AZEITE

13.9.12 •♥ Sra. N ♥• 16 Comments

Não sou profunda conhecedora de azeite. Mas sou usuária dedicada.

Partindo do principio que não existe comida saborosa sem gordura, só temos que maneirar em seu uso.

Quem já comeu, arroz refogado em óleo (soja, girassol, canola, milho...) sabe que se esse ingrediente for substituído por azeite, faz total diferença no sabor do prato final.

Até o grelhado como frango, peixe, hamburguer com azeite na sua preparação ganha sabor extra.

Exitem Virgens, Extra Virgem, e também tem no mercado o Óleo Composto (O lendário Maria Sai da Lata e Cocinero também).

A diferença entre o Virgem e Extra Virgem, fica na acidez que é o resultado do processo de extração desse azeite. Como o Virgem é mais ácido, é indicado para preparações quentes e o extra virgem melhor e frias, ou finalização do prato quente.

Óleo composto é a mistura do azeite de oliva, com óleo de soja. Ou seja agrega o sabor do azeite e custa menos.

Em casa, apesar de ser descendente de português, tudo depende do preço da oferta e também do sabor, você precisa provar vários azeites, até descobrir qual mais gosta.

Eu sou dona do meu nariz em casa e não compro quele famoso do "galinheiro" , nada contra, mas não me satisfaz. Tem gente que é taxativa em falar "Só compro ele".

Sou muito mais o "passarinho" Andorinha que ele.




Pode ser o da lata mesmo, que até protege mais. Mas tb gosto do de vidro, pq tem o bico dosador.

Dos espanhóis, gosto muito da linha Andaluzia.

Mas minha preferência dispara para comer puro, cru, é o Vila Flor.




Adoro chegar da padaria com pão quentinho, e com flor de sal e esse azeite comer. Na salada, na pizza. É muito bom!.

Dizem que o melhor azeite é Grego, mas ainda não tive a oportunidade de provar.

Lógico que compro também azeite de outras marcas quando estão em promoção. Mas quando tenho várias marcas em casa, a primeira coisa que faço quando abro uma nova garrafa ou lata, é provar ele puro, ou em um miolo de pão. Pra decidir se ela será consumido em preparos quentes ou frios, pois tudo depende de seu sabor x acidez.

E o composto? eu uso, sim, para fazer refogados em casa, mas não compro nenhuma marca, eu preparo o meu, como? misturando 50% azeite 50% de óleo de minha preferência.

Para esses casos eu compro o azeite extra virgem do mercado Dia, que vem em uma embalagem plástica de 1 litro. E misturo ele + o óleo de minha preferência em outra nova embalagem. Assim ganho o sabor do azeite, e misturado ao óleo financeiramente no preparo de comida é muito melhor.

Prove, seu refogado vai ficar mais gostoso se usar azeite.

Outra coisa que é legal fazer com azeite, é colorir ele, para usar naquela receite que pede azeite de dendê, e vc não tem ou não gosta. Não dá o mesmo sabor, mas a cor fica muito parecida.

Esquente essa mistura de óleo e azeite em temperatura baixa, junto com algumas sementes de urucum. E guarde em um vidro à parte. A última vez que fiz ainda morava com minha mãe, e guardamos em uma garrafinha que era de leite de coco.

E pra finalizar, quem disse que azeite só fica bom em prato salgado?

Já fiz um bolo e usei azeite e ficou muito gostoso. Ele ja apareceu no blog aqui



Lembrando que, não ganhei nada de nenhuma marca de azeite pra falar deles. Nem uma garrafinha de Andorinha, VilaFlor, nem outro eu ganhei. Vim dividir com vocês minha opinião, e o uso lá de casa.

16 comentários:

  1. Oieeeeee...
    Em retribuição ao seu comentário sou suspeita a falar hehehe, mas não notei diferença na luz não. E em relação ao seu marido passar, que sorte a sua hein hehehe. Agarre esse marido com as duas mãos hahahaha, o meu não faz nada menina, mas é um amor de pessoa não posso reclamar.(também sempre cheiro tudo, mas uso uns sachês da mon biju é ótimo a roupa ta sempre com cheirinho de amaciante adoroooooo)

    E em relação ao azeite, também adoro azeite de oliva, mas somente da colheita tardia que é aquele azeite mais suave.

    Beijocas....
    Nati.

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu também não entendo nada de azeite mas AMO. Aqui em casa não compro nenhum tipo de oleo (soja, girassol, etc). P
    Para tudo eu uso azeite. agora adorei entender a diferença entre virgem e extra virgem, a partir de agora vou usar certo.
    Por aqui nunca vi esta marca Vila Flor, vou procurar. Também não compro "SÓ" aquele, vou vendo o que tem de novo e de preço bom, mas estes dias eu comprei o Galo Reserva, "carus" mais "deliciosus" rsrs.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Sra. N gostei do post. Também não sou muito conhecedora, faço minhas compras de acordo com os preços, escolho os azeites extra virgem e sempre verifico a acidez, que dizem deve ser menor que 0,5%.
    Bjss
    Mel

    ResponderExcluir
  4. Hum...eu amo azeite, uso em todas as preparações praticamente!

    Agora, tem coisas que eu uso manteiga, e adoro...tipo grelhar um bife.

    E eu comprei pra experimentar o óleo de canola, por enquanto tô curtindo! :)
    Nem usei muito ainda porque não gosto muito..mais é medo!rs

    bjoooo

    ResponderExcluir
  5. Sabe que só tenho costume de usar azeite em saladas e pizza, mas nunca reparei no tipo e na marca. Agora fiquei curiosa em conhecer as diferenças, para poder usá-lo em novos pratos.

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Nunca usei o azeite para fazer arroz e grelhar carnes!
    Eu amei a ideia, e acho que vou fazer hoje mesmo!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Bolo com azeite??? Nunca vi, vou experimentar!!! Adoro azeite tb, fora q é um "óleo" bom né...então aí a gente pode abusar um pouco mais!!! Bjokas!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Lindona !
    Também adoro cozinhar com azeite e uso esse que você postou na foto , gosto dele e da embalagem pelo bico dosador..
    Tempero bifes também com azeite , acho que ficam mais macios e saborosos e na hora de fritar não espirra muito ..
    Bjus!

    ResponderExcluir
  9. Aqui em casa eu uso muito o Andorinha ou o Galo, mas tem um que quando está em promoção eu trago que é o piquenique, na verdade ele já custa menos que os dois anteriores e é bem gostosinho.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  10. Oie...
    Eu não me ligo muito a marca não, apenas observo se tem no máximo 0,5% de acidez e dou preferência a garrafa escura, se tiver no mesmo preço. Pra cozinhar eu uso azeite comum, sem ser misturado, mas sem ser extra virgem.
    Fora isso vou no mais barato também! rsrsrs

    Adoro azeite e acabo colocando por cima da maioria das comidas...rsrs

    ResponderExcluir
  11. Eu ADORO AZEITE, aqui não entra óleo normal de jeito nenhum, em tudo usamos azeite! Acho mais saboroso, além de muito mais saudável, né? Bjs

    ResponderExcluir
  12. Aqui em casa só uso azeite de oliva no preparo de todas a comidas. Aquele oleo de soja/canola/etc só uso mesmo pra fazer maiosene caseira, porque daí tem que ter gosto suave, né. Mas de resto é só o azeite. É maravilhoso mesmo... O estranho é que eu adoro azeite, mas odeio azeitona!

    ResponderExcluir
  13. Minha mãe também usa muito o azeite. Eu também gosto.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oie...eu uso muito azeite, e por coincidência este finds comprei o andorinha por causa do dosador e tô adorando.
    Quando puder nos acompanhar estamos por aqui...http://conquistasdonossoape.blogspot.com.br/
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom, li algumas coisas folhe-ei algumas postagens, gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns, e espero que continue se esforçando para sempre fazer o seu melhor, quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha. Como sou um homem de Deus deixo-lhe a minha bênção. E que haja muita felicidade e saude em sua vida e em toda a sua casa.
    PS. Se desejar seguir o meu blog,Peregrino E Servo, fique á vontade, eu vou retribuir.

    ResponderExcluir
  16. Sra N passei para conhecer seu blog ele é muito maneiro com excelente conteúdo gostaria de parabenizar pelo seu trabalho e desejar muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e de seus familiares
    Um grande abraço e tudo de bom

    ResponderExcluir