comemos pão integral, ou algo assim. No pior dos casos, quando a geladeira está vazia, o que encontramos pra comprar no caminho de casa - cachorro quente, caldo, etc.
    Mas ainda bem que O Namorido não precisa jantar e come o que tiver, e como somos dois bons de boca, isso facilita muito a nossa vida...hehehe. Acho que a maioria das mulheres gostaria de ter mais tempo para entre outras tarefas, se dedicar mais a cozinha. Mas é difícil fazer isso no dia-a-dia sem sacrificar outras coisas, então acho mais do que normal um dia caprichar, outro largar pra lá, outro caprichar...rsrsrs. Mas ultimamente, por questões de saúde e peso, tenho tentando manter uma alimentação saudável e estou me organizando pra encarar a cozinha com mais frequência, o que não significa que a gente não coma a mesma coisa por 3 dias seguidos na janta...hehehe

    Mas olhando o tanto de coisa que temos que dar conta, acho que a gente está se saindo ainda muito bem...

    Mil beijos

    ResponderExcluir
  38. Na minha família sempre jantamos no horario que todo mundo chama de café da tarde. Sempre comemos as 18:00 em ponto e depois disso ninguém mais comia. Hoje em dia como eu moro sozinha e o namorado ta sempre aqui em casa ele me "ensinou" a comer a noite e agora que acostumei com isso. Ele também PRECISA de comida na janta, não adianta sanduíche, lanchinho, ele não quer, tem que ser comida. No almoço ou jantar eu sempre faço comida pra não sobrar, não gosto que sobre nada (a não ser feijão), então cada vez que ele vinha eu fazia algo e quando to sozinha faço lanche, mas hoje em dia já não me sinto mais culpada por não fazer comida quando não to com vontade não! Mando comer um miojo e que se vire :P (ok... um pouquinho de culpa dá...)

    ResponderExcluir