Hambúrguer de Frango Caseiro

21.9.12 •♥ Sra. N ♥• 10 Comments

Que tal comer aquele hambúrguer delicioso de frango, e o melhor, sem culpa, sabendo tudo que está comendo pois você que vai processar a a receita em casa?!


Não sei vcs, mas eu passei uma parte da minha vida consumindo hambúrguer congelado do supermercado, oque mais gostava era o SUAVE da marca do S sabe?, só que tinha um fato curioso, era grelhar e ele diminuía muito de tamanho.


Quando fiquei adolescente entendi que ele ficava de tamanho reduzido pq tinha muita gordura e essa ia embora dele quando preparado e a pouca carne que sobrava ficava toda seca.

Anteriormente ensinei no blog a fazer o de carne, usando patinho moído (perdeu? vem aqui oh), mas semana passada o peito de frango estava em promoção no supermercado, levei mais de 1kg e resolvi preparar os hambúrgueres.

Quando pronto, eles ficam assim:



Eu guardo cada um com duas folhas de papel manteiga(uma de cada lado) assim não gruda no outro hamburguer e fica fácil de pegar um filho único la no freezer quando preciso.

Afinal vc não precisa usar ele apenas como recheio de pão (lanche), mas tb pode comer no prato com arroz, salada, sendo uma ótima e rápida mistura coringa para aquela refeição com pressa.

Eu quando cheguei com a carne, dei uma googada, e li umas 5 receitas e dessas 5 fiz uma usando algumas dicas.

Hambúrguer de Frango (Caseiro)

Ingredientes:
- +/- 1 Kg de frango (pode ser só peito) moído ou picado muito miudinho;
- 1 cebola grande ralada;
- 2 dentes de alho, picados - Eu usei 1 Colher de sopa de purê de alho pronto.
- 2 colheres (sopa) molho de mostarda;
- 1 ovo;
- 3 ou 4 fatias de pão de forma umedecido em leite (coloque de molho, e depois esprema).
- Salsinha à gosto (de preferência fresca) picada miudinha;
- 2 colheres de sopa de Azeite de boa qualidade;
- 4 colheres de sopa de aveia em flocos ou farinha de aveia;
- Sal e pimenta do reino à gosto.

Preparo:
Primeiro eu bato a cebola sozinha no processador;

Depois junto a carne, trituro um pouco mais e junto os outros ingredientes no modo pulsar, apenas para misturar, visto que tudo  estava picado;

Volto a mistura para a geladeira, e deixo la resfriando por +/- meia hora para "firmar";

Depois, retiro com uma colher boleadora de sorvete as porções, coloco nos quadrados e papel manteiga que deixei cortado e vou moldando com as mãos em formato de hamburguer*, e colo outro pedaço de papel manteiga na parte de cima do hambúrguer. Assim eles podem ir ao freezer sem congelar em aberto, e não grudam. Quando precisar apenas de um, posso tirar com facilidade.

Dica:
Você pode mistura carne de peito e coxas ou sobrecoxas o hambúrguer fica mais suculento. 

Mas consequentemente mais calórico, pois o peito do frango é a parte mais magra dele.

Use frango RESFRIADO e não congelado, se não, não poderá congelar os hamburgueres prontos, pois já era carne congelada. Pode fazer com carne de frango congelado? pode, mas para comer TODOS na mesma hora.

Não é todo açougue que mói frango, se não tiver processador de alimentos, sugiro picar bem miudinho na faca, dá trabalho, mas é possível. Triturar carne no liquidificador eu NUNCA tente.

Costumo colocar pouco sal nesse preparo, para sentir o gosto do frango temperado. Sugiro se vc gosta de comida salgada que coloque mais sal na hora de grelhar.

* Não gosta de pão de hamburguer? prefere francês? baguete? ciabatta? não te problema, só se lembre de moldar a carne no tamanho e formado do pão que for utilizar. Não tem nada mais chato que hamburguer muito menor que o pão, fica igual pastel de vento.

**** Também pode usar esse mesmo processo e receita e preparar almondegas de frango.

Viu? não tem segredo nem é nada complicado.

E depois vc pode prepara-lo como mais gostar.

Nessa noite chamei os compadres, e o queijo usei o Brie.




Um Segredo: Quando for virar a carne (seja de boi ou frango) para grelhar do outro lado,  pingue algumas gotinhas de água na panela e abafe com a tampa, isso ajuda a carne ficar menos seca.

Faça isso também na hora do queijo. Assim ele derrete logo (com o vapor que fica abafado)e não se perde pela panela.

Se for usar aquele queijo processado que é vendido embalado um a um em plástico (o mesmo que a lanchonete do palhaço usa), não coloque na panela, e sim diretamente sobre o hambúrguer já no pão ou no prato, ele é tão mole que a caloria da carne grelhada se encarrega de derretê-lo.

Final de semana ta aí, dá tempo de fazer e voltar para nos contar. Ou se tiver sua própria receita de Hambúrguer de Frango e quiser adicionar também ficaremos felizes.

Basta clicar em:
URL: colocar o Link da sua postagem
Name: O nome que usou na sua postagem
Seu e-mail (que não ficará visível)
Depois clique em NEXT STEP e escolha a imagem que deseja colocar

Essa opção estará aberta até 30 de Setembro

Fique à vontade em adicionar o link dessa sua postagem aqui:

10 comentários:

  1. Eu adorei sua dica, muito gostosa e diet!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Sra. N !

    Nada com fazer em casa, bem mais saudável! Eu voltei a fazer hamburguer de carne moída, pois sempre que comia o industrializado me sentia um pouco "pesada". No que faço aproveito para colocar um pouco de aveia para ter um pouquinho mais de fibra. Mas ele também reduz na frigideira, apesar de não ter nenhuma gordura. O melhor de tudo é comer sem culpa!
    Esse de frango com esse queijo brie deu água na boca!

    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  3. Parece que fica delicioso, fiquei com muita vontade de experimentar, bem mais saudável e saboroso do que os comprados prontos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. nossaaa que maravilha

    isso sim é uma coisa pra comer sem medo e culpa

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Adorei a receita, vou tentar nesse final de semana.
    Tenha um maravilhoso final de semana.
    beijos
    http://meucantinhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nossa q delicia,adorei essa receita :)
    bjus...

    Ótimo fim de semana!!!

    Mundo da Mony

    ResponderExcluir
  7. hummm que recetinha boa vai com certeza fazer parte do meu livro..


    blogdabiane.com.br

    ResponderExcluir
  8. Adorei a dica, já copiei a receita.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Adoro peito de frango e também sou adepta ao hamburger caseiro. Esses do supermercado realmente tem esse problema de diminuir ridiculamente de tamanho e ter ingredientes que a gente nem consegue pronunciar... Infelizmente eu não tenho processador em casa e provavelmente não terei porque acho um mega trambolho (só tenho o mini, que vem com o mixer), mas quem sabe consigo fazer bem picadinho, como diz na receita. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanda, se tiver paciência, use o mini processador mesmo, só que terá que "processar" o frango em porções divididas. Ai depois com as mãos vc mistura os ingredientes e volta ele pra geladeira pra firmar. Garanto que dá certo. Só ai ser um pouco mais demorado. Eu só tenho o processador pq era a última peça de uma venda de saldão da fábrica da arno e me saiu R$50 na época.
      Bj

      Excluir