Acordando o Fermento

20.9.12 •♥ Sra. N ♥• 9 Comments

Já escutei algumas vezes pessoas falando que não faziam massas salgadas em casa (como pão), pois não ficavam boas, não cresciam etc....


Quando fiz a postagem desse pão, aqui, alguns comentários eram de que não tinham sorte com esse tipo de preparo. 

Por isso resolvi falar um pouco mais sobre simples detalhe que faz total diferença. 

CALOR! apenas isso!

Todo fermento precisa de ambiente quentinho para ficar confortável e crescer. Não precisa deitar ele na cama, cobrir e cantar um nana nenê... MAS, se sua casa estiver muito fria, não vai adiantar, ele não vai crescer.

Primeira dica: Antes de qq coisa, ascenda seu forno, baixo, e deixe ele ligado por uns 5 a 10 minutos e desligue. Assim cria o ambiente morno onde depois sua massa poderá crescer.

Começando do FERMENTO. Se for usar aquele seco, desidratado de sachê, tipo esse:

Que é granulado, vai precisar primeiro "acordar" ou "ativar" ele.

O processo é simples, coloque em uma tigela o conteúdo do sachê e uns 50 a 80 ml de água MORNA não pode ser quente, ou matará eles!



Eu costumo esquentar a água no microondas, por 30 segundos, e coloco o dedo, se não for suportável pra mim, misturo um pouco de água em temperatura ambiente até atingir a temperatura agradável ao meu toque, e quando chegar a essa temperatura é que coloco na tigela junto com o fermento.

OBS: Água mineral de preferência.

Nessa mesma tigela junto 1/2 colher de sopa de açúcar e 1 colher de sopa de farinha de trigo e misturo.

Oque acontece? a água quente acorda o fermento, o açúcar e a farinha começam a ALIMENTAR ele.

Deixe assim pouco tempo, e fique de olho, vai formar uma "esponja", ou seja, uma MELECA com furinhos nela. Quando passar a colher verá as bolhas abrindo, tipo assim:


Agora basta preparar a receita normalmente, e na hora que for adicionar o fermento que a receita pedir, você usa essa "esponja".

Eu costumo preparar a massa ou na máquina de pão ou na planetária (usando o batedor gancho), assim o trabalho pesado de SOVAR a massa fica com o equipamento. Mas pode fazer a mão também.

Normalmente receitas de pão pedem depois um período de descanso/crescimento. 

Nesse momento é que digo que se o ambiente não estiver quente não vai crescer, ou vai crescer pouco e depois de assado vai solar.

Por isso, no começo da postagem falei de vc ligar e desligar o forno por um tempinho. Assim, nesse momento da massa descansar, vc leva ela cobertinha ao forno que ainda ta quentinho (MAS DESLIGADO), obedecendo o tempo que a receita pedir desse crescimento.

Não quer ascender o forno? não tem problema, procure outro ambiente quente da sua casa.

Meu pai quando preparar a tradicional "Bôla Portuguesa" coloca a massa para crescer em uma tigela, e enrola essa tigela em um cobertor. MASSS ele usa o fermento fresco de padaria sabe?

Também vale ligar aquele aquecedor elétrico no menor ambiente da sua casa, e deixar a massa repousar/crescer nesse local quentinho.

Espero que essa dica ajude quem não sabia e inspire mais pessoas a fazerem pães em casa.

Eu to agora na saga de tentar pão de hamburguer e de cachorro quente em casa se conseguir volto para mostrar!

9 comentários:

  1. Faz o pão de hambúrguer e de cachorro quente sim. Vou adorar a receita.
    beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou pesquisar um pouco mais e tentar sim Danee, quem sabe dá certo né?...rs

      Excluir
  2. Quando eu faço pão, tb uso essa dica do forno, sempre dá certo...

    Eu tenho uma receitinha de massa de esfirra que é ótima, fui testando, por que fiz várias, mas essa é a melhor... dá para fazer joelho, enroladinho de salsicha...vários tipos de salgados assados.

    Se quiser, te passo receitinha...

    Quando eu fizer de novo, vou postar no meu blog...

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Josi, claro que quero! receitas ja mais que testadas muito me interessam, ainda mais para "salgados" light assados...

      Excluir
  3. Adorei as dicas, vou mostrar para a minha sogra, ela ama fazer pães, e sabe o melhor? Ri muito com a parte de por ele na cama, cobrir e cantar... porque ela faz isso mesmo (menos cantar), ela coloca a forma com a massa sobre a cama (envolvida em um guardanapo), no quarto fechado e a cobre com um cobertor.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Nunca tentei fazer pão em casa...vou ver se consigo =D

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Vou testar esse final de semana, mas confesso que nunca fiz porque pão ENGORDA !!!! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Minha Vó usa cobertor também! Ótimas dicas :)

    ResponderExcluir