Pudim De Capim Santo - Pudim de Capim Limão - Pudim de Capim Cidreira

17.9.14 •♥ Sra. N ♥• 0 Comments


Primeiramente gostaria de esclarecer, Capim Santo ou Capim Lião ou Capim Cidreira, não é Erva Cidreira.

Apesar dos sabor um pouco parecido são plantas diferentes, o capim, como o nome já sugere, será sempre um capim, folhas compridas. então não chame aquela sua touceira de folhas compridas de erva cidreira ta?

Erva Cidreira é um arbusto menor, não touceira.

 
Se quiser informações à respeito delas, sugiro visitar: http://www.hortas.info/

Pudim de leite é bom né? eu adoro, principalmente quando é aquele cremoso e sem furinhos. Variar o sabor dele pode ser bem legal. E pudim de outros sabores ta na moda né?...rs 

Não pense que fiz essa receita pra estar na moda, até pq não é minha praia seguir a "massa", mas sim buscar sempre algum sabor novo.

Tempos atrás vi na net algumas receitas de Pudim de Doce de Leite, mas doce de leite pra mim é algo tão gostoso de comer puro que não me encorajei em transformar ele num pudim.

Capim Santo, é um sabor que me agrada muito, adoro tomar chá quente, gelado. Enfim, adoro muito! No sítio a touceira dele só cresce e toda vez que vamos la tiramos proveito de seus benefícios.

Faço muito brigadeiro com ele, o processo para as duas receitas é o mesmo. Basta pegar a quantidade que desejar do capim, lavar, secar, picar, misturar com um pouco de leite, levar ao fogo até ferver, desliga, espera esfriar, bate no liquidificador, coa e usa esse liquido da sua receita preferida de pudim.

Não é fácil?!?!?

E é uma delícia, vai por mim!


A receita que faço aqui vem do caderinho da minha mãe, então nem sei de onde veio. Mas fica ai embaixo caso alguém queira junto com o meu ritual de preparo dela:

Primeiro faço a calda em uma panela que uso só para fazer doces:
1 1/2 xícara de açúcar refinado
Deixo em fogo baixo e vou sacudindo a panela pro açúcar ir misturando a calda que vai se formando. SEM USAR COLHER, por favor!

E tem que ficar junto o tempo todo, e em fogo baixo o tempo todo, se não queima, amarga e tem que ir para o lixo.

Derreteu tudo? já ta naquela cor bonita de caramelo? acrescenta 1/2 xícara de água e deixa la. Ainda em fogo baixo, primeiro vai virar uma placa de caramelo dura no meio da água, depois ela vai voltar a se dissolver, a água vai evaporar e vai ficando grossinha. Desligue e coloque ela na forma que vai fazer o pudim.

Eu faço assim: primeiro despejo devagar e com calma sobre o pino central da forma, para ter certeza que o caramelo cobriu todo o centro daquela forma de furo no meio, é que a minha tem o topo fechado, se na sua for aberto, tem que fazer com a forma meio de lado e com muito cuidado.

Depois pego a forma com pegador (PQ estará mega quente) e vou virando para a calda tb ir untando toda a lateral dela. Deixo a forma la esquecida e esfriando, o lance é o caramelo endurecer na forma.
====================

Agora vem a escolha, quer com furinhos? = Liquidificador

Quer sem furinhos? Misture a mão sem mexer muito e sem formar espuma, pois todo esse ar é que deixa ele mais duro, e com furos


Liquidificador ou a Mão misture:

1 Lata de Leite Condensado
Usar a lata como medida, colocar o leite que você fez com a cidreira e completar o restante com leite de vaca.
4 ovos (eu tiro a pele da gema pra não dar gosto)
2 colheres de leite em pó (+ não é obrigatório, no meu caso é tradiçao...rs)

Depois lendo esse blog, também comecei a passar pelo coador a mistura para colocar na forma.


Se mesmo assim, ainda ficarem algumas bolinhas eu tento tirar com o garfo, devagar, e muitas vezes ascendo o maçarico e estouro todas de longe.

Pois bem, cubra a forma com papel alumínio, bem vedado, para evitar que a água do banho maria entre no preparo. Se tiver aquela forma que tem tampa, melhor ainda (eu não tenho). E assar no forno ou na boca do fogão, da na mesma, mas por favor, coloque a água do banho maria já quente, pra ganhar tempo.


Tempo de preparo? +/- 40 minutos, tem que tirar o papel quase no final e ir testando com a faca, saiu limpa? ta pronto. 


Deixe esfriar, coloque na geladeira ainda na forma, e só desenforme quando estiver totalmente gelado, assim ele não quebra.


OBS: Ainda vou comprar uma forma pequena, que caiba dentro da minha panela de pressão e testar se realmente fica pronto em 10 minutos como muitos videos do youtube que vi.


Se fizer e gostar, volte para contar ta?

0 comentários: