Molho de Tomate Caseiro Feito no Passa Verduras

11.3.14 •♥ Sra. N ♥• 4 Comments

Falei que estava sem postar, mas não que estava sem cozinhar e seguir com as coisas em casa certo? prova disso foi o molho de tomate que preparei tempos atrás.

No sítio os pés de tomate cresceram que foi uma beleza, e quando vimos já se tinha muito tomate que não daria tempo de consumir como salada pois perderíamos muitos.

Então Trouxe os mais maduros, e fiz molho de tomate.


Primeiro fiz uma consulta ao santo google e li vários blogs sobre molhos caseiros. Alguns mandavam tirar a polpa, outros não, alguns mandavam tirar a pele outros não, e em um deles li que quando se bate o molho no liquidificador com as sementes, ele fica amargo.

Tirei minha conclusão e resolvi lavar, deixar a pele, tirar o cabo e a "bundinha", cotar em 4 de comprido, e no caldeirão coloquei com uns 2 dedos de água.


Deixei no fogo alto até começar a ferver, e ai baixei o fogo, e ficou cozinhando uns 15 minutos. Sem sal nem nada, só água mesmo, e quando ficou soltando a pele, desliguei.


Ai veio a tarefa do passa verduras.

Para quem não conhece, essa modernidade do tempo de vó, vou apresentar:

- Serve para fazer papinha de nenê, purê etc... vem com 3 peneiras, que vai desde o furo mais grosso até o mais fino. E uma manivela que faz vc trabalhar os braços...rs

Fui pescando os tomates com uma escumadeira para tirar o máximo de água e fui passando pelo passa verduras. Direto para outra panela.






Depois de gira pra direita e pra esquerda e coloca mais tomate e gira novamente, fiquei com o molho e joguei todo o resto que ficou no passa verduras fora, que foram as cascas e as sementes.


Ai voltei a panela para o fogo e deixei dar uma apuradinha, ou seja, reduzir de volume.

Já aviso que dá trabalho, e não rende ta?...rs

Só fiz mesmo porque tinha tomate sobrando da plantação mal planejada.

Só vale assim, ou se você estiver na feira e mercado e eles estiverem maduros e super baratos.


E claro que vale pelo sabor né?! Pra quem gosta mesmo de molho ao sugo ou bolonhesa, e vai por exemplo fazer uma massa caseira, super valoriza o prato.

Depois dele todo passado e apurado, você escolhe se vai temperar ele todo ou se vai congelar in natura. Pois a parte mais trabalhosa já terminou.

OBS: Passa verduras também é ótimo para fazer purê de batata.

4 comentários:

  1. Olá...Faço um bem parecido, mas no liquidificador...é o que eu mais gosto!

    ResponderExcluir
  2. Nunca vi esse passa legumes para vender. Sempre passei pela peneira empurrando com a colher. Achei legal.

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca tinha ouvido falar nesse "passa legumes" e já adorei!

    :)

    Blog Dona Ingrid

    ResponderExcluir