Refluxo

10.9.12 •♥ Sra. N ♥• 8 Comments

Dias atrás na postagem sobre jantar ou não jantar?, comentei que tinha refluxo.

Resolvi falar um pouco mais sobre o assunto. 



Primeiro pra desabafar mesmo, segundo por levar informação a quem não tenha e terceiro, poder encontrar pessoas que também passem por isso e aprender com elas.

Como disse no dia que postei sobre imunidade. Fiz um tratamento com otorrino. E durante esse tratamento, descobri, por ele, que tinha refluxo.

Pois uma consulta de rotina, enquanto ele ainda me acompanhava depois do tratamento preventivo, durante o exame que ele segura sua língua com o palito e olha la no fundo da sua garganta, disse que minha mucosa tava irritada e que isso era refluxo.

Mas só concordei com ele, meses depois, quando fiquei muito mal.

Tive uma tosse, que parecia que era um resfriado mega forte, me faltava até o ar pela manhã pq queria respirar, ao mesmo tempo a garganta reclamava que não tava legal, e o nariz tb não ajudava.

Minha voz as vezes mudava, e parecia que eu tinha pigarro... sabe aquela pessoa que as vezes anda na rua na sua frente e do nada solta aquela (catarrada) coisa nojenta na calçada? confesso que senti algumas vezes enorme vontade de fazer isso, mas não fiz.

Até paladar me faltou por um tempo, juro. Péssimo, imagina uma pessoa que AMA comer coisas gostosas e simplesmente passar dias comendo coisas e imaginando qual era o sabor, pq não estava sentindo nada? foi péssimo.

São alguns dos sintomas do refluxo. Além da queimação que se sente...

Ai, la fui eu me consultar com o Gastro que cuida do meu pai. Me pediu uma endoscopia e uma PHMetria.

Pois bem, endoscopia, nada demais. Me deram la o contraste pra tomar, e um remédio pra dormir, que não consegui nem contar até 10 e ja estava apagada, quando acordei estava na sala ao lado com outros que tb fizeram o exame, e logo fui pra casa, e nem senti nada de sono depois.

MAS o troço chamado PHMETRIA não consegui fazer e nem pretendo tentar novamente.

Pra vocês terem noção... esse episódio se passou tem uns 3 ou 4 anos, e até hj me lembro como foi traumático e horrível.

PHMETria é a introdução de uma sonda pelo seu nariz, que vai até seu estômago. Pra isso, a enfermeira lhe passa um gel anestésico na mucosa da narina, e depois por ele passa uma mangueirinha muito fina... Só que a cavalona aqui, nos seus 1,70 de altura, tem desvio de septo então a narina que sobraria pra respirar não deu conta, o ar faltou, bateu o desespero... 

Quando a enfermeira disse: "ta sentindo ela na sua garganta?", agora é só ir engolindo a saliva que ela vai descendo sozinha pro estômago.

Eu não consegui, misturou ânsia, com falta de ar...

Minha vontade era arrancar aquele merda num puxão só. Só tive condições de dizer a ela "tira"... ela não entendeu disse novamente: é só engolir...

falei mais alto "tira isso de mim ou tiro eu"... ai ela entendeu, ainda tentou me convencer a repetir. Falei que não conseguiria, que esse exame eu nunca mais faria.

Voltei ao gastro, ele viu o resultado da endoscopia que confirmou o refluxo, reclamou de eu não ter feito a PHMetria, mas aceitou meu protesto.

Desde então, eu tomo pantoprazol todas as manhãs em jejum. Alguns dias que esqueço de tomar, começo a sentir meu estômago reclamando.

E aprendi a controlar a boca, evitar frituras, refrigerantes, até água e suco, se for após refeição tomo super pouco.

E se comer, seja almoço ou jantar, esperar 2horas antes de deitar para dormir.

E tb tenho um remédio que se um dia for jantar muito tarde, numa festa, e não ficar de castigo depois esperando 2horas pela digestão, eu tomo esse comprimido 40 minutos antes de comer (quando é preciso apenas) e ele adianta a digestão.

Mas as vezes bebo água ou alguma coisa antes de dormir, e volta, tipo vc ja ta deitado, dormindo, se engasga, falta até o ar. Marido ja tomou vários sustos comigo assim.

8 comentários:

  1. Eu tbm tenho refluxo como você!
    O que eu faço para melhorar a noite é jantar antes das 18h, pois ai meu estômago não sofre tanto, e se tenho fome, como só coisinhas leves!
    É muito ruim o refluxo =[

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Eu não tenho um refluxo tão forte assim mas tenho...tenho gastrite e é horrível mesmo.

    O bom é que já tá controlado! :)

    bjoss

    ResponderExcluir
  3. Também tenho refluxo, já fiz esse exame Phmetria e é ruim mesmo! rsrs
    Fiz a cirurgia de hiatoplastia há 8 anos. Melhorou bem meu refluxo viu? Agora não sofro mais rsrsr bjss

    ResponderExcluir
  4. Elevar a cabeceira da cama em 10 centímetros, colocando uma madeira embaixo dos pés da cabeceira com essa medida. Não engordar pois piora bastante o problema. Melhoras.

    ResponderExcluir
  5. Ei querida,
    tb tenho refluxo,hernia de hiato péssimo!
    Tb tomo omeprazol todo dia de manha...senao ja viu né?rsrs
    Qdo vc fala que a voz some, eu nao tenho esse sintoma.
    Mas como sou fonoaudiologa entendo do assunto rsrs
    O liquido ácido que volta causando o refluxo bate na prega vocal e se esse episodio acontecer com frequencia a pessoa pode ate ficar rouca. De tanto que fica irritado o orgao da fala.
    Temos que cuidar messmo
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Menina, imagina ter refluxo e estar gestante!! É uma belezura... graças a Deus a médica me liberou a ranitidina, pelo menos pra acalmar a azia né. Mas o pigarro e ficar rouca, principalmente qdo a azia tá atacada, é constante. Péssimo. Mas logo logo volto ao normal, pq só falta 1 mês pro meu pequeno nascer.

    ResponderExcluir
  7. Minha mãe também tem esse problema, ela espera duas horas para dormir depois que come algo a noite. Ela tb tem várias recomendações médicas com relação a alguns alimentos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Ene, estou com esse problema de refluxo também. É super chato, eu tomo chá(sem açucar..rs), de erva-doce e de camomila, acho que me ajuda e é natural né?!

    Beijos e estou curtindo muito o blog!

    ResponderExcluir