Lista de Presentes, fazer ou não?

30.8.12 •♥ Sra. N ♥• 14 Comments



Por mais que se faça lista de presentes de casamento, nem tudo é comprado na lista (#fato).

Pessoas não são obrigadas. A lista é pra facilitar a vida do casal em depois escolher oque realmente querem e precisam. E sinalizar ao convidado oq vcs "gostariam" de ganhar. 

Eu diria que lista de presentes é uma faca de dois gumes.

Se vc não faz o povo reclama que não sabe oq dar... 

Se vc faz o povo reclama que não sabe oq escolher ou que o casal pediu só coisas fora do que ele pretendia dar $$$.

Então aviso as moças que ainda se casarão, impossível agradar a todos!

No nosso casamento fizemos o seguinte: montamos uma lista de presentes no site do ponto frio, com a sugestão das coisas que estávamos precisando mas NÃO COLOCAMOS a lista no convite.

Marido logo de cara disse que achava muito deselegante entregar convite com um bilhetinho junto de lista de presente, parece que a gente convida pra ganhar algo.

Respeitei, concordei, então quem se importou (E FORAM MUITOS), ligaram perguntando se não fizemos lista? e ai contávamos que tínhamos feito no site Xyz e que era sugestão, não tinham obrigação de comprar lá.

Muitos compraram e seguiram as informações do site, que era de que tudo comprado fosse só fechado na data X dias depois do casamento, assim tínhamos tempo de escolher oque regataríamos em presente ou vale compra.

Mas alguns presentes chegaram na casa de minha mãe dias antes do SIM...

Um deles me é muito especial até hoje, e choro todas as vezes que vou usar, foi um faqueiro (simples da, tramontina, nem veio em embalagem especial nem nada) que ganhei dos meus padrinhos (ela prima de minha mãe, ele irmão de meu pai).... lembro até hj, dele tocando a campainha na casa da minha mãe uns 4 dias que faltavam pro casamento, me abraçou, chorou igual no dia que entreguei o convite e como sempre chorava emocionado,  disse que no dia estaria lá... pouquinho tempo depois de casada ele faleceu de problemas no coração e foi um susto inesperado pra todos!

Algumas pessoas te darão $$$ (tipo aquele tio mais chegado, avó, pais), ou se oferecerão pra vc escolher algo caro do seu gosto que ele vai pagar, como uma geladeira por exemplo.

Só sei que até no dia do casamento ganhamos presentes, alguns parentes do marido que vieram de longe, ou primos menos chegados, levaram os presentes pro salão.

Quando me perguntam opinião sobre a lista, eu sempre falo, faça, mas não espere ganhar tudo de lá, nem tudo exatamente do mesmo modelo e marca escolhida ta?

Mas numa coisa eu sou categórica em sugerir, NÃO FAÇA lista em VÁRIOS sites e VÁRIAS lojas.

Pq? primeiro pq vc vai perder muito tempo preparando cada uma delas, e depois administrando. E segundo, se o lance é depois ter um crédito alto pra pegar algo mais caro, melhor ter isso em uma loja só, que 2 ou 3 créditos em redes diferentes.

No nosso caso, depois do casamento consumado (...rs), entramos no site e escolhemos algumas coisas que receberíamos em produtos, tipo climatizador de ar, chaleira de joaninha, liquidificador.. e o resto virou vale compra.

Site gera vários vales do valor dos presentes, e vc guarda e tem uma validade pra usar. 

Ai um belo dia vc entra no site, faz a compra do q quer, e usa esses vales pra ABATER no valor da compra.

Foi assim que depois pegamos nossa geladeira e alguns outros eletros de casa.

Resolvi falar desse assunto, mesmo passado 2 anos do casamento, pois é um assunto válido, e tenho sugerido isso as noivas que conversam comigo via blog ou no ateliê.

A foto dessa postagem não foi creditada, pois não encontrei na net sua autoria.

14 comentários:

  1. Apesar de achar bacana e funcional, penso como o Sr. N, acho deselegante ir junto com o convite.
    Sou a favor da lista, mas não são todas as pessoas que entendem.
    Não sei se farei lista, porque provavelmente não haverá cerimonia religiosa, acho que não fica bem...mas sei la vamos ver rs
    Obrigada adorei a dica viu, vc sempre posta coisas que aproveito muito.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá! Conheci seu blog a pouco tempo e estou apaixonada! Já lí todo o histórico (louca), porque eu e meu namorado estamos comprando um apartamento e toda e qualquer dica é bem vinda! Quanto à lista acho importante para servir de "guia" para os convidados que não tem nem ideia do que presentear, mas não acho elegante acompanhar o convite também...
    Um beijão para você da sua mais nova leitora
    ;)

    ResponderExcluir
  3. Olá! Conheci seu blog a pouco tempo e estou apaixonada! Já lí todo o histórico (louca), porque eu e meu namorado estamos comprando um apartamento e toda e qualquer dica é bem vinda! Quanto à lista acho importante para servir de "guia" para os convidados que não tem nem ideia do que presentear, mas não acho elegante acompanhar o convite também...
    Um beijão para você da sua mais nova leitora
    ;)

    ResponderExcluir
  4. Casamento consumado foi ótimo!

    Eu tenho o mesmo pensamento que seu marido...apesar de achar que casamento hoje é também para se receber presentes. Acho de uma deselegância extrema entregar cartãozinho com as lojas da lista de presentes, a vontade que dá é de comprar outra coisa nada a ver! kkk espirito de porco!
    Eu gosto de comprar minhas coisinhas, claro que a pessoa deve sim fazer uma lista para orientar os convidados mas é importante que isso não seja o foco.

    bjooooo

    ResponderExcluir
  5. Eu fiz lista de casamento. Não é o mundo perfeito, mas ajuda bastante, facilitando a minha vida e a do convidado.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. No meu caso fiz a lista tb no ponto frio e na pernambucanas e digo que 90% dos presentes que ganhei os convidados seguiram a lista e compraram exatamente oq estava lá. Acho que depende muito dos convidados de cada um.
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Concordo com você!

    Nós fazemos a lista para ajudar, e não para obrigar as pessoas a comprar, e quando convidamos tbm nao queremos presentes..

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Também concordo com vc. Eu criei uma lista em um site apenas, com a intenção de não receber coisas repetidas e minha lista só tem presentes até R$ 30,00, justamente para o povo não falar que escolhemos presentes caros. Também não vou divulgar a lista com o convite, falei dela no site que criamos para o casamento, então quem acessar o site saberá da lista.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Fiz listagem 3 lojas, mas eu tinha muitos convidados.
    Não coloquei nada no convite sobre onde tinha lista, as pessoas perguntaram.
    Ganhei muitas coisas que não queria, e troquei depois, montei minha casa toda, graças aos presentes. Foram poucas coisas que compramos.

    Beijos
    Carina
    www.eusempreteamrei.com

    ResponderExcluir
  10. Muito bem explicado, e que história triste...
    Fiz uma lista de presentes bem humilde, na vdd, nós compramos quase tudo, a única coisa mais cara que ganhamos foi o microondas, de repetido e que não deu pra trocar foram as batedeiras, uma amiga minha tirou da lista e outro convidado comprou uma por conta. Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Olá! Vim conhecer e fiquei por aqui! Adorei!
    Hoje estou desatualizada desses assuntos, pois faz tanto tempo que me casei e hoje como vc disse, tem tanta solução...na minha época fiz uma lista para o pessoal do trabalho, mas os parentes, cada um de uma cidade trouxeram o que queriam e ganhei muita coisa repetida...isso não é legal!
    Obrigada pelo carinho "lem casa"!
    Bjs, uma boa noite e ótima sexta-feira!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  12. Ola, adorei o blog!
    Ja estou seguindo, passa la no meu cantinho e segue tbm?! Bjoks
    giselesanthiago.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Concordo com seu marido, não acho delicado anexar a lista no convite. Fiz como vcs, quem me perguntou, informei onde estava a lista. Post bem informativo!
    um beijo,

    ResponderExcluir
  14. oi sr.n eu sempre faço uma visita ao seu blog e gosto muito! e hoje resolvi comentar..
    Eu acho a lista super útil e ajuda de++++ os convidados mas também acho que o "susto" vem da noiva pois muitas fazem listas super caras e quando vc faz uma lista em uma loja provoca uma "corrida imediata" pois muita gente não quer dar presentes carérrimos...
    eu fiz uma lista em uma loja badalada mas super acessível,teve gente que comprou o presente em outras lojas dizendo que a que eu escolhi era muito cara, ai quando a pessoa falava o valor do presente, levava um susto, pois estava mais barato na loja que eu escolhi.
    Todos que compraram fora da loja me avisaram e me pediram desculpas.
    Ganhei coisas repetidas,mas tudo de muito bom gosto,não troquei nada!e amei tudo!
    o meu objetivo ao fazer minha lista não era mobilhar a casa com presente, e sim evitar ganhar muita coisa repetida e desnecessária!
    Mas tem gente que praticamente "obriga" o convidado a dar o que ele não pode ou não quer,fazendo lista absurda!

    Bem, resumindo quem faz a lista é a noiva e não a loja então vai do bom senso de cada um ,não acho deselegante mandar o nome da loja junto com o convite pois acho a maneira mais acessível a todos.

    Desculpa o comentário longo tá?
    e desde ja convido vc a ser uma realizadora...fez uma visitinha ao meu blog e se gostar fica!
    beijo beijo!


    ResponderExcluir