Dolce Gusto x Nespresso

17.9.12 •♥ Sra. N ♥• 44 Comments

               x  

Foi-se a época em que a diferença de preço entre essas duas cafeteiras de capsulas era muito grande.


Hoje, tanto Dolce Gusto como Nespresso ganharam outros modelos na familia, e o preço do modelo básico de ambos se igualou. Pois o modelo Essenza em uma loja virtual conhecida começa em R$ 378,00 e uma DG Piccolo R$ 298,00.

Passei uma vida inteira NÃO tomando café e nem gostando dele, pois sempre em casa era café coado, e nas empresas que trabalhei os de garrafa térmica. Que quando não bem passado, nem pó de qualidade não tem como ser bom, ainda mais quando armazenado em um recipiente para manter quente um tempão.

Era uma bebida que não me atraía. Até que conheci meu marido Sr. N, um adorador de café, e de tanto me falar café isso café aquilo, aprendi a gostar. Mas dos bons claro...rs

Café expresso, com bom grão, boa moagem, bom sabor, e bem tirado. Sempre que ia a casa da minha sogra (ainda solteira) ele preparava um, em uma máquina como essa. Com isso aprendi a gostar de café.

Certa vez, aproveitamos quando levamos os pais dele até o porto de santos para um embarque, e passamos na bolsa do café, lógico que visitamos o lugar, mas também paramos para tomar um café na cafeteria da entrada, eu tomei uma Glamour e ainda trouxemos um Blend que o rapaz nos vendeu depois de explicar oque era cada grão. #Fica dica de passeio!

Quando estávamos na fase do enxoval, em uma ida a uma loja do WallMart, estavam anunciando a DG Melody por um preço convidativo, e Sr. N (na época noivo) não se conteve que garantiu uma para nós. No começo achei uma compra meio sem necessidade, mas hj digo pra vcs que eu uso e tomo mais café que ele...rs

A nossa fica na sala, ao lado da mesa de jantar, primeiro pq na cozinha não tem espaço, segundo pq não gostaria dela cheia de gordura e terceiro assim fica a mão e fácil de usar.

Ela ja apareceu em algumas postagens do blog aqui aqui e aqui. E resolvi fazer essa postagem falando dela e o comparativo a outra cafeteira de capsulas do qual tb tomo quando visito minha irmã.

Apesar da DG ter 15 Bar e a Nespresso Essenza 19 bar, isso não faz muita diferença no sabor do café passado, eu pelo menos não sinto. As duas tem uma diferença de operação.

Nespresso Essenza, é automática, vc coloca a capsula, aperta o botão, ela mesma corta o fluxo de água quando tiver a passagem certa de 40 ml ou 110ml para aquela xícara, e quando vc abrir para colocar a nova capsula a velha caí em um reservatório automaticamente. Reservatório de água da Nespresso comporta 900ml e o reservatório de cápsulas cabem 14 usadas. Lógico que a marca tem outros modelos, que devem ter outros atrativos, dos quais eu não conheço.

Dolce Guscto Melody, é Manual em TUDO. VC que tem que levantar a alavanca, puxar a gavetinha de capsula, tirar a velha, colocar a nova, e vc quem opera a alavanca superior para preparar o café, e ela NÃO corta a água sozinha, quem "dosa" o tamanho do café é vc, voltando a alavanca quando quiser cortar (apesar de toda caixa de capsula vem mostrando quantos ml de água preparam aquele café).

Vem uma cestinha para vc colocar a capsula usada, nunca contei quantas cabem...rs

DG tb tem um modelo menor agora, chamado Piccolo, que pelo que percebi (comadre tem), a diferença está que ele só recebe 600ml de água no reservatório, enquanto na Melody cabe 1,5 litros e a Circolo 1,3 litros.

Atualmente, tb tem a versão DG "eletrônica" chamada Gênio, que de aparência me lembra a Piccolo, mas ela é "parcialmente automática" no preparo. Você coloca a capsula, escolhe se é quente ou fria, a quantidade de água. E ela prepara na quantidade certa e corta sozinha.

No quesito café apenas, ambas tem uma gama de variações a escolha do tomador. No Nespresso são 16 opções de cafés enquanto na DG são apenas 6 pois ela faz outras bebidas além do café puro.

Vantagens dentro dos meus gostos, eu acho que essa é a vantagem da DGusto sobre a Nespresso, porque prepara outras bebidas além de café. Chocolate quente, Chai, Café com leite, Cappucino, Mocha,  além de bebidas frias.

Além do que, é muito menos complicado comprar capsulas da DG que da Nespresso. DG vc compra em qq supermercado, loja arno, e pela internet. Enquanto da Nespresso precisará ir até a loja deles (não sei se vendem pela internet).

E sinceramente? eu não sinto o sabor de todas aquelas notas que a Nespresso anuncia, fora que é mais caro que o DG o valor de cada capsula. E acho o DG mais cremoso que o Nespresso, mais espumoso. Pode parecer que estou querendo puxar brasa pra minha sardinha, mas não é, ja tomei das duas e gosto muito do DG.

Nespresso vem 10 doses em cada gaveta custa média de R$29

DG vem 8 ou 16 Capsulas - Custa em Média R$ 24

Quando falo 8 ou 16 é pq no café puro vem 16 capsulas, nas bebidas que precisam de uma segunda capsula (Chai) são 8 de Chá e 8 de Leite.

Teve uma época que adorava o "Intenso" agora to viciada no "Barista"...rs

Uma dúvida que tenho é sobre o descalcificante. Minha irmã precisou usar na Nespresso dela que uma época não passava mais água. Quando procuro essa informação na DG só encontro nos sites internacionais e não nosso. O que me deixa em dúvida se algum dia precisarei comprar ou não.

Então espero com essa postagem ajudar quem possa estar em dúvida sobre esse tipo de cafeteira, e estou preparando um cardápio bonitinho de café la pra casa usando a DG, e quando estiver pronto vou disponibilizar aqui no blog tb.

Em tempo, lembrando que EU não ganhei nada de nenhuma marca para falar de ambas, nem uma capsula se quer foi ganha por nós ou pelo blog, estou compartilhando essa postagem sobre nossa cafeteira, pois ja vi muita gente me dúvida sobre ela. E mesmo estando eu MEGA chateada com a Dolce Gusto por terem zerado minha pontuação no site sem nenhuma prévio aviso, não me custa compartilhar.

Quer juntar pontos? cadastre suas capsulas aqui quer fazer parte do grupo DG do facebook? venha aqui 

44 comentários:

  1. eu tenho a dolce gosto Piccolo.
    me encanto com a nespresso pq acho ela LINDA, e fiquei mais encantada em saber que ela é automática, deve ser muito melhor e prático.

    ainda bem que vc disse que os sabores da DG são melhores.... rsrsrrs
    se não já ia pensar em trocar! rsrsr

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ei a minha não veio com porta cápsula usada não...só se for coisa da Melody! rs

    Eu amo café! Quase surtei quando meu noivo me apareceu com uma aqui em casa!

    Antes eu pensei em comprar a Nespresso, mas não encontrei cápsula pra vender com facilidade então a DG virou desejo... :)

    No manuel fala sobre o descalcificante, só utiliza quando a pessoa usa muito água de torneira ou água mineral...no exterior que a água deles é mais carregada de produtos então é bem normal ter lá. Aqui, usando água filtrada, não há necessidade alguma. A não ser que comece a parar de sair água por algum motivo.

    Também fiquei chateada por vc ter perdido os pontos...sacanagem!

    Bjooo

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post, o noivinho é maluco por café, adora mesmo! Já eu não tomo puro, já provei vários e não gostei de nenhum... então acho que não tem jeito mesmo, rsrs.

    Ele quer muito uma dessas, então já decidimos pela DG (vermelha, linda!), amo o cappucino e o chocolate quente dela. Só acho as capsulas com preço bem salgadinho, até brinco com ele que quando tiver visitas em casa vamos ter que esconde-la... kkk

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Apanhei um pouco da DG no começo, agora já me acostumei e estou adorando.

    ResponderExcluir
  5. Olá, olha café mesmo eu só tomo o da minha mãe e o da Bolsa, quando passo por lá, como moro perto, fica fácil. Mas gostaria muito de ter uma cafeteira como a que você tem. A daqui de casa é simples, o máximo que ela faz é deixar programado o café para quando acordarmos. Mas não a usamos muito.
    Você deu aula sobre a cafeteira, realmente fiquei com vontade de comprar uma Dolce Gusto.

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro café e sempre quis ter uma cafeteira dessas de cápsulas ou daquelas de café espresso, mas infelizmente acho que seria loucura minha, porque por mais que eu ame, não posso tomar... Acho que tenho gastrite, ainda não fui no médico, mas sempre que tomo café fico mal, se tomar muito então tenho dor de cabeça e enjoo horríveis, uma pena, pois acho ótimo.

    Quanto à máquina de macarrão, houve um tempo em que eu também pensei e quis muito aquela que dá de acoplar na KitchenAid, vivia me deliciando assistindo vídeos no youtube das pessoas usando, mas realmente percebi que não valia a pena, então o cilindro pareceu a melhor opção, sem contar que esse meu dá de acoplar também acessórios para fazer diferentes tipos de massa. Comprei pela internet, onde achei mais barato foi no site da Carrefour.

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post pq estou a procura de uma DG, mas vou pensar seriamente na Nespresso.
    Bjus

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho uma DG e eu amo ela!
    Eu não tomo café, por isso me aproveito das outras bebidinhas dela!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho a DG e adoro! Obrigada pela visita no meu blog, já respondi a sua pergunta tá? Beijos :*

    ResponderExcluir
  10. Como amante do café, puxo a sardinha para a NESPRESSO. Seus blends são impressionantes.
    Mas a DOLCE GUSTO oferece muita variedade e outras facilidades tambem.
    Vale a pena estudar bem o que você mais gosta antes de decidir. Certas lojas fazem degustação para você decidir.
    Eu recomendo o www.gallodecor.com.br para comprar as máquinas!!!
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  11. Amei seu post!!!!
    Fiquei muito contente, pois gostaria de presentear meu Marido com uma DG de natal!
    Obrigada pela ajuda!
    bjus

    ResponderExcluir
  12. Oi. Tenho a Nespresso há pouco tempo e o preço das capsulas caiu. Em 10 paga-se 15 reais. acho que tem algumas q sairia no máximo a 19.

    ResponderExcluir
  13. e aih... vc jah precisou usar o kit descalcificante? to a procura pra minha nespresso =\

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leandro,
      Não precisei, pois não tenho essa cafeteira.

      Mas segundo informações do site deles (https://www.contact.nespresso.com/faq/br/br)segundo item depois do campo "busca/pesquisa!:

      Onde encontro o Kit de Descalcificação para minha máquina?
      A Nespresso disponibiliza o Kit de Descalcificação para remover resíduos de cálcio que permanecem depositados nos compartimentos internos de sua máquina após um determinado período de utilização.

      Este período varia de um país para outro devido à diferença na quantidade de cálcio na água. Portanto, recomenda-se este procedimento às máquinas utilizadas no Brasil após o consumo mínimo de 600 cápsulas, apenas se houver redução no fluxo e na temperatura do café, alterando a qualidade sensorial dos Grands Crus.

      Nessa ocasião, basta nos contatar através do telefone do Nespresso Club (0800 77 77 737) para solicitar o Kit de Descalcificação. A Nespresso lhe oferece o primeiro Kit gratuitamente.

      Boa sorte!

      Excluir
  14. Boa noite, eu leio o blog sempre, mas é a primeira vez que comento. Aproveitando a deixa,tenho uma Nespresso p/ vender (vendo com um preço mais em conta). Eu ganhei várias cafeteiras de presente de casamento e agora estou precisando passar algumas p/ frente. Se alguém tiver interesse o email é gegecruvinel@gmail.com.

    ResponderExcluir
  15. É a 1ª vez que leio esse blog, pois estou à procua de uma cafeteira dessas para minha mãe. Vendo as fotos pequeninas das leitoras, todas são bonitas... rs. Quanto ao tal descalcificante, mesmo sendo leigo no assunto imagino que deva ser mais direcionado aos países europeus, onde a água sai das fontes montanhosas carregada de calcáreo. Agora vou continuar minha pesquisa, totalmente indeciso entre DG e Nespresso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Paulo, tb achávamos que só na europa tinha esse problema da água... mas descobrimos que aqui SP tb... minha irmã sempre abasteceu com água da torneira... eu acho que isso é q prejudicou a máquina. Ela segue entupida.

      Sou suspeita pra defender, mas DG eu acho mais completa pra quem gosta de outras bebidas além do café preto.

      Excluir
    2. Agora com a DG Genio o problema do fluxo manual de água foi resolvido.

      Excluir
    3. Tem mesmo Cícero, já tinha quando fiz essa postagem, até falei dela no meio do texto. É que as vezes a diferença de preço não vale a compra. E ela não tem opções de tamanho e forma né? são todas iguais.

      Excluir
  16. Depois de provar alguns produtos da DG na Fast Shop do Shop. Páteo Paulista (só nas Fast Shops têm demonstradora da marca), optei por ela (uma Piccolo branca, bem bonita - R$ 249,00 - vem com amostras de café intenso, lungo, chococino e cappuccino). Verdade que, café por café, o da Nespresso é melhor. Quem só quer saber de café, vai de Nespresso. Mas o da DG não é ruim, e o barista, que a Srª N. tanto gosta, é o mais fraco, na opinião da moça da DG (eu não tomei dele). E o cappuccino da DG? Não passa de um café com leite - até no site da DG está escrito isso. Aliás, qual a diferença entre o cappuccino, o café au lait e o latte macchiato, se os 3 só levam café com leite? O único que leva chocolate na fórmula, além do próprio chococino, é o mocha, donde concluo que este é o que mais se aproxima de um cappuccino de verdade. Estou satisfeito com a Piccolo - o senão é que, assim como na Nespresso, para tomar café puro deve-se escaldar a xícara antes, bem como passar um pouco de água quente antes pela máquina, para não tomar café morno.

    ResponderExcluir
  17. Adorei seu post.
    Foi muito esclarecedor. Estava justamente procurando uma comparação entre as duas opções e já me decidi. Vai ser a DG por causa da variedade na preparação de outras bebidas. Eu amo café, mas em casa tenho alguns adeptos de chocolate, capuccino e uma senhorinha que não passa sem um cafezinho com leite! rsrsrsrs
    Porém, agora fiquei com mais um dúvida: a manual ou automática? Entendo que a automática seja mais prática, afinal ela dosa a quantidade de água necessária sozinha. Mas, como eu gosto de café bem forte e mais cremoso, eu fico pensando se com uma manual não seria mais fácil eu conseguir fazer o café mais ao meu gosto, determinando eu mesma a quantidade de água desejada.
    Alguma sugestão?

    ResponderExcluir
  18. gostei do blog, bem interessante para quem está em dúvida entre DG e Nespresso. Mas por coincidência estou com a mesma dúvida da Annalu que postou acima. Se manual ou automática da DG. Alguém poderia falar qual vale mais a pena? Grato e parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho a Manual Sérgio, e estou desejando uma automática. Acho que é muito mais prático e não tem como errar a mão na quantidade do olhometro de água no preparo da atual.
      As vezes acho que meu café fica aguado, tipo o barista que vai menos água.

      Excluir
  19. obrigado pela informação. vc tem razão, a gênio deve ser melhor. Vou pesquisar um pouco mais, pra ver se me decido entre a dg e nespresso, por enquanto tô mais pela nespresso. Segundo usuários, as cápsulas dessa são mais frescas e o sabor do café melhor e quanto à variedade da dg, pra mim tvz não conte mt pq não gosto mt do sabor do leite em pó. abç.

    ResponderExcluir
  20. Olá, gostaria de saber se as capsulas da nespresso podem ser usadas na Dolce Gusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. negativo Tamisa. São bem menores que as da DG, infelizmente.
      No Brasil até a 3 corações já tem máquina e tb é pra capsula padrão deles. Infelizmente quando compramos um equipamento ficamos presos as capsulas deles.

      Excluir
    2. Eu possuo as duas cafeteiras e aconselho à quem esteja mais interessado ao café, que a Nespresso possui uma variedade maior em sabores de café e com mais cremosidade. Caso o interesse sejam também outras bebidas, com certeza a Dolce Gusto!!

      Excluir
    3. Eu possuo as 2 e aconselho à quem procura por café a aquisição da Nespresso, pois possui maior variedade de cafés e é mais cremoso. Quem tem por interesse outras bebidas, DG

      Excluir
  21. Sobre a 3 corações será que é melhor que a DG ou nespresso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O café 3 Corações é excelente mas acho que a Nespresso ainda tem mais a oferecer. Ja soube de pessoas que compraram a cafeteira da 3 Corações e não ficaram satisfeitos.

      Excluir
  22. Será que a 3 corações é melhor que DG ou nespresso? Alguém ja provou?

    ResponderExcluir
  23. Nespresso de longe a melhor para cafés!

    ResponderExcluir
  24. para quem tem iphone ou ipad,já existe um aplicativo que ajuda a contar o tempo que deve deixar a dolce gusto ligada em cada cápsula! Bom diversão! https://play.google.com/store/apps/details?id=com.dolcegusto.activity

    ResponderExcluir
  25. tambem perdi meus pontos snif

    ResponderExcluir
  26. Assim como vc, perdi meus pontos sem ser sequer informada! snif!

    ResponderExcluir
  27. Tenho as duas e o café da Nespresso é muito mais saboroso. A Dolce Gusto não gosto muito já que não curto café muito forte e ela não tem essa opção. Agora que tenho a Nespresso tomo muito mais café de maquina já que eu adoro café coado. Mas as duas são otimas.

    ResponderExcluir
  28. Eu tenho as duas cafeteiras e o café da Nespresso é mais saboroso. Não gosto muito de café de maquina pq são fortes demais e acabo tomando o carioca em cafeterias mas a Nespresso tem a opção de um café mais suave e fraco e agora tomo mais pela Nespresso. A Dolce Gusto é boa, não tenho o que reclamar e as capsulas são mais em conta e acha-se em qualquer lugar, já a Nespresso só nas lojas Nespresso ou internet mas a patente da capsula caiu e hoje vc pode comprar uma marca generica para sua Nespresso. Mas as duas são boas.

    ResponderExcluir
  29. sera q da para usar a capsula de DG na maquina nespresso e vice versa?

    ResponderExcluir
  30. Tuca Meirelles onde VC compra esse genérico e qual capsula da nespresso é mais saboroso sao tantas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andrea, sendo um blog, acredito que sua pergunta deve ser direcionada ao perfil da Tuca, escrevendo pelos comentários, ela provavelmente não verá. Mas colocando no "google" esse assunto, encontrei o link do Café do Ponto que talvez lhe ajude http://blogs.estadao.com.br/paladar/a-invasao-das-capsulas-alternativas/
      Boa sorte

      Excluir
  31. Tenho uma DG e toda vez o café sai MORNO. É uma frustração pra mim porque adoro o café pelando. A minha é a pequena...será que ela é inferior aos outros modelos? Já tentei de tudo...e sempre sai morno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana, sugiro entrar em contato com o fabricante, pois já tomei na Picollo diversas vezes e não fica frio, fica normal como na minha Melody.
      Pode ter defeito.

      Excluir