Bolinho de Espinafre - Assado

30.9.14 •♥ Sra. N ♥• 1 Comments

Marido gosta muito de espinafre, mais ainda em forma de bolinho, para ele é uma receita com gosto de infância. A avó dele fazia.

Lógico que eu nunca vou conseguir alcançar o mesmo sabor que ele sentia, pois coisa de vó, é algo que ninguém repete, tb tenho os meus sabores de infância guardado e sei como funciona...rs

Acontece que o bolinho é frito, e lógico que fritura tem um sabor maravilhoso, mas na atualidade precisamos repensar algumas formas de preparo e oque der para ser melhorado não custa tentar né?!

Então, já que estamos tentando (eu disse tentando ta?!) melhorar nossa alimentação em casa, ontem à noite fiz a versão do bolinho, só que assado em mini forminhas de silicone.



Tirei também uma foto dele desinformado, até que não fica feio, e o sabor também é gostoso. Lógico que frito ele seria muuuuuito melhor, mas até que o sabor não fugiu muito ao que estamos acostumados em casa.



Receita - Bolinho de Espinafre Assado
Primeiro
Limpe um maço de espinafre, escolha as folhas, cozinhe em água, deixe ferver de 2 a 3 minutos, escorra essa água, pique bem miúdo. Tem gente que espreme ele nessa hora pra tirar o máximo de água que conseguir, eu aperto um pouco, mas não muito.

Em uma panela, refogue esse espinafre ficado, em cebola e alho com um pouco de azeite. Reserve e espere esfriar.

Massa
Em uma tigela, 2 ovos batidos, o espinafre frio, sal, pimenta do reino, +/- 7 colheres de sopa de farinha de trigo, tem que colocar a farinha aos poucos e ir sentindo como a massa está, se precisar também pode adicionar umas 3 colheres de leite, e uma colher de sobremesa de fermento em pó. Um pouco de queijo parmesão ralado também é bom, ou muçarela, até mesmo uma ricota bem sequinha também pode.

Eu usei um restinho de gruyere que tinha ralada para as pizzas.

Coloca direto nas forminhas de silicone, e levei para assar em forno pré aquecido, 180º foi +/- 20 minutinhos.

Pode usar aquelas formas de metal de fazer empadinha, só que precisa untar. Ou as de metal para cupcake, se for anti aderente, unta só com um pouco de azeite, nem precisa de farinha.

** assar em papel de cupcake, eu nunca tentei.

Se fizer, volte para contar.

Um comentário:

  1. Vou tentar fazer, parece gostoso, aqui em casa também estou tentando melhorar a qualidade da alimentação. As frituras eu aboli completamente e tudo o que dá pra ser feito no forninho eu faço. E nem tô sentindo muita falta das coisas fritas, sabia? É muito melhor a gente se sentir saudável, sentir que o corpo está desintoxicado, né? ^^
    Só não consegui abolir os doces ainda, sorvete então, é minha perdição... rs

    Beijos!
    http://www.baudabijou.com.br/

    ResponderExcluir