Ovos na Tigela ou Ovos Cocote

17.5.13 •♥ Sra. N ♥• 6 Comments


Essa é uma daquelas receitas coringa. Ótima pra uma refeição sozinho e bem completa e serve tanto como entrada de um jantar, como prato principal e também do café da manhã de sábado ou pro Brunch de Domingo.

São ovos na tigela, com qq outro ingrediente que vc goste e tenha em casa. Os únicos ingredientes que nunca podem faltar são os ovos e o creme de leite!

Fiz algumas fotos quando preparei o nosso.

Se for entrada coloque apenas 1 ovo por pessoa, se for prato principal, pode colocar dois ovos por tigela.

Separe tigelas de porcelana que possam ir ao forno, eu uso os clássicos ramekins.  Se não tiver nenhum dos dois, vale aquelas xícaras de chá de porcelana tb!

Unte cada uma delas com manteiga em temperatura ambiente.

E coloque uma chaleira cheia de água no fogão pois precisaremos dela no final do preparo.

 Usei tomatinhos cereja cortados ao meio no fundo de cada ramekin.


  Usei presunto cru, picadinho pra colocar por cima dos tomatinhos.

 Salsinha picada (as minhas ja estavam meio amarelinhas)

 Fatias de queijo camembert.

 Depois que terminar de colocar todos os ingredientes que desejar, é a vez do ovo por cima de tudo.

Lembre-se faça mistura do seu gosto! Vale usar outros queijos, outros embutidos, frango desfiado, queijo mais forte, queijo muçarela, sem queijo, cogumelos, ricota, aspargos.... Use sua criatividade e seu estoque da geladeira e armário.

 Última camada sobre o ovo sempre deve ser de creme de leite temperado com sal, pimenta do reino e noz moscada moída na hora.

OBS: Eu usei creme de leite fresco, e me arrependi, pois depois de aquecido ficou muito gorduroso e mole, se tivesse usado creme de leite de lata ou de caixa, suspeito que ficaria mais cremoso e firme. Fica pra próxima esse troca.

 Uma regada de azeite do bom por cima.

Colocar todas as tigelas em uma forma, e encher essa forma com a água fervente, até metade das tigelas.

Assar em forno 190ºC por 15 minutos se quiser a gema mole. E 19 minutos se quiser a gema mais firme.

Torradinhas e tiras de pão torrado para "chuchar" a gema mole e o creme de leite são os melhores acompanhamentos.

Vai por mim, é muito gostoso, comida reconfortante sabe? e principalmente se vc quiser uma boa refeição, saborosa e principalmente rápida. Entre preparo e assado não leva meia hora!

Se fizer volte pra nos contar ok?!

6 comentários:

  1. É o tipo de receita, nunca fiz mas tenho vontade...porém sempre esqueço!kkkk

    Minha opinião, de repente ficou gorduroso pq vc usou 4 elementos que tem gordura, o queijo, o creme de leite, a manteiga e o azeite...todas as receitas que eu vi não levava queijo, só o creme de leite (mais diluído) e um fio de azeite só...de repente fica bom se vc não colocar a manteiga nem o queijo e deixar o azeite pra por na hora de servir!
    Vou testar aqui qualquer dia e te conto...mas sou testar com creme de leite de caixinha, pq nunca vi fresco por aqui!

    bjusss

    ResponderExcluir
  2. Que receita prática... e parece muito gostosa.
    Vou testar e te conto!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oi Sra. N

    Eu não conhecia...achei bem interessante! Para mim, se levou queijo e creme de leite já tá bom!

    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  4. AI EU VOU FAZER ESSA RECEITA COM CERTEZA ADOREI!!!

    ResponderExcluir
  5. Me deu uma vontade de comer ovo cocote!!! rsrsrs

    Deu até fome!

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Que postagem deliciosa! Amei as fotos. Dá vontade de correr na cozinha e prepara um ovo cocote!

    ResponderExcluir