Receita de Iogurte (4 x 1)

31.8.12 •♥ Sra. N ♥• 33 Comments

Já aviso, essa postagem não é patrocinada pela TopTherm nem pela FunKitchen...rs


Iogurte grego ta na moda né? A moda reavivou minha memória e resgatou a iogurteira do fundo do armário...rs

Vc já provou o iogurte grego? é gostoso, sabe pq? pq ele é bem mais encorpado que o iogurte que estamos acostumados a provar.

Oque muitas pessoas não sabem, é que o iogurte grego é uma pós preparação do iogurte comum. Super Simples.

Fazer iogurte (ou coalhada como alguns chamam) em casa, sempre foi comum pra minha mãe. Comíamos com açúcar e canela, é muito bom.

Minha mãe faz o dela no microondas, em uma panela muito antiga, própria pra esse equipamento, e com tampa de vidro. 

Modo de preparo dela: esquenta o leite, deixa ele amornar depois em temperatura que o dedinho aguente 3 segundos dentro do leite, mistura o iogurte bem misturado, coloca nessa panela, embrulha em jornal, coloca dentro do microondas, e passa o dia indo no microondas de tempos e tempos, e aperta a tecla 30 segundos. Mas vai dia todo nisso, depois passa uns 6 horas na geladeira e fica pronto.

Ja vi, em vários blogs, pessoas que falaram que fazem iogurte em garrafa térmica, nunca testei, mas se vc estiver disposto a isso, veja algumas sugestões aqui, e se fizer, volte para nos contar....

Em casa eu faço com a iogurteira da foto de cima, não a comprei, veio de brinde na compra da porcaria (para limpar) da centrífuga barulhenta da mesma marca Funkitchen.

Diz a lenda, que para fazer iogurte é preciso de leite tipo B, de saquinho, daqueles que ainda são vendidos em padaria sabe? Ou aquele de caixinha ou garrafinha dito como fresco, origem, top.

Mas sinceramente, tenho feito com integral de longa vida, e tem dado certo. MAS procuro sempre o que tenha mais gordura.

Nessa receita das fotos dessa postagem usei dessa marca abaixo:

 

E usei o iogurte integral Paulista também, pq no dia era oque tinha mais gordura: 
 

OBS: O pote de iogurte, substitui a compra do fermento lácteo, que a loira da TV que vende iogurteira fala que precisa.

E vc só vai precisar comprar iogurte uma vez, pq depois vc mesmo "salva" um pouco do seu feito, para uma próxima vez.

receita1
Como eu faço:
Ingredientes:
1 Litro de Leite Integral;
1 pote de iogurte natural integral;

Esquento 400ml +/- do leite, até ele criar aquelas bolinhas na borda lateral que parece que vai ferver sabe? desligo, e misturo o resto do leite em temperatura ambiente.

Espero até ficar suportável de colocar o dedo mindinho (LAVADO!...rs) por 3 segundos. Ai misturo o iogurte bem misturado (com a colher mesmo).

Coloco no recipiente da iogurteira, ligo na tomada, e esqueço dele la, por 12 horas.

OBS: Eu coloco por 12 horas pq gosto dele bem firme, se você gostar dele mais liquido, em 8 horas ta pronto.

Depois de 12 horas ele estará assim:

Basta colocar na geladeira por 2 a 6 horas pra ele ficar um pouco mais firme, e na temperatura boa de comer.

Dura na geladeira 1 semana.

Nesse ponto, está prontinho seu iogurte natural pra comer, preparar Lassi geladinho, molho de salada....

Ai pode ser que alguém fale, 12 horas? é muito tempo e muito trabalho.... não acho, até pq, vc não mexe nele, e se fizer assim que chegar em casa, terá ele pronto no café, só não estará gelado ainda....

receita 2
Quer ele com sabor? simples, bata com a fruta de sua preferência, mas com frutas ele dura menos tempo, portanto, recomendo que bata a porção de consumo imediato ok?

Tudo certo até aqui né?

Pois bem, agora desse ponto, você escolhe se quer consumir ele como iogurte normal ou como grego.

receita 3 e 4
Pra um iogurte virar grego, só te mais um trabalho a cumprir, que é sorar o iogurte, por pelo menos umas 4 horas na geladeira.

Modo de Fazer:

1 Bowl;
1 Peneira;
1 Pano de prato branco sem uso, ou fralda de bebê branquinha (tipo gaze) também limpa e sem uso.


Um sobre o outro.

Sobre o pano de prato, coloque o iogurte pronto direto da iogurteira, depois das 12 horas (ou seja não precisa deixar na geladeira antes).


Ta vendo o pote menor ao lado? é para a próxima preparação. Não se esqueça de salvar em pote fechado, e mantenha na geladeira.


Cubra e deixe na geladeira esquecido por 4 horas pelo menos.


O soro do leite vai para a tigela, embaixo 


e sobre o pano sobra esse iogurte grosso e encorpado. 


 Depois de 4 horas ele está grosso assim, como na foto acima.

Basta colocar em um recipiente fechado.

E à partir daqui você decide sobre outras duas receitas que pode virar seu iogurte sorado.

receita 3
GREGO
Adoce esse iogurte grosso com mel.

Está pronto para comer puro, com granola, com frutas, cereal ou geléia...


receita 4
COALHADA SECA/CREAM CHEESE
Tempere com sal e ezeite a seu gosto.

Coalhada seca é servida com pão sírio. Se for pão sírio torrado fica ainda mais gostoso.

Se passar no pão normal ela é um ótimo cream cheese.


DICA
Todo aquele soro que ficou no bowl. Não jogue fora!

Salve em recipiente fechado na geladeira, (eu usei essa ex garrafa de passata de tomate).

Substitua pelo Buttermilk sugerido em receitas americanas ou parte do leite em algumas receitas. ***Eu às vezes substituo toda a porção de leite dos bolos pelo soro da geladeira***.

Também pode congelar em cubos, e pegar alguns cubos pra bater junto com seu suco, vitamina, é muito rico em aminoácidos que fazem bem a saúde.

Agora façam as contas comigo:
1 Litro de leite integral normal (média R$ 2,00) + 1 pote de Iogurte Natural média R$ 1,10.

R$ 3,10 pra vc ter um litro de iogurte pra tomar. Td bem não somei energia elétrica.

Na segunda vez (salvando uma parte do iogurte que fez) só terá o custo do leite.

Sorando o iogurte, vc ganha iogurte grego, uma média de 500ml dele, comparado que no mercado vende um potinho com frutas junto, de 105 gramas de iogurte, custa R$ 2,05/a unidade.... e a badeja com 4 potes (total 400g) R$ 4,69

Tire suas conclusões...rs

Pode ser que vc ache que financeiramente não vale à pena... eu sinceramente acho que vale, até pq vc sabe a procedência e oque foi misturado.

E se não quiser ter essa manipulação toda, compre o iogurte natural de pote, sore ele direto na gaze e terá o iogurte grego da mesma forma, só que em menores quantidades.

PS: Exista quem consuma kefir, e faça com ele iogurte, e queijos, eu sinceramente não gostei do sabor o tempo que usei, o achava muito ácido, mas se vc quiser saber mais sobre, visite o Blog da Neide Rigo

33 comentários:

  1. Estava ansiosa por essa postagem.
    Adoreiiiiiiiiii demais
    E coincidentemente acabei de ver um trecho d um livro q estou lendo sobre o yogurte grego....rs
    Minha mae ama yogurte, sobretudo os mais consistentes, adorei a dica, foi mto show e vou repassa-la paras minhas amigas!
    Bjs e um otimo fim de semana

    ResponderExcluir
  2. Adorei a receita. Sempre que posso eu faço assim como vc ensinou deixo 2 dias fora da geladeira e ele com o soro vira coalhada. Até uso em bolo de fubá. Agora retirar o soro nunca fiz e o Grego... to querendo demais. Parabéns pela post , vc explicou direito e deixou várias opções que é o grande lance.
    Um beijo e uma linda sexta feira pra vc. Lila

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosa esta postagem... tenho um bebê me casa de seis meses e já estou absolutamente decidida a fazer iogurte caseiro para ele e para toda a família também... não tenho iogurteira, então vou tentar seguir a recita da sua mãe... volto para contar de seu ceto.

    beijos, bom final de semana.
    Dani Vieira
    mamaequindim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá ! Eu tenho a tal da Toptherm... é boa... mas ficava comprando fermento ...caro... aí desisti....rs... Mas agora já sei que posso usar o iogurte natural! vou testar na toptherm mesmo. Adoro suas dicas!" estou seguindo! Beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  5. Sra. N minha mãe faz como vc, mas ao invés de levar pra iogurteira ela coloca em um recipiente de vidro embrulha com pano e deixa dentro do forno, sem ligar por uma noite, e depois mais um dia na geladeira. Fica ótimo.
    Pra preparar o iogurte grego ou a coalhada seca ela usa coador de papel ao invés da toalha ou fralda. Gostei da dica pra usar o soro, não sabia!
    Bjss
    Mel

    ResponderExcluir
  6. Eu faço iogurte também, só que é bem mais simples...misturo o iogurte no leite e deixo fechado no forno por 24horas ou mais..fica muito bom!

    Minha amiga NAtali que quer uma máquina dessa.

    Perguntei a minha professora de microbiologia, e ela me disse que essa semente e esse iogurte feito em casa tem validade de 2 dias. Por conta de organismos oportunistas que entram em contato com o alimento quando abrimos para consumir. E que deve ser acondicionado em embalagem de vidro com tampa hermética.
    Mas se separado em porções, acondicionados certinho, que pode durar uma semana, porque aí o pote só vai ser aberto para consumo.

    bjo!

    ResponderExcluir
  7. Oii Sra N td bem??
    Td o que eu tava precisando era de uma receita dessas...rsrs minha sogra comprou a iogurteira da toptherm lá no auge da fama dela (qdo saiu) e depois se cansou de comprar os fermentos($$$) deixou a bichinha aposentada..agora ela quer me mandar o trambolho, vc acha que dá pra usar ela???
    Eu sigo a sua receita usando a toptherm é isso?? O que vc acha?
    Bjooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alê,

      dá sim... toda iogurteira tem o mesmo funcionamento que é manter a temperatura por algumas horas acelerando o processo do iogurte.

      A diferença (pelo que vejo na TV) é que essa faz em vários potinhos né? pra comer como iogurte deve ser prático, só terá o trabalho se for sorar, de esvaziar um por um.

      Bjs

      Excluir
  8. Eu tenho uma amiga que faz um iogurte maravilhosos!!
    Sempre que eu quero, eu peço para ela rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então Gabi, que tal descobrir se tem segredo essa maravilha e dividir conosco?

      Excluir
  9. EU ADOREI SR.N ESSA RECEITA EU TAVA ATÉ COM VONTADE DE COMPRAR UMA IORGUTEIRA DESSA MARCA MAIS FIQUEI COM MEDO, PQ EU NÃO TOMO LEITE, E O IORGUTE QUE EU FAÇO EM CASA FICA MOLE E COM UMS PEDACINHO AI ACABO NEM COMENDO, PQ TENHO PAVOR AO GOSTO DO LEITE, SEI LÁ, MAIS ME PARECE QUE ESSA SUA RECEITA É OTIMA, ADOREI, AGORA VOU COMPRA A IORGUTEIA HEHEHEHE BEIJOS E OBRIGADA

    ResponderExcluir
  10. Sr, sempre tive vontade de comprar uma iogurteira. MAs, achei sempre dif´cil fazer o iogurte. Com esse pot ficou mais fácil. Assim que eu tiver uma oportunidade vou comprar e fazer. Beijos e bom findi.

    ResponderExcluir
  11. Nem sabia que estava com confirmação...sou nova por aqui...vou ver isso...é chato mesmo..bjs

    ResponderExcluir
  12. Ai, eu adoro o Iogurte grego...adorei saber que é só escoar o soro do leite. Só complementando, o soro do leite é uma proteína muito pura, é de altíssima qualidade, vale muito a pena utilizá-lo em outras preparações.
    Eu também faço o iogurte no esquema de adicionar o iogurte ao leite, fechar bem, tampar com pano de prato e deixar 24 hs no forno desligado.
    Uma outra dica bacana: se quiser um iogurte menos calórico, você pude usar o leite desnatado e acrescentar uma a duas colheres de sopa de leite em pó para encorpar. Não fica tão grosso como o feito com leite integral, mas fica muito bom também!
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa dica essa do Leite Desnatado. Mas eu fico ainda com o integral...rs

      E em casa, todo soro vira bolo! Fica muio leve a massa.

      Bjs

      Excluir
  13. Olá...vi seu comentário sobre os scones...
    Eles são para serem apreciados assim, não podem ser muito doce,...pois são para serem acompanhados com chá...apesar de que os meus ficam muito saborosos, isso depende muito da manteiga que usou...se foi margarina, o sabor muda um pouco, e se as passas forem de corinto, fica muito melhor....
    Por esse motivo também...é que algumas pessoas apreciam os scones com clotted cream e geléia de morango como disse no post...
    Tente novamente a receita, quem sabe dessa vez fique melhor...
    bjs
    Andréa

    ResponderExcluir
  14. Também faço iogurte em casa, como não tenho iogurteira uso o método Magaiver... Eu aqueço 1l de leite e deixo ficar morninho, misturo 1 potinho de iogurte natural (se quiser mais durinho faça com todos os ingredientes integrais eu geralmente faço com desnatado ai fica molinho dura cerca de 3 cafés da manhã) ai já faço em uma vasilha plastica que vede bem, embrulho em uns 5 jornais... bem embrulhadinho para manter a temperatura. Guardo no forno e espero umas 8 ou 9 h para abrir.

    Fica super bom... estou pensando em comprar uma caixinha de isopor para colocar dentro, deve ficar perfeito!!

    Beijinho Sra. N

    ResponderExcluir
  15. Também faço iogurte em casa, como não tenho iogurteira uso o método Magaiver... Eu aqueço 1l de leite e deixo ficar morninho, misturo 1 potinho de iogurte natural (se quiser mais durinho faça com todos os ingredientes integrais eu geralmente faço com desnatado ai fica molinho dura cerca de 3 cafés da manhã) ai já faço em uma vasilha plastica que vede bem, embrulho em uns 5 jornais... bem embrulhadinho para manter a temperatura. Guardo no forno e espero umas 8 ou 9 h para abrir.

    Fica super bom... estou pensando em comprar uma caixinha de isopor para colocar dentro, deve ficar perfeito!!

    Beijinho Sra. N

    ResponderExcluir
  16. Que legal! Já te disse que amo iogurte. Acabei de tomar 2. Atualmente (há uns 6 meses) meu preferidinho é o de granola e mel da Paulista. Não há meio de enjoar dele. Também gosto do de soja da Batavo (Naturis). Virou sobremesa. Quando eu era criança minha mãe fazia usando umas bolinhas, que a gente chamava de "bichinhos". Colocava aquilo no leite e quando coalhava passava pela peneira e lavava os bichinhos e fazia outro iogurte. Não sabia que cream cheese se fazia assim. bjs

    ResponderExcluir
  17. Nas aulas de tecnica dietetica (curso nutriçao), também usamos o soro do leite para fazer muitas coisas, principalemente suco de fruta ácida (limao, laranja, abacaxi...) com couve, fica um blend muito bom de proteina, vitamina C e ferro (a vitamina C ajuda a absorver o ferro de origem vegetal) e o melhor de tudo é que é natural. Acho que o soro tem um leve gosto de água de coco.
    Quanto à validade, nas aulas de tecnologia dos alimentos e de microbiologia alimentar, também aprendemos a guardar em potes hermeticos pequenos por 5 dias ou guardar por apenas 2 dias em pote grande (que abre a cada consumo), como a Paty comentou (vc pote usar vidros de azeitona, palmito..., com tampa de metal: lave bem o vidro e a tampa, ferva a tampa submersa na agua por 15 minutos e o pote de vidro, depois de lavado e seco, deve ser "assado" no forno por 15 minutos, depois de esterilizados é só colocar o alimentos e guardar bem fechadinho - o pote pode ser guardado vazio, sem contato com panos e utensilios contaminantes e usado posteriormente)
    Muito boa suas dicas, acho lindo quem compartilha e mostra que ainda é possivel se alimentar bem e de forma mais natural.

    ResponderExcluir
  18. Excelente esse post. Adoro seu blog porque é gente como a gente sem o excesso de vida moderna.
    No curso de Nutriçao também usamos o soro do leite para fazer sucos, bolos, molhos...
    Como a Paty disse, também aprendi nas aulas de microbiologia e tecnologia dos alimentos que em potes hermeticos pequenos pode durar 5 dias e, nos maiores, que sao aberos com frequencia, por 2 dias.
    Uma dica para ter potes hermeticos é pegar aqueles vidros com tampa de rosca de metal (de palmito, azeitona e afins), lavar bem em agua e detergente e ferver a tampa submersa em agua por 15 minutos e o pote de vidro seco deve ser "assado" no forno por 15 minutos. Depois é só fechar o pote e guardar já esterilizado ou colocar seu alimento, tampar bem e guardar sua comidinha super segura contra esse tipo de contaminaçao.

    ResponderExcluir
  19. Adorei a postagem, eu tenho uma iogurteira dessas aqui em casa, era meu sonho de consumo, rs... Mas nunca imaginei que a usaria tanto, realmente é muito prática, e essa ideia de colocar para sair o soro é muito boa mesmo. Já utilizei o soro uma vez com gelatina, substitui a água , fica gostoso também. São várias as possibilidades... Parabéns pelo post e pelo blog, acompanho sempre. Bjs.

    ResponderExcluir
  20. Adorei a postagem, eu tenho uma iogurteira dessas aqui em casa, era meu sonho de consumo, rs... Mas nunca imaginei que a usaria tanto, realmente é muito prática, e essa ideia de colocar para sair o soro é muito boa mesmo. Já utilizei o soro uma vez com gelatina, substitui a água , fica gostoso também. São várias as possibilidades... Parabéns pelo post e pelo blog, acompanho sempre. Bjs.

    ResponderExcluir
  21. Hummm que maravilha de dica, amei amiga, adoro fazer iorgute em casa, mas nunca usei iogurteira, adorei sua dica! Estou seguindo seu cantinh, venha me visitar tb!

    ResponderExcluir
  22. Sra. N, também faço iogurte nessa iogurteira. Mas não aqueço o leite antes de colocar. Coloco direto da cx, as vezes até gelado, e o resultado é sempre o mesmo. Para deixar um pouco mais consistente, adiciono 1 colher de sopa de leite em pó, fica com a consistência perfeita !! Parabéns pelo blog, passo por aqui todos os dias !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sendo assim, acho que testarei, pois me parece mais prático de fazer né. Obrigada por compartilhar.

      Excluir
  23. Menina que babado,e fica o mesmo gosto que o grego? Porque aquele potinho é cario para comer todo! Vou testar, obrigada pela dica :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que fica pronto, a concistência é a mesma do pronto. O gosto vai do seu gosto, se adoçar com mel fica muito parecido.

      Excluir
  24. Que maximo, fiquei com vontade de comprar essa maquina de fazer iogurte, eu sou mto fa e uso iogurte em tudo. Beijos

    ResponderExcluir
  25. OBS.: Eu faço Iogurte e depois qualhada seca. Porem, uso apenas 1 pode de Iogurte para 3 a 5 Litros de Leite. Fica tranquilo q dá.
    Ps. Costumo ferver o leite 3 a 4 vezes, deixando descansar para retirar a gordura.

    ResponderExcluir