Pão de Linguiça e Alho (MFP)

24.8.12 •♥ Sra. N ♥• 14 Comments

Primeiramente agradecer pelos vários comentários da última postagem. É tão bom saber que muitas de vocês passam pelo mesmo dilema que eu, parece que a gente quer ser a super esposa, a super dona de casa que trabalha fora e ta sempre se sentindo culpada por querer fazer mais e não conseguir né...rs 

Me sinto melhor agora!!!!!

Hj vai uma receitinha calórica de pão. Ótima pro domingo à tarde ou para a sexta à noite.






Não gosto de sovar massa de pão, não tenho força, jeito, nem paciência. Odeio mais ainda pensar que pra isso tenho que tirar aliança, estar com as unhas cortadas rente, sem esmalte... só de pensar da preguiça.

Então toda massa que coloco receita aqui, o trabalho sujo fica pra planetária ou pra máquina de pão. Acho que não tinha falado isso antes, então resolvi comentar.

Pois bem... 

A massa é coringa... sem nada, ou seja, pão branco... quem fez a inclusão da linguiça e do alho fui eu... por conta e risco e deu supr certo.

Massa Básica
1 Copo de Água Morna;
2 Colheres de Sopa de Açúcar;
2 Colheres de sopa de Margarina (eu usei azeite e Óleo);
1 Colher de Chá de Sal;
3 copos medida da máquina de pão de farinha de trigo;
1 pacotinho de fermento biológico seco.

Modo de Preparo
Coloquei nessa ordem os ingredientes na tigela da batedeira: Farinha peneirada, 1 colher do açúcar, azeite, sal.

Reserve a água morna pro final.

Ativei o fermento em uma tigela à parte, como? coloquei o conteúdo do saquinho de fermento na tigela, coloquei 1 colher de açúcar (que não tinha colocado na batedeira), e peguei na batedeira 2 colheres de sopa da farinha. Misturei, e coloquei duas colheres da água morna.

E fui mexendo, ele vai ficando cremoso, faz bolhas, normal. MAS ÁGUA MORNA meninas, se não MATA o fermento.

Fui mexendo essa mistura até dissolver todo o fermento. Coloquei essa massa cremosa na tigela da batedeira, completei com a água morna, e coloquei pra bater, em velocidade baixa, com o batedor GANCHO.

Até dar o ponto.

Nesse momento a massa ja estava boa para dividir em duas porções, deixar descansar, depois dar o formato que vc queira, pincelar com gema e assar.

MASSSSSS... eu resolvi picar uma linguiça defumada bem miudinha, e colocar a olho uma porção de alho desidratado. Misturei com o batedor gancho, e ai sim, dividi em duas porções, no formato que queria, deixei descansar coberto, pincelei depois de crescido a gema, fiz os cortes superiores com a faca e coloquei pra assar.

Não vou dar tempo, mas ficou no forno 200°C pré aquecido. E quando dourou, e o cheiro de pão tinha se espalhado pela casa, tava pronto, tirei deixei esfriar um pouco sobre a grade e atacamos.

Fatiado, ainda quente, com um pouco de manteiga, não sobrou NADA em segundos...rs

Uma dica: É legal fazer receita dupla em casos assim, asse os dois pães e congele um pronto, assado inteiro. É muito útil para aquele café da tarde inesperado ou num dia de pressa!

14 comentários:

  1. Amiga que pãozão delicioso, mesmo sendo mais calórico, uma vez na semana não tem nada demais. Eu comeria no meu brunch inglês de todos os fins de semana. Uma delícia! Vi o programa do Olivier, tem cada receita legal. Não consegui ver o episódio que vc me disse, mas vi várias receitas bacanas, obrigada pela dica. Beijos e tenha um fds divertido e saudável. =*

    ResponderExcluir
  2. Eu também não tenho força nenhuma para fazer massa de pão...acho que eu tbm sou fraquinha rsrs

    Preciso comprar alguma coisa que me ajude nisso!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. A pão parece delicioso, mas o tal de fazer pão não da certo pra mim, rsrsrrs. Só o meu marido que acerta.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Nossa que pão lindo!! Deve ter ficado delicioso!!!
    Bjsss
    Mel

    ResponderExcluir
  5. Hum! Sempre me dou mau com pães...mas um dia eu tento essa! rs

    bjoo

    ResponderExcluir
  6. Ficou com uma cara ótima, amo linguiça, e essa combinação deve ter ficado deliciosa, bjs e um lindo fim de semana!
    http://cantinhodasli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Parece delicioso! Também não consigo fazer nada com as mãos e não tenho batedeira planetária, só aquela simplesinha, bem fraquinha pra bater bolo de caixinha, rsrs. Será que dá pra fazer essa receita na máquina de pão? Pra mim é a única saída, kkkkkk! BJKS, bom final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Debbie dá sim... em casa ou bato na batedeira ou na máquina de pão.
      Só não asso nela pq gosto de fazer em formato de filão.

      Bjs

      Excluir
  8. Nossa amo, esse parece muito bom....

    Acho que vou fazer....

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho que experimentar essa receitinha!!!



    bjks



    bom final de semana...


    www.blogdabiane.com

    ResponderExcluir
  10. Xuxu!
    Simplesmente amei ter conhecido seu blog e já vou ficando por aqui te seguindo!Pa não perder nenhum detalhe.
    Se vc pode me faça uma visitinha e se gostar me siga tbm...


    bjks


    www.blogdabiane.com

    ResponderExcluir
  11. Sra.N eu nao tenho MFP, minha duvida eh, esta medida de 3 copos medida da MFP de farinha de trigo eh quanto: 3 xicaras, 3 copos???? Obrigada.

    ResponderExcluir
  12. Ah eu nao tenho blog, meu email eh adebalci@hotmail.com. Mais uma vez obrigada.

    ResponderExcluir